Iniciar sessão ou registar-se
    • ADCC
    • 4 dezembro 2021

     # 1

    Boas malta do fórum .
    Este é o primeiro post aqui no fórum.
    Tenho uma casita antiga (em pedra) em fase de restauro e gostaria de saber qual a melhor solução para tapar as juntas na pedra.
    As paredes de pedra tem 60cm de espessura (2 paredes juntas á moda antiga) e em certas zonas apenas tem pedra a segurar(nao tem ligante entre as pedras(vê-se de um lado a outro)). No interior da casa optei por colocar caixa de ar. Certas paredes ficarão com a pedra interior á mostra com as juntas refeitas.
    Andei a ver aqui no forum e a recolher opiniões em diversas casas de venda de materiais e cheguei á conclusão que não há um consenso neste assunto.
    Foi-me indicado a Secil reabilita cal Rj, á qual também verifiquei que é a mais recomendada no forum. Foi-me indicado em outros locais a Cimpor AJP2(Cimento hidrofugado amarelo). Outros locais referiram para juntar areia fina amarela+ cimento branco+hidrofugo.
    Sinceramente, estou confuso mas estou mais inclinado para a da Secil. Mas os trolhas dizem que com cimento é melhor e dizem que a cal deixa entrar a humidade. Um dos argumentos que usam é que ao lavar a pedra mais tarde com jato de agua, a argamassa da Secil vai deixar passar a humidade para o interior.
    Alguém que tenha usado este material que me dê uma opinião acerca deste.
    Obrigado desde já.
      Screenshot_20211204-094909_Gallery.jpg
  1.  # 2

    https://forumdacasa.com/discussion/82515/1/comeco-de-reabilitacao-casa-de-1937/

    Veja este tópico pode lhe interessar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  2.  # 3

    Os trolhas têm razão, a cal vai deixar entrar e sair vapor de água, mas é precisamente por isso que a usamos. Por ter características que regulam a humidade de maneira benéfica para as paredes e para os interiores, se forem feitos com materiais também compatíveis.

    Depende tudo da sua filosofia para a casa como um todo. Quer uma casa antiga recuperada com materiais naturais para durar 200 anos, com 20% de despesa e chatice extra? Ou prefere o conforto e facilidade dos materiais artificais, mesmo que destruam a base ao longo dos próximos 30 a 50 anos? Não há resposta errada, é a sua casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  3.  # 4

    Colocado por: ADCCUm dos argumentos que usam é que ao lavar a pedra mais tarde com jato de agua

    Isso é um erro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  4.  # 5

    Colocado por: ADCCTenho uma casita antiga (em pedra) em fase de restauro e gostaria de saber qual a melhor solução para tapar as juntas na pedra.
    reboco secil reabilita .. esqueça o cimento.. seja ele amarelo ou cor de rosa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  5.  # 6

    Colocado por: ADCCMas os trolhas dizem que com cimento é melhor e dizem que a cal deixa entrar a humidade.
    os trolhas nao têm qq conhecimento técnico sobre o assunto e falam do pouco que sabem. nao é por mal deles mas desconhecem as razões de usar um sistema e nao outro.

    o cimento NÃO é apropriado nem melhor. uma parede é toda ela um sistema.. e os marteriais que se usam devem ser compatíveis com esse sistema. em paredes de alvenaria de pedra a argamassa compatível é a cal.

    a cal ajuda as paredes a respirar e a libertar humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
    • ADCC
    • 4 dezembro 2021

     # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    Isso é um erro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ADCC

    Obrigado pela resposta PedroBarradas.. É um erro porquê?? O unico motivo para usar o jato de agua será por causa doa fungos criados na parede que está a sombra. Mesmo se um usar um produto para o efeito, penso que terei de usar o jato de anos em anos para lavar a pedra. Ou estou enganado?
    Mais uma vez obrigado pela ajuda
    • ADCC
    • 4 dezembro 2021

     # 8

    Mesmo que coloque as juntas com a argamassa á base de cal, a mesma pode fazer de ligante entre as pedras, uma vez que a mesma tem mais tenacidade que o cimento? As pedras não correm o risco de se deslocarem?
    Não falo á face da junta, mas sim no interior da parede(duas paredes juntas).
    Peço desculpa se não consegui formular bem a pergunta.
  6.  # 9

    Colocado por: ADCCpenso que terei de usar o jato de anos em anos para lavar a pedra. Ou estou enganado?
    os lichens que se acumulam numa pedra nao tem mal nenhum. para mim as pedras nao precisam de ser lavadas. nao faz sentido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  7.  # 10

    Colocado por: ADCCAs pedras não correm o risco de se deslocarem?
    não são as argamassas que estão a segurar as pedras. pensar que o cimento é melhor porque agarra a parede é um erro (os trolhas vão usar este argumento face a ter de aprender um truque novo e usar cal). essas paredes trabalham naturalmente, devem poder sempre trabalhar. quando se usa cimento elas deixam de o poder fazer e aí pode surgir um dos maiores problemas dessa incompatibilidade que é criar rachadelas verticais nas pedras. que depois não em solução.

    o outro grande problema com o uso de cimento é que não deixamr respirar as paredes e retêm a humidade tanto no interior da parede como no interior da casa. como a cal isso é equilibrado naturalmente e nao terá escorrimentos de água devido à condensação..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
    • ADCC
    • 5 dezembro 2021

     # 11

    Colocado por: antonylemosos lichens que se acumulam numa pedra nao tem mal nenhum. para mim as pedras nao precisam de ser lavadas. nao faz sentido.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ADCC


    A parede que está á sombra ganha aquele "verdete" de um ano para o outro. Terei de aplicar algum produto para minimizar. No entanto, não queria aquele aspecto molhado que alguns produtos deixam mas sim um que deixe a pedra ao mais natural possivel. Sei que existe, mas ainda não me informei bem acerca do mesmo. Existe alguma maneira de retirar os tais fungos sem recorrer ao jato de água, uma vez que não se recomenda.
  8.  # 12

    Existem produtos apropriados e uma Escova...

    Existem hidrofugantes à base de resinas siloxanicas... Etc... Mas será isso realmente necessário!? E ficar refém de limpezas e reposição de hidrofugantes....

    Acho excessivo essa ideia do perfeito, da limpeza, numa casa executada em pedra, natural.

    Basta ir mantendo, limpar das invasoras, a patine, faz parte. É a minha opinião.
    Concordam com este comentário: Djdasa, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  9.  # 13

    E mesmo que seja necessário lavar há produtos próprios e não precisam de jato de água.. uma mangueira e uma vassoura chega
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  10.  # 14

    jato de ar ??
  11.  # 15

    Em reabilitação.de cantarias e fachadas históricas.. Utiliza se o método de pulverização continuada com água destilada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  12.  # 16

    Boas,
    Recomendo Secil reabilita cal Rj! Usei recentemente e só tenho a dizer bem. Pratico e resultado final com esperado. Pode ainda pulverizar no fim as paredes com uma impregnação repelente á agua tipo Sikagard 700-S ( que não usei).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, antonylemos, ADCC
      IMG_6176.JPG
      IMG_6038.JPG
      IMG_4813.JPG
    • ADCC
    • 6 dezembro 2021

     # 17

    Colocado por: pcgiaoBoas,
    Recomendo Secil reabilita cal Rj! Usei recentemente e só tenho a dizer bem. Pratico e resultado final com esperado. Pode ainda pulverizar no fim as paredes com uma impregnação repelente á agua tipo Sikagard 700-S ( que não usei).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,ADCC
      IMG_6176.JPG
      IMG_6038.JPG
      IMG_4813.JPG

    Ficou muito bonita a casa!
    Foi o senhor que fez encheu as juntas?? Se sim, qual o método que usou? Que espessura tem as paredes?
    Obrigado pela partilha
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 18

    Colocado por: ADCC
    Ficou muito bonita a casa!
    Foi o senhor que fez encheu as juntas?? Se sim, qual o método que usou? Que espessura tem as paredes?
    Obrigado pela partilha


    Bom dia!
    Juntas picadas, lavagem a alta pressão e enchimento das juntas com espátula (manual). As paredes são como a sua, com cerca de 60 cm largura com "barro" como ligante! Nos buracos mais profundos usei uma " seringa" que mandei vir do Aliexpress para preencher bem com argamassa (ver abaixo). No final, apenas passei uma escova de arame em aço para dar acabamento ás juntas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
      Capturar1.JPG
    • ADCC
    • 6 dezembro 2021

     # 19

    As paredes da minha em algumas zonas no meio da espessura estão "secas". Estava a pensar encher as mesmas com argamassa da mesma gama "reabilita cal" e depois colocar a RJ a fazer as juntas mas não sei se sera a melhor escolha.
  14.  # 20

    Deve humdecer a pedra antes.
    Injectar a argamassa. Tem de ter uma argamassa um pouco mais fluida.
    Trata as juntas cosmeticamentesomente depois de a argamassa de enchimento ter alguma presa.
    Concordam com este comentário: pcgiao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, ADCC
 
0.0227 seg. NEW