Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: nielsky

    Com esta deu para rir um bocado.
    O homem nao quer pagar para ter uma propriedade sua melhorada e vai querer gastar com apenas uma consulta?

    Como alguém disse por aqui há uns anos largos, os advogados vão sempre dizer o que o cliente quer ouvir desde que pague para isso.


    Para rir, embora não tenham a menor piada, são as "bocas" irresponsáveis que se postam.

    Eu acabo de chegar a um prédio, não sei de nada sobre os temas que tenho que saber, poque estou no mesmo barco, dizem-me que há que pagar € e, até posso nem saber muito das leis que enquadram a propriedade horizontal e faço o quê, começo a passar cheques?

    Dando de barato que me podia ter informado antes, agora que sou proprietário não tenho que pedir que me informem, tenho todo o direito de exigir ver, analisar, trazer comigo um contabilista, fotocopiar os documentos - tudo o que o CSC, que aqui se aplica por analogia (não é "boca", já pesquisei) me garante.

    Se é esse o seu conceito de advogado é porque só conheceu advogados de vão-de-escada; um conceito geralmente aceite é o de que um advogado é um profissional de causas a quem é exigível um alto nível de conhecimentos.
    Como um profissional do foro disse há uns anos - "não, não li esses livros todos aí nas prateleiras, mas sei onde lá procurar e conheço colegas que já os leram e me ajudam".

    Economizar no aconselhamento jurídico pode ser, em muitos casos, pior que economizar no médico - é uma economia despendiosa.

    CSC (código das sociedades comerciais)
    Concordam com este comentário: BoraBora
  2.  # 22

    Pagar voçê tem de certeza quando muito pode é pedir satisfações ao anterior proprietário que lhe devia ter informado dessa situação. Mas também será só para se chatear.


    Nem perca tempo nem se disperse em pedir explicações ao ex. Nem em juízo as obtinha.
  3.  # 23

    Compra uma fração e faz logo uma auditoria às contas do prédio?
    A obras de conservação e melhoramento são para futuro, não para o passado.
    O problema maior são quando existem problemas graves e ninguém quer pagar para os resolver.
  4.  # 24

    Colocado por: VarejoteCompra uma fração e faz logo uma auditoria às contas do prédio?
    A obras de conservação e melhoramento são para futuro, não para o passado.
    O problema maior são quando existem problemas graves e ninguém quer pagar para os resolver.


    E deveria fazer a "auditoria" (direito que me assiste e que, inc. posso pedir em juízo porque a lei assim o prevê) quando? Depois de passar os cheques?

    Se me permite, nem para o passado nem para o futuro; se não planear no presente como vai actuar no futuro? E como planeia no presente se não sabe em que estado está esse presente, que será - fatalmente - filho do passado?

    Inteiramente de acordo com o último parágrafo. É sempre assim e as desculpas para empurrar os problemas graves com a barriga são de chorar em bica.
  5.  # 25

    A única coisa que deve é se as obras e consequente pedido de pagamento já tinha sido ao anterior proprietário e mesmo assim seria sempre uma carga de trabalhos.

    Grande parte das contas dos condóminos são feitos, pelos "merceeiros" proprietários que o fazem a título gratuito ou mediante desconto ou não pagamento de quota mensal.

    Por isso "sorri", quando disse que levava contabilista e advogado para a auditoria.
  6.  # 26

    Colocado por: VarejoteA única coisa que deve é se as obras e consequente pedido de pagamento já tinha sido ao anterior proprietário e mesmo assim seria sempre uma carga de trabalhos.

    Grande parte das contas dos condóminos são feitos, pelos "merceeiros" proprietários que o fazem a título gratuito ou mediante desconto ou não pagamento de quota mensal.

    Por isso "sorri", quando disse que levava contabilista e advogado para a auditoria.


    Deverá, se as decisões foram tomadas, regularmente, em Assembleia, porque são dívidas ambulatórias - quem vai beneficiar dos melhoramentos é o actual proprietário. Mas eu só pagava depois de ver a Acta. Como se diz na aldeia, falar é fácil.

    Se for um condómino merceeiro, está o original forista cheio de sorte; seria muito pior se tiveram o azar de contractar um "profissional"...

    Leva quem quiser para a auditoria - exame da contabilidade societária - assim lhe garante a lei.

    Se me permite, sempre achei que as Assembleias das Colectividades, do associativismo popular, são uma grande escola: há sócios que não deixam passar uma;
    comparados com condóminos que comem toda a palha que os artistas de uma "empresa de administração de condomínios", que não tem qualquer enquadramento legal, lhes dá a comer... deixa qualquer um espantado.

    Principalmente se atentarmos no tipo de "coisa" que é objecto de administração e os valores em causa, de quotas e não só.
    • AMVP
    • 12 dezembro 2021

     # 27

    Vou exagerar, mas tenho a solução para problemas destes.

    Ninguém paga nada e aí... começa-se a ir às escuras para casa, se houver elevador no prédio, é só beneficios, poupa-se no condominio e no ginásio. Mais tarde, o prédio mete água no último andar, fantástico os habitantes dessas frações passam a poder aproveitar água que obtêm de borlas. Os anos vão passando e um dia há uma rutura de água, maravilha! Poupança na conta da água. A vai-se andando assim feliz e contente e um dia o prédio cai! Também não há problema, passa-se a ser coproprietário de um terreno onde se pode viver em pé, é arejado e no inverno, como por regra são muitos os coproprietários, é otimo porque em cima uns dos contros sempre aquecem.
  7.  # 28

    Como eu gostava de saber escrever ficção! Só em scripts ficava milionária como a senhora que escreveu o Harry Potter.
    Que má sorte ser da área da ciência!

    Nem para o realismo mágico de Gabo (G.M.) temho inclinação! E com um forum tão útil para publicar ficção condominal!
    E, "solucionar problemas destes".
    Há quem tenha um "cérebro" previliguiado, para tudo encontra soluções.
    • AMVP
    • 12 dezembro 2021

     # 29

    Colocado por: Damiana MariaHá quem tenha um "cérebro" previliguiado, para tudo encontra soluções.


    Tem inveja, não tem? Também queria?
 
0.0160 seg. NEW