Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Há muitos anos que uso esquentador e agora pretendo colocar um termoacumulador (por várias razões), mas tenho conhecimento muito básico sobre este tipo de equipamento. Desta vez, já é na casa nova :)

    Para o que existe no mercado, o que aconselham?

    Os requisitos são: preço até 200€, permitir 3 banhos à vontade (80-100 litros?), ter o menor consumo possível, ter regulação de temperatura, ser de uma marca fiável, ser rápido a aquecer a água, e ser um equipamento fácil de usar, e finalmente ser bom o suficiente para a Maria não começar a meter na cabeça de que há algum defeito com o termoacumulador ou com a instalação.

    Como é um investimento de uns bons euros prefiro perguntar a quem tenha mais experiência, pois por 20 ou 30€ a mais posso encontrar uma solução melhor.

    Já pesquisei e há muitos modelos disponíveis com estes requisitos. No entanto, a informação nos sites é incompleta e torna-se difícil saber as características deles.


    A razão para o orçamento de apenas 200€ é que chega perfeitamente por agora, e posteriormente o plano é comprar outro termoacumulador até 50 litros para uma segunda casa de banho noutro piso.


    Agradeço as vossas sugestões.
    • RCF
    • 2 dezembro 2021

     # 2

    Colocado por: CasaNova2024Os requisitos são: preço até 200€, permitir 3 banhos à vontade (80-100 litros?), ter o menor consumo possível, ter regulação de temperatura, ser de uma marca fiável, ser rápido a aquecer a água, e ser um equipamento fácil de usar, e finalmente ser bom o suficiente para a Maria não começar a meter na cabeça de que há algum defeito com o termoacumulador ou com a instalação.

    https://www.kuantokusta.pt/p/1935784/junkers-es-100-5-ju-h1x-ctwrb?queryID=5e91ff8bccc6a6b2ab53367841d7afa8&sort=1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CasaNova2024
  2.  # 3

    Obrigado RCF, vou ver melhor ;)
    • RCF
    • 2 dezembro 2021

     # 4

    Para o que pretende, um de marca Junkers (é uma boa marca) e de 100 litros (dá para 3 banhos/duches seguidos) e fica abaixo dos €200
  3.  # 5

    Certo RCF, corresponde. E sobre tempos de aquecimento? Que tempos são comuns?
    A maioria dos sites não indicam.
    Vi 2 modelos que demoravam cerca de 3h. Será que é preferível um de 80 litros que aqueça mais rápido?

    Exemplo do JUNKERS ES100 6JU M1X-KNWVB: https://www.electrosacavem.com/info.php?identif=5880

    Sobre o consumo energético, uns indicam B, C ou D e outros a quantidade estimada de kWh/ano. Comparar não é directo.
    • RCF
    • 3 dezembro 2021

     # 6

    Colocado por: CasaNova2024E sobre tempos de aquecimento? Que tempos são comuns?
    A maioria dos sites não indicam.
    Vi 2 modelos que demoravam cerca de 3h. Será que é preferível um de 80 litros que aqueça mais rápido?

    Este tipo de equipamentos é adequado para uso diário e para estar permanentemente ligado. Não é pensado para se usar esporadicamente e ligar antes de cada utilização. É pensado para estar numa casa habitada, onde todos os dias há banhos e o termoacumulador deve estar sempre ligado. Naturalmente, o estar sempre ligado não quer dizer que esteja sempre a trabalhar/consumir. É mais ou menos como um frigorífico, que mantém o interior a uma determinada temperatura e liga e desliga quando necessitar.
  4.  # 7

    Colocado por: CasaNova2024A maioria dos sites não indicam.

    Se consultar a ficha técnica no site do fabricante ha-de lá ter essa indicação.
    Geralmente sobre a forma de tempo de aquecimento para elevar a temperatura da agua em 45ºC (∆t=45ºC)

    Eu andei há tempos a ver o Ariton Velis em detalhe e tenho aqui a ficha.

    Este é um modelo um pouco mais caro do que o seu intervalo (o de 80L sai por uns 230Eur)
    Mas estes equipamentos mais planos, têm dois depósitos em serie o que tem algumas vantagens:

    - Permitem aquecer só um dos depósitos para um aquecimento rápido para um duche.
    - Reforça a estratificação pois a agua que sai do ultimo deposito não é substituída por agua fria, mas sim pela agua do outro deposito, mantendo a agua mais quente mais tempo.
      Screenshot 2021-12-03 at 10.03.20.png
  5.  # 8

    Em minha opinião (que coloquei tambem este ano) mais vale gastar um pouco mais e colocar algo mais energeticamente eficiente.

    No meu caso fui para um fleck duo e nao poderia estar mais satisfeito...
    Tem tido um consumo em media de 120 kw por mes. (com alguns cuidados, claro) um termoacumulador destes de menor capacidade não é para abusar em banhos grandes, e também temos de olhar à sustentabilidade :)
  6.  # 9

    Colocado por: CasaNova2024Olá,

    Há muitos anos que uso esquentador e agora pretendo colocar um termoacumulador (por várias razões), mas tenho conhecimento muito básico sobre este tipo de equipamento. Desta vez, já é na casa nova :)

    Para o que existe no mercado, o que aconselham?

    Os requisitos são: preço até 200€, permitir 3 banhos à vontade (80-100 litros?), ter o menor consumo possível, ter regulação de temperatura, ser de uma marca fiável, ser rápido a aquecer a água, e ser um equipamento fácil de usar, e finalmente ser bom o suficiente para a Maria não começar a meter na cabeça de que há algum defeito com o termoacumulador ou com a instalação.

    Como é um investimento de uns bons euros prefiro perguntar a quem tenha mais experiência, pois por 20 ou 30€ a mais posso encontrar uma solução melhor.

    Já pesquisei e há muitos modelos disponíveis com estes requisitos. No entanto, a informação nos sites é incompleta e torna-se difícil saber as características deles.


    A razão para o orçamento de apenas 200€ é que chega perfeitamente por agora, e posteriormente o plano é comprar outro termoacumulador até 50 litros para uma segunda casa de banho noutro piso.


    Agradeço as vossas sugestões.


    Olá bom dia,
    eu posso dar o meu feedback, o ano passado remodelei o meu apartamento e andei com a mesma pesquisa, e a escolha caiu sobre o Wesen ECO 80L comprado no BricoDepot https://www.bricodepot.pt/termoacumulador-80-l

    por vários motivos, tais como ser plano, ter um tanque duplo e um sistema inteligente que se adapta às necessidades cá de casa. Foram 240€ bem gastos.
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 10

    hangas, obrigado pela informação. Onde encontra este modelo de 80l por 230€?
    Caso tenha este modelo, quanto tempo precisa para o primeiro banho estar disponível?

    RCF, obrigado pelo esclarecimento. Percebi que o termoacumulador está sempre ligado e que haverá água quente regularmente. Actualmente, a casa ainda está desabitada e quando chegar lá tenho de o ligar (só para o fim-de-semana ou similar) e gostaria de saber quanto tempo demora a aquecer. Já vi que será 2-2.5h. Sim, vai gastar mais com este tipo de utilização, mas pretendo um bom equipamento para quando for sempre habitada.

    valterduarte, obrigado pela sua recomendação. De facto, existem tantos modelos que se torna difícil escolher o "certo". Actualmente estou mais virado para este da Junkers por ter 100l e preço. Vou também comprar uma máquina para a roupa ao mesmo tempo e há que gerir bem o orçamento.
    https://www.electrosacavem.com/info.php?identif=5880
    Para além disso, há planos para comprar outro termoacumulador para outro piso e assim estes 2 servem bem.
    • AMVP
    • 3 dezembro 2021

     # 11

    Colocado por: CasaNova2024. Já vi que será 2-2.5h


    EU tenho um slim da teka de 80 lts e nao demora esse tempo a disponibilizar agua quente para um banho, e certo que tem 2 depositos e como tal ha sempre alguma agua quente mas mesmo descontando este efeito penso que nao demorara tb tempo
  8.  # 12

    Colocado por: AMVPEU tenho um slim da teka de 80 lts e nao demora esse tempo a disponibilizar agua quente para um banho,

    depende do DeltaT... ali está estimado um Dt de 45ºC, ou seja. Diferença de temperatura da agua fria face a agua quente que tem regulado no TE.

    Imagine que entra a 15ºC, e tem a temp do TE para 60ºC. é uma diferença de 45... se a agua da rede entrar a 15 e tiver a temp do TE, definida para 50ºC, vai demorar menos tempo ( a reaquecer toda a agua disponivel no deposito.
  9.  # 13

    Bom dia,

    Aproveito este tópico para ver se alguém me consegue dar uma opinião antes de estar a ligar para a assistência.
    Tenho um fleck duo 7 e ficou durante o dia uma torneira de água quente mal fechada. Ou seja, das 11 da manhã as 18h ficou sempre a correr e o TA sempre a tentar aquecer a agua, que nao permanecia quente porque estava sempre a gastar...

    Problema: ele calcula o tempo estimado que vai demorar a aquecer a água. Agora os tempos estimados estão todos desregulados, suponho eu que foi causado por ele estar ali várias horas a tentar aquecer a àgua e não conseguir, em termos de estimativa o tempo devia de estar sempre a aumentar..

    Acham que entretanto deixando passar alguns dias, provavelmente vai afinar de novo a estimativa de aquecimento? É que o que antes demorava 2 horas, ele agora estima 6 ou 7, embora depois va diminuindo gradualmente e acaba por demorar as 2h.
    O problema é que se programar para ter agua quente à meia noite, em vez de começar as 22:30 começa por exemplo às 18h. (porque estima que vai demorar varias horas)
  10.  # 14

    Bom dia,

    Acabei por escolher este: TERMOACUMULADOR JUNEX JFE 100 DVH
    209.41€ (com entrega grátis)
    100l
    Categoria B, fino, instalação vertical e horizontal e 2 depósitos

    https://valedopaiva.com/termoacumuladores-de-75-a-100-litros/34131-termoacumulador-junex-jfe-100-dvh-5603855389501.html
  11.  # 15

    Colocado por: CasaNova2024Bom dia,

    Acabei por escolher este: TERMOACUMULADOR JUNEX JFE 100 DVH
    209.41€ (com entrega grátis)
    100l
    Categoria B, fino, instalação vertical e horizontal e 2 depósitos

    https://valedopaiva.com/termoacumuladores-de-75-a-100-litros/34131-termoacumulador-junex-jfe-100-dvh-5603855389501.html


    Eu tenho esse big boy há quase 3 anos, funciona muito bem, tá sempre nos 55 graus, mas eu vivo sozinha. Em breve a ver se chamo alguém pra fazer manutenção dele.
  12.  # 16

    Colocado por: desofiapedro

    Eu tenho esse big boy há quase 3 anos, funciona muito bem, tá sempre nos 55 graus, mas eu vivo sozinha. Em breve a ver se chamo alguém pra fazer manutenção dele.


    Ah, é bom feedback.
    E que tipo de manutenção precisa?
  13.  # 17

    Colocado por: CasaNova2024

    Ah, é bom feedback.
    E que tipo de manutenção precisa?


    Supostamente todos os termos ao fim de um tempo deve-se limpar o depósito e mudar o ânodo de magnésio que alguns têm lá dentro. Mas dps tbm depende do preço que se pagou por eles, há uns que a manutenção mais vale comprar um novo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CasaNova2024
  14.  # 18

    Colocado por: ematosO problema é que se programar para ter agua quente à meia noite, em vez de começar as 22:30 começa por exemplo às 18h. (porque estima que vai demorar varias hora


    Desligue e volte a ligar... Ou veja no manual como fazer um reset à programação.
  15.  # 19

    Pedro,
    Já o desliguei umas horas mm da ficha a ver se conseguia algo…
    Porque no manual não encontro como se faz um reset
  16.  # 20

    Só para dar feedback.

    Acabei por chamar a assistência (dado que estava em garantia) que mudou o "controlador" de programação e ficou resolvido.
 
0.0231 seg. NEW