Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Adquiri um apartamento no último andar neste fim de verão.
    Acontece que o apartamento apesar de três frentes solarengas, ele é demasiado frio.
    Conto que a placa no telhado (plano) não tem isolamento térmico, conto apenas com a tela colocada (alcatrão).
    dado que não posso atuar fora do prédio, pergunto de devo aplicar uma placa de gesso cartonado como isolante térmico.
    Aminha ideia não é muito convencional, mas conto a minha intensão.
    Pretendo colar na parede cortiça (rolo) 2mm e por cima da cortiça aplicar uma placa de gesso cartonado e emassar de 10mm), pergunto se é suficiente!?
    E pergunto como faço para isolar o frio desse teto? a minha ideia seria colocar a mesma cortiça mas por cima placas de esferovite com relevo 3D.
    Acham que é suficiente?

Preciso de toda ajuda possível, muito obrigado

Rui
  2.  # 2

Quem é que lhe sugeriu essa solução? E como é que sabe que não existe isolamento por baixo das telas da cobertura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruquinha
  3.  # 3

Colocado por: Ruquinhapergunto de devo aplicar uma placa de gesso cartonado como isolante térmico

gesso não é isolamento

Colocado por: RuquinhaPretendo colar na parede cortiça (rolo) 2mm e por cima da cortiça aplicar uma placa de gesso cartonado e emassar de 10mm

isso não faz quase nada

cobertura meta a partir de 8cm conforme orçamento disponível
    paredes a partir de 6 cm

qual a zona do país?
    de certeza que não pode isolar por fora?
  4.  # 4

Colocado por: Vítor MagalhãesQuem é que lhe sugeriu essa solução? E como é que sabe que não existe isolamento por baixo das telas da cobertura?
  5.  # 5

Não tive sugestão de isolamento com estes materiais.

Se vou à, Maxmat ou ao Leroy Merlin, sugerem quase sempre o material ora esferovite ora placa de gesso.
    Pelo que sei gesso é um mineral e por ligação molecular este é um bom condutor térmico.

A minha ideia de usar cortiça + esferovite, sei que estes materiais são maus condutores térmicos, na parede para não perder espaço no máximo queria criar ali uma barreira de 15mm.
    O teto seria a mesma coisa, mas vejo agora que parece ser pouco.

O local é vila nova de gaia no seu interior, onde chega a 4 graus à noite...
  6.  # 6

Como lhe disseram acima, essas espessuras de isolamento + placa de gesso não fazem nada, só vai gastar dinheiro com isso.
    Se puder isolar por fora (ETICS nas paredes e XPS na cobertura) seria o ideal, a ser por dentro, é meter placa de gesso com EPS colado diretamente às paredes e fazer um teto falso isolado com lã mineral. Ambas as soluções vão roubar espaço (paredes cerca de 6 cm e teto cerca de 10-12 cm.)
  7.  # 7

Isole 1o o tecto que só com isso tem diferenças notórias.

Para isso precisa de colocar tecto falso com isolamento de 100mm
    Concordam com este comentário: Ruquinha, Pedro Barradas
  8.  # 8

placas de esferovite não é solução?
  9.  # 9

É uma solução estética leve, no caso das placas com relevo 3D, a função térmica terá mais a ver com a forma como são aplicadas e se tem uma espessura uniforme e um revestimento constante por todo o pano (parede ou teto).
    Concordam com este comentário: Ruquinha
  10.  # 10

Colocado por: Ruquinhaplacas de esferovite não é solução?

esferovite só? pense no dia que tiver um incêndio...
  11.  # 11

boa tarde.
    Entendo que diz, mas isso funciona com todo o material combustível existente num apartamento, cortinas, piso flutuante, madeiras, etc...
    Que me recomenda, por favor?

Colocado por: fernandoFerreira

esferovite só? pense no dia que tiver um incêndio...
  12.  # 12

sim mas o Esferovite liberta gases + toxicos que esses materiais que falou.

pode meter o esferovite, mas deve ser revestido com gesso cartonado (exemplo)
    ou lã mineral + gesso cartonado
    • Nito67
    • 15 dezembro 2021 editado

# 13

Boa tarde,
    Vou construir uma moradia no litoral Norte. A proposta do arquitecto para isolamento de paredes e tectos é o seguinte, começando pelo telhado, passando pelas paredes e acabamos na cave. O que acham?
      5B7CA450-676A-469E-8ABE-804DE531DCD5.png
      90B12438-7582-4418-9A18-51E10DECB975.png
      1AF40416-DC7B-4C5F-8935-C8837762268D.png
      737F8581-344E-4A5A-9813-B3B7CA5028B8.jpeg
  13.  # 14

Colocado por: Nito67A proposta do arquitecto para isolamento de paredes e tectos é o seguinte,

Tem noção que cobertura em zinco também precisa de pendente, e de uma tela pitonada para condensados? E que é o sistema mais caro do mercado?

Ainda não tem um estudo prévio da estrutura, pois não? É que os pilares, a serem de 20x25 podem não conseguir que fiquem no "sentido" da parede e depois teria bochechos (ou então optar por bloco de 25 nessas paredes).

Outro pormenor, é que penso que não se consegue meter caixa de estores embutida numa parede de 20 (mas pode não ter previstos estores).

E já agora, porque tem vazio sanitário? Como tem prevista a ventilação desse espaço vazio?
  14.  # 15

São muitas perguntas para as quais não tenho todas as respostas.
    Julgo que o arquitecto apenas fez propostas e que nesta fase não possam muito disso. Quando fizer os projectos da especialidade e execução serão definidas todas essas dúvidas. Agora gostava de saber se essas propostas são válidas ou quais seriam as mais indicadas.

0.0113 seg. NEW