Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou à procura de uma solução de aquecimento central para uma moradia (150 m2, norte litoral) com cerca de 15 anos já com pré instalação de tubagem de água.

    Qualquer solução é opção menos gás natural, pois não passa à porta.

    A ideia seria instalar um sistema que mesmo que fosse um pouco mais caro inicialmente fosse económico a médio-longo prazo.

    Obrigado 🙂
  2.  # 2

    Como é feito o aquecimento das águas?
  3.  # 3

    bomba de calor, pellets, lenha, são tudo opções viáveis
  4.  # 4

    Colocado por: elfo106Como é feito o aquecimento das águas?

    Esquentador com botija de gás
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesbomba de calor, pellets, lenha, são tudo opções viáveis


    Sim claro, e ainda adicionaria AC a esse conjunto.
    Queria é perceber como escolher um em vez de outro.
  6.  # 6

    Eu neste momento ando a pedir orçamentos, também pré instalação para radiadores e quase esses metros de aquecimento.
    A casa é mais recente tem 4 anos e já com bom isolamento.
    Quero por caldeira a Pellets, o para aquecimento das águas tenho painel termossifão com ajuda de esquentador inteligente.. Para agora iram ficar independentes até os painéis durarem.

    Estou a pensar em meter da marca Solzaima, agora ainda não sei se coloco. A compact, a automática ou a SZM A PLUS.
  7.  # 7

    Colocado por: tbras

    Sim claro, e ainda adicionaria AC a esse conjunto.
    Queria é perceber como escolher um em vez de outro.

    Gosta de carregar lenha? Caldeira a lenha
    Prefere carregar sacas? Caldeira a pellets
    Prefere carregar num botão? Bomba de calor
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpires
    Gosta de carregar lenha? Caldeira a lenha
    Prefere carregar sacas? Caldeira a pellets
    Prefere carregar num botão? Bomba de calor


    Penso que não seja tão assim quanto à bomba de calor, é necessário ver se é viável na instalação que tem em casa... Pelo menos tenho essa noção, mas posso estar enganado e depois também entra os €...
    Concordam com este comentário: tbras
  9.  # 9

    Gosta de carregar lenha? Caldeira a lenha
    Prefere carregar sacas? Caldeira a pellets
    Prefere carregar num botão? Bomba de calor


    Não acho que seja assim tão simples. E os custos iniciais? Quando compensa mais uma bomba de calor em relação a uma caldeira a pellets?
  10.  # 10

    Colocado por: RcrdPrntPenso que não seja tão assim quanto à bomba de calor, é necessário ver se é viável na instalação que tem em casa
    existem bombas de calor para todos os tipos, a carteira é que pode não gostar
  11.  # 11

    Colocado por: tbrasQuando compensa mais uma bomba de calor em relação a uma caldeira a pellets?
    quando as necessidades podem ser colmatadas com uma bomba de calor de media temperatura
  12.  # 12

    Colocado por: tbras

    Não acho que seja assim tão simples. E os custos iniciais? Quando compensa mais uma bomba de calor em relação a uma caldeira a pellets?

    Com a informação que disponibiliza só podia ser algo assim simples.
  13.  # 13

    Colocado por: rjmpires
    Com a informação que disponibiliza só podia ser algo assim simples.

    Que informação precisa mais?
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealvesexistem bombas de calor para todos os tipos, a carteira é que pode não gostar


    Pode indicar algumas?
    • SACS
    • 6 dezembro 2021 editado

     # 15

    Eu mantenho a mesma opinião desde sempre.
    Se tem lenha com abundância, não se importa de ter trabalho e disponibilidade para a serrar, armazenar, abastecer a caldeira com muita frequência, tirar cinza e manutenção. Essa é a melhor aposta de todas e com sorte com investimento inicial mais em conta!
    Caldeiras de lenha só de chama invertida e fuja das solius/vigas!
    Pellets, é capaz de num futuro próximo vir a ficar carote, tem manutenção regular.
    BC para radiadores não posso opinar por não conhecer nenhum sistema! Mas a nível de manutenção parece ser melhor!
  15.  # 16

    Estou numa moradia semelhante (166m2, litoral centro), instalei este ano caldeira a pellets, não estou arrependido. BC pelo que tenho lido por aqui é mais indicado para PRH do que radiadores, mas alguém que tenha BC com radiadores poderá dar o seu testemunho.
  16.  # 17

    Eu apostava em AC. Tem a grande vantagem de fazer frio e quente. Desvantagem: não faz AQS.

    Para fazer só aquecimento e usar a pré instalação, talvez
    - BC com ventiloconvectores, permite reduzir a temperatura de funcionamento e evitar uma BC de grande potência. Tem um investimento inicial elevado porque a BC não é barata e os convectores também são mais caros que radiadores. Tem de ter electricidade junto a cada ponto. Tem a grande vantagem de facilmente fazer AQS também e no meu caso acho muito barato (mas já tinha o depósito, você terá de comprar).
    - pellets com radiadores, terá um investimento mais baixo, mas custos de operação maiores, maior manutenção etc.

    Eu tenho BC com radiadores, mas num apartamento e com menos área (e os radiadores já existiam), com uma BC de média temperatura e relativamente pouca potência. Tenho um vizinho com radiadores e BC numa moradia e também está satisfeito, mas a dele é de muito mais potência que a minha, o que também torna a gestão da casa mais difícil.
    • SrR
    • 6 dezembro 2021

     # 18

    Colocado por: SACSCaldeiras de lenha só de chama invertida e fuja das solius/vigas!
    teve stresses com a vigas?
  17.  # 19

    Colocado por: tbras
    Que informação precisa mais?

    A tubagem de água que fala é no chão, nas paredes, nos tetos!? São tubos de piso radiante?
    Como pretende aquecer? Com radiadores ou ventilocovectores?
    Tem zona técnica no interior da habitação para colocar as máquinas e os acessórios? Tem espaço para guardar lenha?
    • SACS
    • 6 dezembro 2021

     # 20

    Colocado por: SrRteve stresses com a vigas?

    Se eu tive não.
    Mas quem tem vê-se negro para tirar a cinza!!
    Na minha opinião deveria ter sido projetetada de outra forma!!
 
0.0160 seg. NEW