Iniciar sessão ou registar-se
    • pjft
    • 30 novembro 2021

     # 1

    Boa noite, e peço desculpa pelo incómodo. Sou novo aqui no fórum apesar de já o ter consultado várias vezes ao longo dos anos. Desta vez tentei encontrar algo sobre o tópico mas como não consegui decidi fazer a pergunta.

    Passa-se o seguinte: sou administrador de condomínio de um prédio de 5 andares, com 5 fracções. O prédio é de cerca de 1950, não sei precisar, mas originalmente havia lareiras em todos os andares, e uma chaminé comum. No entanto, pelo que me têm dado conta os diferentes inquilinos, parece que as lareiras têm desaparecido (é o caso na nossa fracção, quando remodelámos a casa), ou já não são usadas, se ainda existem. Acho que existe uma chaminé comum também que é a da cozinha, com exaustor (no nosso caso pelo menos), mas não sei se é relevante aqui ou não.

    A verdade é que o administrador de condomínio anterior, que é um senhor já bastante idoso hoje em dia, sempre referiu que era importante mantermos um contrato com uma empresa de limpeza de chaminés, por causa de seguros e assim, mas a verdade é que eles vêm cá todos os anos e são simplesmente mandados de volta por não termos já chaminés em uso, acessíveis por dentro das fracções, acho eu.

    Eu, como administrador de condomínio gostava de poder tomar uma decisão informada sobre o tema, mas não encontro informação que me possa ajudar, e temo que se ligar à empresa de limpeza de chaminés possam não me dar a informação mais correcta por conflito de interesses.

    As perguntas que tenho, então, são:
    - Em que contexto é necessário fazer limpeza de chaminés? Chaminés de cozinhas com exaustor devem ser limpas? Chaminés de cozinha sem exaustor? Apenas se houver lareiras em uso? Apenas se houver lareiras, mesmo que não estejam a ser usadas?
    - Se a resposta à pergunta anterior sugerir que nós não precisamos do limpa-chaminés, é obrigatório ter limpa chaminés por algum motivo, mesmo que depois digamos que não há nada para fazer?

    Eu irei tentar averiguar as condições dos outros condóminos para melhor tomarmos uma decisão, mas agradecia a vossa ajuda para perceber melhor o que devo ter em atenção.

    Agradeço desde já o vosso tempo, e votos de uma boa semana.
 
0.0093 seg. NEW