Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Venho colocar uma questão no qual está me tirando o sono literalmente. Arrendei um apartamento no centro de Lisboa,no início de Novembro. Estou a menos de 1 mês no apartamento no qual gosto porém tenho percebido uma situação que se torna difícil de contornar. Existe um café-bar, uns 2 prédios após no meu no qual funciona das 6 às 2h da manhã. Seu funcionamento pelo período da manhã é tranquilo, porém a noite que é grande problema. Frequentam grupos de 30 a 40 adolescentes no qual fazem todo o barulho que conseguem. Grupos, cantorias, conversas imensamente altas, no qual atravessam toda minha casa e mesmo com janelas( duplas), porta da sala, porta do quarto fechas ouvisse e não permite que consiga ver uma TV ou mesmo dormir. Já me informaram que chamam muitas vezes a polícia para controlar a situação e que é o que se pode ser feito. Mas me desanima totalmente pensar que viverei em uma casa no qual toda semana, mais de uma vez na semana terei de crecorrer a este meio. O que posso argumentar com. O senhorio se quiser sair da casa? Terei de cumprir. Os 3 meses de aviso? Estou mesmo desesperada.
  2.  # 2

    Lamento dizer que legalmente não me parece que tenha onde se apoiar. O que lhe posso dizer é que me habituei a dormir todas as noites de tampões de ouvidos e foi das melhores coisas que fiz na vida, recomendo que faça o mesmo.

    A maioria das pessoas não usa os tampões de ouvido correctamente. Compre uns de espuma da 3M ou marca igualmente boa e use este método para os meter nas orelhas:

    https://www.youtube.com/watch?v=6S20hJqoauE
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viviespinhara
  3.  # 3

    Colocado por: zemvpferreiraLamento dizer que legalmente não me parece que tenha onde se apoiar. O que lhe posso dizer é que me habituei a dormir todas as noites de tampões de ouvidos e foi das melhores coisas que fiz na vida, recomendo que faça o mesmo.

    A maioria das pessoas não usa os tampões de ouvido correctamente. Compre uns de espuma da 3M ou marca igualmente boa e use este método para os meter nas orelhas:

    https://www.youtube.com/watch?v=6S20hJqoauE
    Concordam com este comentário:Damiana Maria


    compreendo a situação do user e o problema que tem em mãos, mas a solução para os barulhos não devia depender de tampões para dormir isso é ridículo :D :D :D
    como é que as pessoas com crianças fazem? ou os próprios pais para ouvir as crianças durante o sono? ou como é que o user vê TV, quer dizer a pessoa vai ficar privada dos seus direitos simplesmente porque as pessoas na rua não conseguem ser controladas ou não querem cumprir a lei? :D :D :D ridículo, só mesmo em Portugal.

    PS: da ultima vez que usei esses tampões na fabrica ganhei otites nos ouvidos para uma vida! nunca mais usei isso.
    Concordam com este comentário: Viviespinhara
  4.  # 4

    a pessoa vai ficar privada dos seus direitos simplesmente porque as pessoas na rua não conseguem ser controladas ou não querem cumprir a lei?


    Sempre que vejo comentários como o seu - e aparecem muitos - relembro o meu irmão, quando era solteiro e estudante vivendo numa rua perto do Campo Grande, zona sossegada, prédio de 3 andares sem elevador, 2 casa por piso.
    O prédio era de 1 só dono, não estava em P.H. e todo arrendado.

    Do que recordo, no 3º vivia um casal de velhotes que só saiam 1 vez por semana, quando os vinham buscar; no outro lado vivia um senhor, sózinho, que era uma espécie de porta-voz do senhorio, era ele que recebia as rendas e passava os recibos.

    A casa do 2º, de um lado, estava arrendada mas a pessoa não morava lá, aparecia de vez em quando. Do outro estava arrendada a "uns rapazes do teatro" (sic) que nunca se tinham queixado.

    No 1º, de um lado não vivia ninguém enquanto o meu irmão lá esteve - mais tarde o "porta-voz", que falava muito bem com o meu irmão, contou que tinham lá estado uns estudantes mas se tinham ido embora por causa do barulho... o outro lado também tinha estado alugado mas estava vazio.

    No r/c, de um lado vivia o meu irmão e do outro um casal de idade, a senhora com demência senil mas funcional e o marido que estava adaptado à situação. Tinham família mas viviam sózinhos.

    Acontece que o senhor era já um bocado surdo e a senhora dormia de dia e vivia de noite; como o marido estava adaptado a esse horário tinha a televisão em altos berros - de noite - às vezes o rádio, além de que falava aos gritos com a mulher, os surdos falam alto para se ouvirem, além das arrumações que a sra. fazia, durante a noite.

    O meu irmão aguentou enquanto pôde - ficava a dois passos da Faculdade - com os tais tampôes e nunca teve otites.

    E "que me aconselhas tu, meu bom Horácio, para dobrar tal cabo..."

    ridículo, só mesmo em Portugal.


    Ou, como diria Gonçalo na Ilustre Casa de Ramires - "qualquer dia vou para o Transval, para a África do sul, para uma terra onde não haja maçadas!"
  5.  # 5

    Boa tarde,

    Já estou percebendo que nada poder ser feito efetivamente em relação a isso. Teria de partir da educação e bom senso de quem alí frequenta. São grupos de jovens, que mesmo ao fechar do bar ficam cantando até horas e horas da madrugada. Já foi chamado a polícia várias vezes pelos moradores da rua, normalmente resolvem aquela noite, na seguinte encontra-se tudo da mesma forma. Vou comprar uns tampões mas concordo com o colega na argumentação que pessoas que nem alí residem, estão de passagem transtornem completamente as pessoas que alí residem e em horários super inconvenientes. Não consigo ouvir uma TV após às 21hrs, dormir só quando estou nas últimas, e isso quase todos os dias da semana. É um transtorno imenso. E o que me deixa mais irritada é que para alugar uma casa você tem que comprovar imensas coisas e não é mencionado que não irás ter sossego em seu lar.
  6.  # 6

    Colocado por: Damiana Maria

    Sempre que vejo comentários como o seu - e aparecem muitos - relembro o meu irmão, quando era solteiro e estudante vivendo numa rua perto do Campo Grande, zona sossegada, prédio de 3 andares sem elevador, 2 casa por piso.
    O prédio era de 1 só dono, não estava em P.H. e todo arrendado.

    Do que recordo, no 3º vivia um casal de velhotes que só saiam 1 vez por semana, quando os vinham buscar; no outro lado vivia um senhor, sózinho, que era uma espécie de porta-voz do senhorio, era ele que recebia as rendas e passava os recibos.

    A casa do 2º, de um lado, estava arrendada mas a pessoa não morava lá, aparecia de vez em quando. Do outro estava arrendada a "uns rapazes do teatro" (sic) que nunca se tinham queixado.

    No 1º, de um lado não vivia ninguém enquanto o meu irmão lá esteve - mais tarde o "porta-voz", que falava muito bem com o meu irmão, contou que tinham lá estado uns estudantes mas se tinham ido embora por causa do barulho... o outro lado também tinha estado alugado mas estava vazio.

    No r/c, de um lado vivia o meu irmão e do outro um casal de idade, a senhora com demência senil mas funcional e o marido que estava adaptado à situação. Tinham família mas viviam sózinhos.

    Acontece que o senhor era já um bocado surdo e a senhora dormia de dia e vivia de noite; como o marido estava adaptado a esse horário tinha a televisão em altos berros - de noite - às vezes o rádio, além de que falava aos gritos com a mulher, os surdos falam alto para se ouvirem, além das arrumações que a sra. fazia, durante a noite.

    O meu irmão aguentou enquanto pôde - ficava a dois passos da Faculdade - com os tais tampôes e nunca teve otites.

    E "que me aconselhas tu, meu bom Horácio, para dobrar tal cabo..."



    Ou, como diria Gonçalo na Ilustre Casa de Ramires - "qualquer dia vou para o Transval, para a África do sul, para uma terra onde não haja maçadas!"



    é uma boa historia de embalar... mas continua a existir alguém que ficou privado dos seus direitos e teve de se adaptar para conseguir viver a sua vida. não deixa de ser incorrecto! ou gostavas que o teu vizinho te fizesse o mesmo?
    parece aquela frase muito conhecida: pimenta no **** dos outros é refresco!
    lá porque as pessoas se adaptaram e outras fugiram, não corrige o problema... há que ter isso em conta!

    lembra-te os teus direitos terminam onde começa os meus, e deve ser assim!
  7.  # 7

    Colocado por: luixmod


    é uma boa historia de embalar... mas continua a existir alguém que ficou privado dos seus direitos e teve de se adaptar para conseguir viver a sua vida. não deixa de ser incorrecto! ou gostavas que o teu vizinho te fizesse o mesmo?
    parece aquela frase muito conhecida: pimenta no **** dos outros é refresco!
    lá porque as pessoas se adaptaram e outras fugiram, não corrige o problema... há que ter isso em conta!

    lembra-te os teus direitos terminam onde começa os meus, e deve ser assim!
  8.  # 8

    Exatamente.

    Eu tenho que adaptar toda uma dinâmica dentro de minha própria casa para conseguir fazer às coisas triviais. Sem falar que poderia ter um pouco de consciência do dono do bar, das pessoas que alí frequentam em relação às que alí residem e que fazem suas vidas normalmente todos os dias. Diante disse a minha questão é como abordar isso com o senhorio? No quesito que isso é um grande transtorno e só fiquei sabendo quando já estava ali morando, contrato assinado ( 2 anos). Se for o caso de rescindir o contrato, tenho de enviar com 90 dias de antecedência? O contrato é de 2 anos e estou lá a 1 mês.
  9.  # 9

    Colocado por: ViviespinharaExatamente.

    Eu tenho que adaptar toda uma dinâmica dentro de minha própria casa para conseguir fazer às coisas triviais. Sem falar que poderia ter um pouco de consciência do dono do bar, das pessoas que alí frequentam em relação às que alí residem e que fazem suas vidas normalmente todos os dias. Diante disse a minha questão é como abordar isso com o senhorio? No quesito que isso é um grande transtorno e só fiquei sabendo quando já estava ali morando, contrato assinado ( 2 anos). Se for o caso de rescindir o contrato, tenho de enviar com 90 dias de antecedência? O contrato é de 2 anos e estou lá a 1 mês.



    em termos legais não sei como a ajudar, mas compreendo a sua situação e não acho justo!!
  10.  # 10

    Podem-se indignar à vontade mas a realidade das coisas não vai mudar. Antes gastar essa energia a procurar soluções robustas que só dependam de nós.

    Eu durmo de tampões desde que ganhava a vida a viajar. É um descanso. Quem não gostar mesmo também pode gastar uns 100€ em material e tentar construir umas bass traps de lã de rocha para meter à frente da janela. Näo é o mesmo mas ajuda.
  11.  # 11

    Existe um café-bar, uns 2 prédios após no meu no qual funciona das 6 às 2h da manhã.


    Um senhorio tem obrigações para com o arrendatário, formalizado que foi o contrato;

    Se arrendou uma casa numa zona barulhenta não tem, o senhorio, como obrigação contractual, fazer com que o barulho de rua cesse.
    Se pretender denunciar o contracto - antes do termo - com esse argumento, não terá exito porque não constitui "justa causa" (vide CC).
    Mas pode rescindir, de acordo com a lei aplicável,

    Prazos a cumprir pelo inquilino:

    INQUILINOS

    120 DIAS, para contratos de duração igual ou superior a 6 anos
    90 DIAS, para contratos de duração igual ou superior a 1 ano e inferior a 6 anos
    60 DIAS, para contratos de duração igual ou superior a 6 meses e inferior a 1 ano
    1/3 DO PRAZO, para contratos de duração inferior a 6 meses

    Comunicação da rescisão:

    A parte interessada na rescisão antecipada do contrato de arrendamento deverá comunicar a sua intenção por escrito e em carta registada. Esta deve ser acompanhada da identificação clara do remetente, do destinatário; os inquilinos não precisam de apresentar justificação para dar por terminado um contrato de arrendamento.
    O remetente deverá guardar para si uma cópia da carta enviada.

    Consulte a lei aplicável.
    Para a próxima não faça como o meu irmão, que foi ver a casa numa manhã...
  12.  # 12

    lá porque as pessoas se adaptaram e outras fugiram, não corrige o problema... há que ter isso em conta!


    E não me dirá que "correcção" sugeria para o "problema"?
    Pôr na rua dois velhotes com problemas de saúde que toda a vida viveram naquela casa?

    Felizmente o senhorio não era um primário (vem de primata) cujo cérebro só chegava a
    "pimenta no **** dos outros é refresco!"

    Esperou, ao que parece e avisadamente, que a Natureza se encarregara da solução; podia sempre arrendar o 3ª e o 2º e o resto para actividades não-habitacionais ou pessoal com tampôes.

    Em vez de carpir o azar de não ter nascido "patricinha" sugeria à Vivi um conselho sapiente que já lhe deram:
    Antes gastar essa energia a procurar soluções robustas que só dependam de nós.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
    • size
    • 5 dezembro 2021

     # 13

    Colocado por: Viviespinhara
    Diante disse a minha questão é como abordar isso com o senhorio? No quesito que isso é um grande transtorno e só fiquei sabendo quando já estava ali morando, contrato assinado ( 2 anos). Se for o caso de rescindir o contrato, tenho de enviar com 90 dias de antecedência? O contrato é de 2 anos e estou lá a 1 mês.


    A nível legal não há qualquer possibilidade de poder resolver o contrato com o senhorio, com base no incómodo do ruído provocado por desordeiros na via pública. O senhorio não é responsável por isso.

    Poderá tentar negociar com senhorio uma rescisão antecipada e amigável. Tente.

    Se o senhorio não ceder, terá que cumprir, pelo menos, 1/3 do contrato, 8 meses, para que o possa rescindir, notificando o senhorio com uma antecedência de 120 dias. Ou seja, na pior das hipóteses, terá que cumprir um prazo efectivo de 12 meses, a contar desde 1 de Novembro.
  13.  # 14

    Irei tentar falar com ele. Eu desconhecia a região e muito mais a dinamica do café - bar. Eu realmente não sabia e também nada foi mencionada. E já estive a visitar casas no qual foi mencionado a questão do barulho. Afinal a pessoa alí irá morar e nada mais honesto e justo iniciar a a habitação consciente de que ali irá encontrar barulho até às tantas. Há pessoas que podem não se importar. Enfim, irei tentar os tampões e iniciar uma conversa amigável sobre a possibilidade de rescindir o contrato, caso contrário será cumprir os 8 meses, com sacrifício.
  14.  # 15

    Colocado por: Damiana Maria

    E não me dirá que "correcção" sugeria para o "problema"?
    Pôr na rua dois velhotes com problemas de saúde que toda a vida viveram naquela casa?

    Felizmente o senhorio não era um primário (vem de primata) cujo cérebro só chegava a
    Esperou, ao que parece e avisadamente, que a Natureza se encarregara da solução; podia sempre arrendar o 3ª e o 2º e o resto para actividades não-habitacionais ou pessoal com tampôes.

    Em vez de carpir o azar de não ter nascido "patricinha" sugeria à Vivi um conselho sapiente que já lhe deram:
    Concordam com este comentário:zemvpferreira


    gostava de a ver a si e ao seu marido/namorado viver a vida numa casa que teria de andar com tampões nos ouvidos... ou então convidar uns amigos/familiares, e conversar aos berros uns com os outros por causa do barulho, ou então ter filhos a acordar de 10 em 10 minutos por causa do barulho.... realmente são este tipo de coisas que aumentam o espírito natalício entre a família... não há nada mais saudável do que andar a berrar uns com os outros ou a passar as noites em branco por causa do barulho :D :D :D

    aproveite e troque de casa com o outro user já que você parece estar disponível para uma experiência natalícia :D
  15.  # 16

    Colocado por: luixmod

    gostava de a ver a si e ao seu marido/namorado viver a vida numa casa que teria de andar com tampões nos ouvidos... ou então convidar uns amigos/familiares, e conversar aos berros uns com os outros por causa do barulho, ou então ter filhos a acordar de 10 em 10 minutos por causa do barulho.... realmente são este tipo de coisas que aumentam o espírito natalício entre a família... não há nada mais saudável do que andar a berrar uns com os outros ou a passar as noites em branco por causa do barulho :D :D :D

    aproveite e troque de casa com o outro user já que você parece estar disponível para uma experiência natalícia :D


    Colocado por: luixmod

    gostava de a ver a si e ao seu marido/namorado viver a vida numa casa que teria de andar com tampões nos ouvidos... ou então convidar uns amigos/familiares, e conversar aos berros uns com os outros por causa do barulho, ou então ter filhos a acordar de 10 em 10 minutos por causa do barulho.... realmente são este tipo de coisas que aumentam o espírito natalício entre a família... não há nada mais saudável do que andar a berrar uns com os outros ou a passar as noites em branco por causa do barulho :D :D :D

    aproveite e troque de casa com o outro user já que você parece estar disponível para uma experiência natalícia :D
  16.  # 17

    Não entendo nada do que essa senhora diz. 🤣

    Percebo que o senhorio não tem como controlar o que se passa na rua ou arredores, mas acho de bom tom e até de boa fé comunicar aos interresados que querem alí viver que a zona é de movimento noturno, por exemplo. O que tem me deixado muito aflita é a questão de não ter tido nenhuma consciência sobre isso, não ter sido nada, dito e agora me deparo em uma situação complicada, e tendo que aguentar.

    Sem falar que tive um custo enorme de mobília de casa, mudança, tudo e não consigo usufruir disso.
    • AMVP
    • 5 dezembro 2021

     # 18

    Colocado por: ViviespinharaNão entendo nada do que essa senhora diz. 🤣

    Percebo que o senhorio não tem como controlar o que se passa na rua ou arredores, mas acho de bom tom e até de boa fé comunicar aos interresados que querem alí viver que a zona é de movimento noturno, por exemplo. O que tem me deixado muito aflita é a questão de não ter tido nenhuma consciência sobre isso, não ter sido nada, dito e agora me deparo em uma situação complicada, e tendo que aguentar.

    Sem falar que tive um custo enorme de mobília de casa, mudança, tudo e não consigo usufruir disso.


    Desculpe, e se tivesse adquirido a casa tb mudaria tão rapidamente? Repare que pode arrendar/adquirir um imóvel e depois deparar-se com uma situação dessas. Quanto ao senhoria avisar, repare que pode até não saber. Seja como for, já falou com algum morador do prédio/zona?

    Por exemplo, aqui tb se discute um problema com o barulho de um bar https://www.facebook.com/groups/600917077089128
  17.  # 19

    Colocado por: AMVP

    Desculpe, e se tivesse adquirido a casa tb mudaria tão rapidamente? Repare que pode arrendar/adquirir um imóvel e depois deparar-se com uma situação dessas. Quanto ao senhoria avisar, repare que pode até não saber. Seja como for, já falou com algum morador do prédio/zona?

    Por exemplo, aqui tb se discute um problema com o barulho de um barhttps://www.facebook.com/groups/600917077089128
  18.  # 20

    O bar não está ali de ontem, já é de bastante tempo. Acredito que seja do conhecimento do senhorio sim. Ainda não falei com os outro moradores pois estou a viver lá pouco mais de 1 mês e nem ainda me ambiente direito. Mas partilhei a situação com o senhorio hoje e ele como o proprietário possa ser mais confortável em falar com os outros condôminos. E nós unirmos para fazer uma queixa. Pois há como se frequentar o bar sem parecer que é um Carnaval, todos os dias.
 
0.0232 seg. NEW