Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 2 janeiro 2022

     # 41

    Poste ai os esquemas e ja lhe digo
  1.  # 42

  2.  # 43

    a ideia é aquecer primeiro aguas sanitárias com x de temperatura ( 55 graus ) depois para os radiadores , a valvula de 3 vias é uma honeywell .
  3.  # 44

    fotos.
      IMG_20220103_093330.jpg
  4.  # 45

    foto.
  5.  # 46

    .
      IMG_20220103_091422.jpg
    • SrR
    • 3 janeiro 2022

     # 47

    O seu esquema é o H2
  6.  # 48

    Vou tentar ligar pelo H2 , obrigado pela ajuda.
  7.  # 49

    como mostra o esquema da centralina em H2 , liguei 1 e 2 fase e neutro, 3 e 4 a P1 bomba circuladora ,5,6 e 7 P2 a válvula de 3 vias o fio azul no 5, fio castanho no 6 e o preto no 7 ,S1 sonda ao recuperador , S2 sonda ao acumulador a minha duvida é se tenho que ligar o fio castanho da válvula no 6, pois no esquema h2 não tem essa ligação,já agora qual a temperatura de arranque da bomba e também para virar a aqs para os radiadores também qual a temperatura que aconselham ?
  8.  # 50

    tenho também outro problema , o fio da sonda S2 ( 0.75mm espessura )não chega á centralina pois tem 2 metros de cabo , necessito de 5 m , á forma de juntar outro cabo e ou qual o tipo de cabo ( exemplo os das colunas de som )será que depois faz bem a leitura da temperatura , já procurei na lojas,só encontro com 2 metros, também o que me recomendam?
  9.  # 51

    Colocado por: mnsmoucocomo mostra o esquema da centralina em H2 , liguei 1 e 2 fase e neutro, 3 e 4 a P1 bomba circuladora ,5,6 e 7 P2 a válvula de 3 vias o fio azul no 5, fio castanho no 6 e o preto no 7 ,S1 sonda ao recuperador , S2 sonda ao acumulador a minha duvida é se tenho que ligar o fio castanho da válvula no 6, pois no esquema h2 não tem essa ligação,já agora qual a temperatura de arranque da bomba e também para virar a aqs para os radiadores também qual a temperatura que aconselham ?


    Tem isso mal ligado na parte da valvula. Tem que ligar o N da valvula junto com o N que ligou no 2 (deve usar 1 ligador wago por exemplo) no 5 faz ligacao de um L, e no 7 liga o L para a valvula. Assim como ligou a válvula nunca vai funcionar,porque so a saída p1 e a serv é que têm 220v nas próprias saídas. O p2 e o Aux são contactos livres de potencial, dai ter que ligar um L no 5 para ele fazer uma ponte quando ativar pela temperatura definida em p2.

    Espero que me tenha conseguido explicar bem.
  10.  # 52

    Colocado por: mnsmoucotenho também outro problema , o fio da sonda S2 ( 0.75mm espessura )não chega á centralina pois tem 2 metros de cabo , necessito de 5 m , á forma de juntar outro cabo e ou qual o tipo de cabo ( exemplo os das colunas de som )será que depois faz bem a leitura da temperatura , já procurei na lojas,só encontro com 2 metros, também o que me recomendam?


    Creio que o pode fazer a vontade, mas pode fazer um teste rápido. Arranja um recipiente com agua e um termómetro e coloca a sonda ligada direta, e ve se as temperaturas coincidem. Depois faz o mesmo processo mas com os 5 metros de fio, e ja vê se existe diferença, e a existir se é muito descrepante, que possa influenciar o funcionamento do sistema
  11.  # 53

    Então terei que fazer um xante no N da válvula ao 2 , e um xante no L 5 ( fase ) , no L posso fazer um xante do 5 ao 1 e ligar a fase da válvula no 5 .
    A válvula tem 1 fio preto , 1 azul e um castanho ,
    Fiquei confuso , não estou a conseguir
  12.  # 54

    a minha duvida é se tenho que ligar a fase Y como fiz no desenho ou só a fase da bomba X no 5 ?
      IMG_20220108_170611.jpg
      IMG_20220108_164813.jpg
  13.  # 55

    1 e 5 - Fase do quadro
    2 e azul da valvula - neutro do quadro
    3 e 4 - bomba circuladora
    6 e 7 - terá que ligar no preto e no castanho da valvula (no corpo acho que tem um esquema que deve dizer qual liga no NC e e no NO)

    Desculpe ter induzido em erro mas achei que a valvula tive-se uma posicao por mola, nao sabia que trabalhava com o motor para os 2 lados.

    Tem que perceber qual é a posição que da passagem para a agua quente, e essa é o fio que deve ligar no 6 que vai ser o que da passagem antes da sonda fazer disparar.

    Ou seja a partir do momento que liga o 1 e o 2 e faz o chante pro 5, o 6 tem logo corrente, e esta corrente vai passar para o 7 e deixar de existir no 6 quando a s2 passar a temperatura definida.

    Isto é facil fazer, mas eu para explicar nao sou la muito bom.

    Se precisar de mais explicações diga.
  14.  # 56

    Ainda não liguei ,mas se eu ligar como fiz no esquema , a fazer xante 1 e 5 a fase , fica a válvula a funcionar bem?
  15.  # 57

    Colocado por: mnsmoucoAinda não liguei ,mas se eu ligar como fiz no esquema , a fazer xante 1 e 5 a fase , fica a válvula a funcionar bem?

    No esquema está mal o tracejado do X. Esse deve ir pro 6 ou pro 7 consoante a ligacao da valvula
  16.  # 58

    Ok , obrigado pela sua explicação, foi muito util
    útil e explicou muito bem.
  17.  # 59

    essas cabeças da Honeywel não têm mola de recuperação precisando de tensão num dos polos para abrir e no outro polo para fechar para fechar pelo que tem que colocar um rele com contacto inversor externo sendo a bobine deste alimentada pela saida do controlador.
  18.  # 60

    jorgealves pode me indicar um relé ou onde comprar ?
 
0.0286 seg. NEW