Iniciar sessão ou registar-se
    • vmavma
    • 4 dezembro 2021 editado

# 1

Viva,

Antes de mais, parabéns ao forum - já me ajudou algumas vezes no passado. Cada vez mais chego à conclusão que o melhor é ser eu mesmo a arranjar as coisas, porque os preços não páram de subir e muitas vezes o serviço prestado por profissionais não é muito melhor do que aquilo que consigo fazer sózinho.

Tenho uma casa de aldeia rústica em pedra. A casa é relativamente alta, tem dois pisos mais o telhado.

Pretendo subir ao telhado para limpar e alinhar algumas telhas, assim como, aplicar silicone junto às chaminês (salamandras, lareira e forno rústico).

As minhas dúvidas:

1) Quais os cuidados a ter para andar sobre as telhas, de forma a não as partir? Peso 92kg e pretendo usar sapatilhas. Sei que se deve andar "ao comprido" da telha para a sola do sapato aderir com a superfície máxima, distribuindo mais o peso. Mas há mais alguma técnica? Quais as zonas/telhas onde não se deve colocar o pé?

2) Tenho vertigens, mas consigo supera-las, quando necessário e quando estou seguro de que não corro riscos. Gostaria de saber quais as técnicas e cuidados a ter, essencialmente para não caír. Sei que a pergunta parece estúpida, mas quando no passado contratei empreiteiros que subiram ao telhado, nenhum usava qualquer tipo de proteção! Saltavam para o telhado e andavam na boa. São só tolos ou têm alguma habilidade que eu deva aprender?

3) Uma das razões de eu querer subir é para corrigir dois pontos onde entra alguma água quando chove muito. Suspeito que o problema tem a ver com musgo, que em dias de chuva intensa, causa obstrução e refluxo de água para baixo da telha. Exite algum método de resolver isto? Tipo lavar com escova, aplicar produtos quimicos, etc.?

Obrigado,
    Vitor
  1.  # 2

Estas pessoas agradeceram este comentário: FR.p
  2.  # 3

1) Nada ocorre, tenha só cuidado em geral. Evite zonas com um ar perturbado ou fragilizado e a apoie-se sempre que possível. Nem pensar em ir ao telhado depois de chuvas ou antes do sol ter tempo de secar qualquer humidade matinal.

2) São só tolos, uma pessoa habitua-se a tudo :) Até correr mal claro.

3) Sem ver o telhado é muito difícil aconselhar seja o que for, mas em geral procure tirar qualquer erva ou outro crescimento que haja manualmente e repor a posição das telhas. Fungos superficiais não costumam trazer problemas.
  3.  # 4

e o estado dos barrotes está bom?

não vá para cima de um telhado com os barrotes podres.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  4.  # 5

se não sabe e vai fazer esses trabalhos todos o melhor mesmo era chamar quem saiba, ja andei so para ver o deposito do recuperador e quase fui de gatas, ja troquei umas telhas mas tive sorte q foram junto ao beirado
  5.  # 6

Colocado por: vmavmaQuais os cuidados a ter para andar sobre as telhas, de forma a não as partir? Peso 92kg

Colocado por: vmavmaTenho vertigens, mas consigo supera-las, quando necessário e quando estou seguro de que não corro riscos
    caso o telhado seja de telha canudo antiga com barrotes de madeira só o posso aconselhar a não se meter nisso pois é uma situação deveras perigosa mesmo para quem esta habituado.
  6.  # 7

Obrigado pelas respostas até agora.

O problema mesmo é a altura deste telhado. Uma queda seria seguramente fatal.
  7.  # 8

Colocado por:

O melhor mesmo é chamar quem saiba, se fizer a coisa por si use sempre um arnês com uma corda de segurança.

vmavma
    Obrigado pelas respostas até agora.

8.  # 9

Colocado por: vmavmaObrigado pelas respostas até agora.

Ficaria surpreso, tenho um conhecido de caiu de um telhado de 9 metros de altura e só teve de ser operado umas 15 vezes! Mas ainda anda por aí!

(deixe isso para quem tem seguro de trabalho)
  9.  # 10

Colocado por: zemvpferreirapara quem tem seguro de trabalho

Pois pois, e vão a correr meter o arnês no gajo que caiu, antes que venha a ambulância?

E depois dizem que a linha de vida rasgou?

O seguro tem uma certa tendência a só pagar se tiverem sido respeitadas as regras de segurança.
  10.  # 11

Mas isso... é problema entre o tipo e o seguro ;) e o poster esperançosamente fica inteiro.
  11.  # 12

Esqueça e deixe isso para quem sabe
  12.  # 13

Colocado por: zemvpferreiraMas isso... é problema entre o tipo e o seguro

Se houver um acidente sério, vai ver o dono de obra sentado com os costados em tribunal... ou se pensa que isso não é problema (ou que os acidentes só acontecem nas obras dos outros).

0.0144 seg. NEW