Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rjmpires
    😂
      Screenshot_20211211-090410468 (1).jpg



    temos um tanque de 1m3 de agua quente a 80Cº na fabrica o que esperava que ia acontecer? :D
  2.  # 22

    Colocado por: pauloagsantosjá tem orçamento para o furo? acho os 4.000 baratos para um furo.

    se o furo ficar mesmo em 4.000€ eu nem olhava para trás. Mas como conheço furos que ficaram em 20.000€ eu já pensava duas vezes entre um furo ou uma cisterna para armazenar a agua da chuva.

    Antes de assinar o CPCV foi lá uma empresa ver e disse-me para contar com 80m x 25€ + 2.000€ para a bomba.

    Já foi há alguns meses, não sei se entretanto o material também aumentou muito o preço.
  3.  # 23

    Ja alguns cuidados que se deva ter com a localização do furo de agua? claro que nao convem Ficar debaixo de casa mas convem por exemplo ficar numa zona técnica?
    Ou o melhor é fora de casa para o caso de ser preciso afundar/limpar, nao sei se isto é possível sequer
  4.  # 24

    Já para não falar se um dia a bomba avaria, já viu que tem de ter sítio para onde tirar 80 metros de tubo de água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  5.  # 25

    Colocado por: DR1982Ja alguns cuidados que se deva ter com a localização do furo de agua? claro que nao convem Ficar debaixo de casa mas convem por exemplo ficar numa zona técnica?
    Ou o melhor é fora de casa para o caso de ser preciso afundar/limpar, nao sei se isto é possível sequer

    Quanto mais longe da casa melhor e de preferência numa zona com espaço para as eventualidades (tal como a que o callinas referiu)
    • DR1982
    • 11 dezembro 2021 editado

     # 26

    Colocado por: rjmpires
    Quanto mais longe da casa melhor e de preferência numa zona com espaço para as eventualidades (tal como a que o callinas referiu)
    Porque quanto mais longe? Alguma razao sem ser precisar de tirar tubo?
    Isso nao obriga a aumentar a capacidade da bomba? Imaginando um furo a 100m mais 30m de distância de casa por exemplo
  6.  # 27

    Colocado por: DR1982Porque quanto mais longe? Alguma razao sem ser precisar de tirar tubo?
    Isso nao obriga a aumentar a capacidade da bomba? Imaginando um furo a 100m mais 30m de distância de casa por exemplo

    Na eventualidade de ser preciso ir lá uma máquina novamente, talvez mais longe possível não tenha sido a melhor forma de dizer, talvez no local mais acessível.
    A força necessária para elevar 100m é diferente da necessária para transportar 30m na horizontal, mas tem razão que pode ser necessário uma bomba mais potente se o ponto de entrega for mais longe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  7.  # 28

    Colocado por: DR1982Porque quanto mais longe? Alguma razao sem ser precisar de tirar tubo?
    Isso nao obriga a aumentar a capacidade da bomba? Imaginando um furo a 100m mais 30m de distância de casa por exemplo


    por cada metro de coluna de agua a pressão aumenta 0.1 bar neste caso para bombar a agua numa coluna de agua de 100m ele precisa de 10bar de pressão minimo de bomba para poder mandar a agua, como os outros 30m são na horizontal dificilmente vai fazer diferença para a bomba,visto que não é um aumento de coluna de agua. isto numa explicação rápida... falta calcular o caudal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  8.  # 29

    E não ter nenhum outro furo num raio de 50m salvo erro, instalar um caudalimetro para pagar a apa em janeiro e registar o furo na APA.

    Por isso informe-se na APA 1o se pode fazer o furo
  9.  # 30

    Colocado por: RicardoPortoE não ter nenhum outro furo num raio de 50m salvo erro, instalar um caudalimetro para pagar a apa em janeiro e registar o furo na APA.

    Por isso informe-se na APA 1o se pode fazer o furo
    Isso da licença o homem do furo trata, mas pagar a APA nao sabia, paga-se muito?
  10.  # 31

    Colocado por: FT8770€ mensais chegam lhe se não se esticar.

    Fazendo contas com esse valor, o investimento de 4.000€ fica pago em cerca de 60 meses, ou seja 5 anos.

    Ou estou a fazer mal as contas?

    Além disso tenho ideia de, no futuro, ter um pequeno lago (ou espelho de água) no jardim, o que seria apenas viável com água do furo (há circulação, mas gasta-se sempre alguma água).

    Além de eventualmente permitir por uma "piscina de plástico" para os miúdos no verão.

    Ou seja, penso que sim, compensa o investimento
  11.  # 32

    Colocado por: RicardoPortonão ter nenhum outro furo registado num raio de 50m
  12.  # 33

    Colocado por: DR1982Isso da licença o homem do furo trata, mas pagar a APA nao sabia, paga-se muito?

    É mais a chatice burocracita que o preço.
    Há uns anos não chegava a 200€
  13.  # 34

    Colocado por: TheEmperor
    Fazendo contas com esse valor, o investimento de 4.000€ fica pago em cerca de 60 meses, ou seja 5 anos.

    Ou estou a fazer mal as contas?

    Além disso tenho ideia de, no futuro, ter um pequeno lago (ou espelho de água) no jardim, o que seria apenas viável com água do furo (há circulação, mas gasta-se sempre alguma água).

    Além de eventualmente permitir por uma "piscina de plástico" para os miúdos no verão.

    Ou seja, penso que sim, compensa o investimento
    Nao esquecer que tambem da eletricidade que a bomba gasta e avarias manutenção, ainda assim acho que compensa largamente
  14.  # 35

    Colocado por: rjmpires
    É mais a chatice burocracita que o preço.
    Há uns anos não chegava a 200€
    Mas tem de se pagar alguma coisa todos os anos?
  15.  # 36

    Colocado por: DR1982Mas tem de se pagar alguma coisa todos os anos?

    Só se for algo recente.
    Concordam com este comentário: DR1982
  16.  # 37

    Colocado por: DR1982Nao esquecer que tambem da eletricidade que a bomba gasta e avarias manutenção, ainda assim acho que compensa largamente


    que manutenções? já li vários users a dizer isso, mas o que é certo é na fabrica onde trabalho temos uma bomba de furo que faz bastante trabalho e a única manutenção foi trocar por outra quando avariou e já la vão 5 anos.
  17.  # 38

    Colocado por: luixmod

    que manutenções? já li vários users a dizer isso, mas o que é certo é na fabrica onde trabalho temos uma bomba de furo que faz bastante trabalho e a única manutenção foi trocar por outra quando avariou e já la vão 5 anos.

    Dependendo da bomba claro.. mas actualmente e para este tipo de bombas mais fracas, ou troca a bomba ou troca o motor, basicamente são 2 "casulos" fechados que não vale a pena andar a mexer, é trocar e pronto.
  18.  # 39

    Colocado por: SirruperQuando um recurso é gratuito temos tendencia a desperdiçar mais. Se pagar a agua vai ver que gasta bem menos e vai ajudar o planeta.


    Colocado por: luixmod

    isso são banhos muito rapidos... eu estou 20mints no chuveiro :D sorte a minha que tomo banho no trabalho!


    A maior parte das pessoas só são ecológicas no paleio, ou quando lhes vão à carteira.
    Concordam com este comentário: Sirruper, mafgod
  19.  # 40

    Colocado por: rjmsilva



    A maior parte das pessoas só são ecológicas no paleio, ou quando lhes vão à carteira.


    é verdade sim senhor e eu nao sou exemplo nenhum de ecologia...tento fazer a minha parte mas gosto de desfrutar do meu lazer.
 
0.0238 seg. NEW