Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, tenho janelas de correr em aluminio na casa toda, vidros simples. Pensei em substitui-las por PVC e vidros duplos, porém mais do que o custo a necessidade de quebrar e obras me desanima, já tenho que me concentrar em remodelar o teto e isolar as paredes e sótão...

    Encontrei essa solução nesse site: https://www.facavocemesmo.net/isolar-portas-e-janelas/


    "O CAIXILHO DUPLO :
    Mesmo que você já tenha enchido as fendas e fissuras, o calor continua inexoravelmente a escapar-se, principalmente pelas janelas, que deixam mais facilmente sair o calor que as paredes. Os vidros duplos são uma boa solução, mas são mais dispendiosos e difíceis de executar.

    O caixilho duplo é menos dispendioso e mais fácil de colocar. Geralmente consiste numa placa de vidro colocada diante da janela e fixada numa ranhura.
    É igualmente possível realizar este trabalho com plástico, em substituição do vidro . "


    Pensei então em usar esse PVC transparente que vi na leroy : https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Madeiras-acrilicos/Vidro-acrilico/Pelicula-metro/WPR_REF_81902642

    as janelas são em sua maioria 1,10m x 1,10m, apenas uma é mais larga, com 1,80. minha dúvida seria em como fazer uma moldura para que eu pudesse colocar essa esquadria DIY no inicio do frio e retira-la na primavera.

    Agradeço a todos que puderem dar idéias / sugestões.
  2.  # 2

    Colocado por: AntonvierBom dia, tenho janelas de correr em aluminio na casa toda, vidros simples. Pensei em substitui-las por PVC e vidros duplos, porém mais do que o custo a necessidade de quebrar e obras me desanima, já tenho que me concentrar em remodelar o teto e isolar as paredes e sótão...

    Encontrei essa solução nesse site:https://www.facavocemesmo.net/isolar-portas-e-janelas/


    "O CAIXILHO DUPLO :
    Mesmo que você já tenha enchido as fendas e fissuras, o calor continua inexoravelmente a escapar-se, principalmente pelas janelas, que deixam mais facilmente sair o calor que as paredes. Os vidros duplos são uma boa solução, mas são mais dispendiosos e difíceis de executar.

    O caixilho duplo é menos dispendioso e mais fácil de colocar. Geralmente consiste numa placa de vidro colocada diante da janela e fixada numa ranhura.
    É igualmente possível realizar este trabalho com plástico, em substituição do vidro . "


    Pensei então em usar esse PVC transparente que vi na leroy :https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Madeiras-acrilicos/Vidro-acrilico/Pelicula-metro/WPR_REF_81902642

    as janelas são em sua maioria 1,10m x 1,10m, apenas uma é mais larga, com 1,80. minha dúvida seria em como fazer uma moldura para que eu pudesse colocar essa esquadria DIY no inicio do frio e retira-la na primavera.

    Agradeço a todos que puderem dar idéias / sugestões.



    não seria possível só trocar o vidro e aproveitar o caixilho? menos trabalho e se calhar já trás bons benefícios.
  3.  # 3

    Colocado por: luixmod
    não seria possível só trocar o vidro e aproveitar o caixilho? menos trabalho e se calhar já trás bons benefícios.


    Acho que não, a esquadria parece ter uns 30 anos, daquelas mais antigas, nao acho que há possibilidade de lá por vidro duplo. Além do que, por ser de correr sempre há passagem de ar, e o frio aqui em trás-os-montes não é um frio suiço, mas dá pra gelar os dedos :) :)

    Achei boa essa solução do link pois bastaria confeccionar a "janela" interna e pô-la encaixada no espaço atrás da janela antiga, há uns bons 10cm. Se ficar estanque imagino que tenha um resultado igual ao de uma com vidros duplos, se não melhor.

    Só não percebo muito como eu faria esse encaixe, imagino que perfis em L de PVC + borracha de vedação faria o trabalho, mas como aqui temos tantos artistas do bricolage imaginei que algum tenha uma solução simples.
  4.  # 4

    E fica meses sem arejar a casa?
  5.  # 5

    Colocado por: ricardo.rodriguesE fica meses sem arejar a casa?


    Bom dia Ricardo, há muitas janelas, e o próprio sótão é bem ventilado, penso que em dias menos frios bastaria abrir a porta de acesso ao sótão e a porta de entrada, e mais alguma janela e a renovação do ar seria feita em minutos, a casa em termos de ventilação é perfeita, só é ruim de isolamento... não podemos ter tudo! :) :)
  6.  # 6

    Colocado por: Antonvierpróprio sótão é bem ventilado


    Se não for habitável, comece por isolar o chão desse sótão com uns 12cm de lã mineral.

    Esse esquema que refere nas janelas, pode ajudar na questão da permeabilidade ao ar/vento, mas não é comparável a uma solução de vidro duplo uma película baixo emissiva.
  7.  # 7

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Se não for habitável, comece por isolar o chão desse sótão com uns 12cm de lã mineral.

    Esse esquema que refere nas janelas, pode ajudar na questão da permeabilidade ao ar/vento, mas não é comparável a uma solução de vidro duplo uma película baixo emissiva.


    obrigado ricardo, eu já coloquei em outro post que irei adotar a solução da lã mineral cruzada no sótão, só que necessito antes reparar o telhado, há muitas ripas quebradas / podres e de nada adiantaria colocar a lã agora, provavelmente ia estragar antes da primavera chegar.

    não entendi a referência à "pelicula baixo emissiva", podes explicar ?
  8.  # 8

    Colocado por: Antonvierpelicula baixo emissiva


    Pesquise por aqui que tem muita informação, por exemplo https://forumdacasa.com/?CommentID=1088956
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonvier
 
0.0133 seg. NEW