Iniciar sessão ou registar-se
    • ADCC
    • 8 dezembro 2021

     # 1

    Boas malta!
    Este é o meu segundo tópico acerca da mesma casa.
    Já resolvi a parede de pedra e vou refazer as juntas com argamassa secil reabilita RJ conforme recomendado aqui no fórum.
    Agora preciso de resolver a parte do telhado.
    Tenho um telhado com ripas e barrotes novos colocado há um ano sensivelmente. Depois de renovado, as vigas de madeira ficaram as mesmas (antigas) pois estavam boas.
    Na zona da cozinha tenho placa abobadilha que irá levar com tecto falso abaixo para nivelar com o resto da casa.
    Na restante casa tenho como está nas fotos abaixo.
    Qual a melhor maneira de isolar o teto da forma que está, sendo que deverá levar teto em pladur.
    Achavam melhor ideia ter feito uma placa na restante casa?
    Ficará com um pé de 2,65m(julgo ser o mais vulgar).
    As divisões estão feitas com tijolo de 11, sendo que em grande parte da casa, foi colocada caixa de ar interior junto á parede de pedra.
    Há alguma solução/estrutura que dê para colocar acima do pladur, própria para ir ocasionalmente ao telhado (exemplo: verificar telhas)?
    Estou aberto a todas as soluções mas não queria, se possível, "erquer" novamente o telhado.
    P.s: Fotos tiradas da zona "sala" da planta anexa.
    Obrigado desde já.
      263565308_433393428465431_7212065808437902356_n.jpg
      263565291_659900352040870_6440917854026717279_n.jpg
      pla_casa.jpg
    • ADCC
    • 8 dezembro 2021

     # 2

    Mais fotos...
      264178443_1008773353314130_8451267559146537093_n.jpg
      264331483_441755197330900_4249903956006870291_n.jpg
      264381771_216162430564161_3263000607197998321_n.jpg
  1.  # 3

    Quem lhe fez esse telhado fez mal... Devia ter colocado subtelha que lhe dava uma garantia para a vida.. assim sujeita-se a alguma infiltração.

    Não use tijolo, faça tudo em pladur com isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  2.  # 4

    A este ponto eu esqueceria grandes ideias peregrinas. XPS de 60-80mm e toca a placar essa coisa. Se houverem infiltrações logo dá por elas no pladur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
    • ADCC
    • 8 dezembro 2021

     # 5

    Colocado por: RicardoPortoQuem lhe fez esse telhado fez mal... Devia ter colocado subtelha que lhe dava uma garantia para a vida.. assim sujeita-se a alguma infiltração.

    Não use tijolo, faça tudo em pladur com isolamento

    Também sou da opinião de usar a sub-telha, mas retirar aquilo tudo novamente...estou tramado :-(
    No entanto, dentro daquilo que está feito e dentro do possível, seria boa opção ter de cima para baixo:
    ->telha;
    ->ripa;
    ->XPS preso nos caibros,
    ->lã de vidro sobre o pladur;
    -> pladur.
    ???
    Estou errado ou há algo que posso acrescentar/trocar?
  3.  # 6

    ninguem acha que ele deve fazer o tecto falso para conseguir evitar ter de aquecer tanto espaço inutil no topo?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • ADCC
    • 8 dezembro 2021 editado

     # 7

    Colocado por: zemvpferreiraA este ponto eu esqueceria grandes ideias peregrinas. XPS de 60-80mm e toca a placar essa coisa. Se houverem infiltrações logo dá por elas no pladur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ADCC


    Placo o XPS nos caibros? Dessa forma como poderei fazer na zona das terças, uma vez que estas estão encostadas aos caibros?
      editado.jpg
  4.  # 8

    Não faça nada no telhado, faça tecto falso tudo com placa verde e 100mm de lá mineral da mais barata que encontrar em rolo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
    • ADCC
    • 9 dezembro 2021

     # 9

    Colocado por: master_chiefninguem acha que ele deve fazer o tecto falso para conseguir evitar ter de aquecer tanto espaço inutil no topo?

    Sugeria fazer um forro de madeira(por exemplo) acima do pladur?

    A lã mineral por cima do pladur não é suficiente para isolar a temperatura abaixo deste?
    • ADCC
    • 9 dezembro 2021 editado

     # 10

    Colocado por: RicardoPortoNão faça nada no telhado, faça tecto falso tudo com placa verde e 100mm de lá mineral da mais barata que encontrar em rolo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ADCC


    Obrigado pelo seu comentario.
    O xps entre os caibros ou pregados a estes não ajudaria nada??
    Já li neste forum acerca de uma manta/membrana. Neste telhado não seria viável nem possível executar?
  5.  # 11

    Com o telhado feito nada do que faça lá em cima vai ajudar.

    Só se for um plástico pregado para não entrar pó, isso eu faria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  6.  # 12

    Meta uma tela impermeável/transpirável agrafada aos caibros/vigas pela parte de baixo a fazer de "subtelha", deve ser sobreposta de forma que qualquer infiltração drene para a caleira. Depois é fazer estrutura para teto falso e colocar o isolamento por cima deste, faça como o Ricardo sugeriu e coloque no mínimo 10cm de lã mineral, mas com papel voltado para baixo.
    Não se esqueça de bloquear as entradas de pássaros e outros animais (ratos) por baixo dos beirados para o interior do sótão.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  7.  # 13

    Colocado por: ADCCJá li neste forum acerca de uma manta/membrana. Neste telhado não seria viável nem possível executar?
    para aplicar tela tinha de levantar o telhado todo e forrar com osb3

    se nao quiser fazer isso e meter subtelha/forro com tela opte pela opção do ricardo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  8.  # 14

    Havendo um acesso livre ao tardoz do telhado, existe alternativa para a colocação de um sistema simples de subtelha como sugeri acima, pode agrafar a subtelha aos barrotes, deixando uma pendente ligeira entre as fixações, ou pode simplesmente segurar a tela com recurso a ripas pregadas, tenha como exemplo a imagem abaixo:



    O isolamento coloca diretamente em cima dos perfis que suportam o teto falso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  9.  # 15

    Mas não consegue dobrar a tela para o caleiro
  10.  # 16

    Vai ter que "inventar" no final, é uma situação de recurso, não vai estar a levar com água diretamente em cima numa situação normal. Quando muito pode fazer uns cortes e encaminhar a tela pelo meio das vigas podendo ter que mexer no beirado. Só vendo no local.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  11.  # 17

    O que preocupa mais nesse telhado é que parece que tem telhas desencaixadas.

    Senão colocou telha hidrofuga, aproveite e na Páscoa coloque hidrofugante
    • ADCC
    • 10 dezembro 2021

     # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesHavendo um acesso livre ao tardoz do telhado, existe alternativa para a colocação de um sistema simples de subtelha como sugeri acima, pode agrafar a subtelha aos barrotes, deixando uma pendente ligeira entre as fixações, ou pode simplesmente segurar a tela com recurso a ripas pregadas, tenha como exemplo a imagem abaixo:



    O isolamento coloca diretamente em cima dos perfis que suportam o teto falso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ADCC

    Que tipo de tela é?? Há alguma referência da mesma??
  12.  # 19

    A tela da imagem é só para ver o exemplo da fixação no tardoz.
    Pesquise por membranas transpiráveis impermeáveis de subtelha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  13.  # 20

    uma Tyvek por exemplo
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
 
0.0178 seg. NEW