Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: trap3d

    Será toda com ac mas não será centralizado…o que está pensado por mim é cada máquina interior ter a sua máquina exterior…depois irei eu mesmo aplicar o MAC-587IF para poder controlar as máquinas interiores por wifi.
    Hcbcb


    Se vai colocar ac na casa toda, não seria melhor colocar a AC centralizado?
    E já agora porquê uma máquina externa por cada ac interno?

    Agradeço desde já as respostas. Daqui a uns meses também pretendo construir e como não sei se consigo chegar ao piso radiante, faço estás perguntas
  2.  # 2

    Colocado por: JCoimbra

    Se vai colocar ac na casa toda, não seria melhor colocar a AC centralizado?
    E já agora porquê uma máquina externa por cada ac interno?

    Agradeço desde já as respostas. Daqui a uns meses também pretendo construir e como não sei se consigo chegar ao piso radiante, faço estás perguntas


    Estou neste preciso momento a fazer o mesmo exercício, sobretudo para tentar perceber o intervalo de valores entre as duas soluções (PRH vs AC cent.) pode partilhar alguns nºs ?

    Obr.
  3.  # 3

    Boas, não posso partilhar números porque ainda me encontro numa fase muito precoce (escolha do gabinete de arquitetura)...
    Mas gostava de ir começando perceber algumas coisas
  4.  # 4

    Colocado por: Troino

    Estou neste preciso momento a fazer o mesmo exercício, sobretudo para tentar perceber o intervalo de valores entre as duas soluções (PRH vs AC cent.) pode partilhar alguns nºs ?

    Obr.


    Arrisco a dizer que o user trap3d vai gastar bem mais dinheiro em 6
    Máquinas Mitsubishi do que gastaria em PRH..
    Concordam com este comentário: zasuk
  5.  # 5

    Colocado por: trap3dEstava a pensar colocar ar-condicionado da Mitsubishi…o modelo seria o MLZ-KP, porém tenho algumas dúvidas do melhor sitio onde coloca-lo…


    Eu era para colocar esse modelo mas vou colocar os modelos SEZ-M25DA com acesso para manutenção nos roupeiros/moveis cozinha e prolongamento por conduta para a grelha de saída. Assim ficam só as grelhas visiveis.
    Não pretendia AC totalmente por condutas e esta foi a alternativa mista que mais me agradou.
  6.  # 6

    Colocado por: Bragas V

    Arrisco a dizer que o user trap3d vai gastar bem mais dinheiro em 6
    Máquinas Mitsubishi do que gastaria em PRH..
    Concordam com este comentário:zasuk
    Sem procurar muito…
    É só multiplicar por 6
      BE66BC27-3C7C-4743-86FB-378707D3E4AB.jpeg
    • trap3d
    • 17 janeiro 2023 editado

     # 7

    Colocado por: zasuk

    Eu era para colocar esse modelo mas vou colocar os modelos SEZ-M25DA com acesso para manutenção nos roupeiros/moveis cozinha e prolongamento por conduta para a grelha de saída. Assim ficam só as grelhas visiveis.
    Não pretendia AC totalmente por condutas e esta foi a alternativa mista que mais me agradou.


    Como tenho portas e armários até ao teto foi a solução encontrada. A insuflação vai ser feita dentro dos armários?

    Basicamente a maquina apenas têm 185mm de altura, o que permite ter o teto um bocadinho mais alto…o acesso a placa electronica e as ligações de cobre é feito pelo próprio espelho não precisando de acessos no pladur. Caso ocorra algum problema no permutador(fuga de gás) ou até mesmo no ventilador a máquina pode ser retirada pelo mesmo buraco por onde entrou sem ter de andar a partir tetos de pladur bastando apenas recolher o gás para a máquina exterior.

    A questão de ser individual é mesmo uma questão preferencial da minha parte…de qualquer das formas cada um coloca a temperatura que quer e caso avarie uma máquina exterior não fico com o sistema todo inoperacional.

    O sistema de condutas é mais soft em termos de conforto de temperatura mas por vezes para se obter o desempenho pretendido os consumos não são os melhores.
  7.  # 8

    @trap3d concordo com tudo.
    Tambem vou ter portas e armários até ao teto e as máquinas que referi tem cerca de 200mm, ou seja, não são muito mais altas.

    A ideia é tentar instalar dentro do teto falso (na zona dos armários) e deixar um acesso para manutenção dentro do próprio armário, sendo a insuflação feita por uma grelha algures no rodapé/lateral do armário.

    Em teoria terei as mesmas vantagens pois são na mesma splits individuais (1 por quarto + 1 ou 2 Open space) e como as condutas terão no máximo uns 3-4 metros por split penso que não terei muitas perdas.

    Isto foi o que foi falado e orçamentado...agora falta ver como vai ficar no final :) (tbm é em Braga)
    • trap3d
    • 17 janeiro 2023 editado

     # 9

    Colocado por: zasuk@trap3d concordo com tudo.
    Tambem vou ter portas e armários até ao teto e as máquinas que referi tem cerca de 200mm, ou seja, não são muito mais altas.

    A ideia é tentar instalar dentro do teto falso (na zona dos armários) e deixar um acesso para manutenção dentro do próprio armário, sendo a insuflação feita por uma grelha algures no rodapé/lateral do armário.

    Em teoria terei as mesmas vantagens pois são na mesma splits individuais (1 por quarto + 1 ou 2 Open space) e como as condutas terão no máximo uns 3-4 metros por split penso que não terei muitas perdas.

    Isto foi o que foi falado e orçamentado...agora falta ver como vai ficar no final :) (tbm é em Braga)


    O meu empreiteiro disse para pedir preços a fritempo que deve ter preços imbatíveis mas não sei como eles trabalham no ac.
  8.  # 10

    O meu é chave na mão e foi o empreiteiro que tratou de pedir os orçamentos.
    Pelo que sei foi pedido a vários e era tudo mais ou menos idêntico (um deles é a fritempo). Tambem não tenho feedback de nenhuma empresa por isso mais vale seguir as recomendações do empreiteiro.

    cada caso é diferente mas acredito que no total deva rondar uns 10k
  9.  # 11

    Colocado por: DR1982Sem procurar muito…
    É só multiplicar por 6
      BE66BC27-3C7C-4743-86FB-378707D3E4AB.jpeg


    Essa é a parte que aquece ou a que arrefece?

    Ah pois.. falta a unidade interior..
  10.  # 12

    Colocado por: DR1982É só multiplicar por 6

    E é este AC que vais por na tua casa DR?
    E serás tu a instalar e tornar operacional?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
      Screenshot_2023-01-17-19-21-06-014_com.android.chrome.jpg
  11.  # 13

    Colocado por: Bragas V

    Essa é a parte que aquece ou a que arrefece?

    Ah pois.. falta a unidade interior..
    faz favor
      2CAD62A6-0C7E-4207-B409-BACE934A63AA.jpeg
  12.  # 14

    Colocado por: Beto1980
    E é este AC que vais por na tua casa DR?
    E serás tu a instalar e tornar operacional?
      Screenshot_2023-01-17-19-21-06-014_com.android.chrome.jpg

    Não, eu tenho em projeto este.
    Nao sei instalar dessas coisas, da ultima vez paguei 150€ para instalar cada unidade interior, desta nem que seja 200€…
    Concordam com este comentário: Beto1980
      54E59F4F-817D-47BC-8942-5E9081A56A7D.jpeg
  13.  # 15

    Colocado por: zasukO meu é chave na mão e foi o empreiteiro que tratou de pedir os orçamentos.
    Pelo que sei foi pedido a vários e era tudo mais ou menos idêntico (um deles é a fritempo). Tambem não tenho feedback de nenhuma empresa por isso mais vale seguir as recomendações do empreiteiro.

    cada caso é diferente mas acredito que no total deva rondar uns 10k


    Apenas adjudiquei o esqueleto e os acabamentos…o resto entrego directamente.
  14.  # 16

    Colocado por: DR1982faz favor
      2CAD62A6-0C7E-4207-B409-BACE934A63AA.jpeg


    DR, so a unidade interior que o trap3d referiu, custa cerca de 850€.

    Não foi concerteza essa que você partilhou..
    • DR1982
    • 18 janeiro 2023 editado

     # 17

    Colocado por: Bragas V

    DR, so a unidade interior que o trap3d referiu, custa cerca de 850€.

    Não foi concerteza essa que você partilhou..

    Sim, tem razão.
    O que o trap3d partilhou custa entre 1300 a 1500€ cada um.
    Esta aqui a este preço mas deve ser algum erro, ou so a unidade interior.

    Mesmo a 1500€ cada um nao mete PRH com 9000€
      26460847-AF5C-453F-99E6-5DD9C6E645C1.jpeg
    • trap3d
    • 18 janeiro 2023 editado

     # 18

    Colocado por: DR1982
    Sim, tem razão.
    O que o trap3d partilhou custa entre 1300 a 1500€ cada um.
    Esta aqui a este preço mas deve ser algum erro, ou so a unidade interior.

    Mesmo a 1500€ cada um nao mete PRH com 9000€
      26460847-AF5C-453F-99E6-5DD9C6E645C1.jpeg


    PRH para fazer frio não funciona muito bem como o ac, mesmo com sistemas giacomini precisa de um ventilo-convetor para anular condensações.
    E mesmo a fazer quente, o PRH não é para todos…por exemplo quem têm varizes. E claro precisa de ser bem executado, o cimento que fica por cima dos tubos precisa de levar com um líquido próprio para a massa por deixar passar o calor e não rachar …depois temos o problema do chão…caso seja mal executado fica com o chão levantado dependendo do material aplicado ao longo dos anos.

    Já trabalhei na área e da experiência que tenho, o ac monosplit/multisplit continua a ser o sistema que no final obtém-se os menores consumos de energia.
  15.  # 19

    Colocado por: trap3dPRH para fazer frio não funciona muito bem como o ac, mesmo com sistemas giacomini precisa de um ventilo-convetor para anular condensações.
    E mesmo a fazer quente, o PRH não é para todos…por exemplo quem têm varizes. E claro precisa de ser bem executado, o cimento que fica por cima dos tubos precisa de levar com um líquido próprio para a massa por deixar passar o calor e não rachar …depois temos o problema do chão…caso seja mal executado fica com o chão levantado dependendo do material aplicado ao longo dos anos.

    Acho que devia ler melhor... ou se calhar outras fontes de informação...

    A warm floor surface can serve to satisfy occupants when the ambient temperature maintained at 20 degrees C which represents an energy conscious temperature. A warm floor can induce high blood perfusion in the feet and consequently improve an occupant's health by treating many vascular-related disorders
    in: pubmed - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19120501/
    Se quiser pode ler o artigo todo. é interessante.
    Pena só em Inglês.

    De resto à Saúde?
    Temperatura ambiente(!) sem pós nem correntes de ar? Quer mais saudável do que isso? Tanto calor como frio!
    Pavimentos a levantar? betonilhas "especiais"?... tem de me provar isso... porque depois de morar em 4 com PRH e conhecer mais umas 5, nenhuma nunca teve problemas... mas mostre-me o contrário por favor. Sempre a aprender para evitar problemas.
    • trap3d
    • 18 janeiro 2023 editado

     # 20

    Colocado por: gil.alves
    Acho que devia ler melhor... ou se calhar outras fontes de informação...

    A warm floor surface can serve to satisfy occupants when the ambient temperature maintained at 20 degrees C which represents an energy conscious temperature. A warm floor can induce high blood perfusion in the feet and consequently improve an occupant's health by treating many vascular-related disorders
    in: pubmed -https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19120501/
    Se quiser pode ler o artigo todo. é interessante.
    Pena só em Inglês.

    De resto à Saúde?
    Temperatura ambiente(!) sem pós nem correntes de ar? Quer mais saudável do que isso? Tanto calor como frio!
    Pavimentos a levantar? betonilhas "especiais"?... tem de me provar isso... porque depois de morar em 4 com PRH e conhecer mais umas 5, nenhuma nunca teve problemas... mas mostre-me o contrário por favor. Sempre a aprender para evitar problemas.


    Senão têm conhecimento que o “cimento” têm de levar um liquido próprio não estamos a falar de pavimento radiante hidráulico de certeza.

    https://pt.giacomini.com/produtos/k376
 
0.0628 seg. NEW