Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não compreendo. Então não fez como na imagem 2, certo?
  2.  # 2

    Colocado por: LazialeFazer aumento quanto pagarei?

    Aumento de quê?
    • SrR
    • 11 dezembro 2021 editado

     # 3

    Segundo percebi originalmente a entrada estava a Este e os quartos a Norte......
  3.  # 4

    Colocado por: LazialePelo que eu ja constatei nem que eu lhe dissesse que era para poente. Ele tinha de reunir com o ARQUITETO a transmitir lhe o que eu queria, que por sua vez entrava em contato comigo e me pergunta a se eu queria alterar. CERTO?


    O empreiteiro tem de cumprir o projeto aprovado na CM. E para esclarecer, reunir com o arquiteto e marcar a obra com o topografo.
    Não há muito que enganar, a rua está lá marcada.

    Mas se pediu ao empreiteiro para "rodar a casa" sem consentimento do arquiteto, pode ter problemas. Se houve um engano de rotações, deixe estar conforme projetado.

    As duas imagens são iguais, só as rodei, para o Norte ficar para cima. A realidade é que a entrada está virada para a rua que está marcada.

    Temos sempre a primeira impressão, como na primeira imagem, e pela posição da legenda do gabinete, que para cima do papel é Norte, para baixo o Sul, oeste à esquerda, sucessivamente, mas falta a marca do NORTE na imagem.
    Eu coloquei a marca que me parece ser a realidade. Se o Arquiteto desenhou a casa com o Norte virado para a esquerda, deve lá ter a rosa dos ventos ou a marca a confirmar.
    Mas pela configuração do terreno e localização relativa da rua que está no levantamento não deixa dúvidas, podem girar o desenho à vontade.
    • SrR
    • 11 dezembro 2021

     # 5

    Colocado por: Lazialeporta de entrada está para este e eu por lapso disse ao construtor para colocar para sul.
    ou seja estava a Este os quartos a Norte, rodou a planta e a entrada passou a Sul e os quartos para Este
  4.  # 6

    Não percebo como rodam uma planta quando a rua está bem identificada e não há margem para dúvidas

    Marcaram a casa a olho num terreno todo esquinado?
  5.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoNão percebo como rodam uma planta quando a rua está bem identificada e não há margem para dúvidas

    Marcaram a casa a olho num terreno todo esquinado?
    Como é que isso é possível, entao os topografos nao davam conta? Isto é muito estranho
  6.  # 8

    Se entendi bem.... falta saber a realidade.
      3.png
  7.  # 9

    Projetado imagem 1
  8.  # 10

    Empreiteiro fez imagem 3
  9.  # 11

    Mas não pode pedir ao empreiteiro para rodar a casa sem consentimento do arquiteto.
    Além da arquitetura, o projeto de térmica tem de ser todo refeito, para além dos problemas como explicar à ADENE, se houve erro, quem virou a casa, etc, e depois espeta a faca aos técnicos, antes havia uma lista negra, que não sei se ainda existe... novo projeto de térmica e nova certificação do projeto.
    Ao rodar a casa, os arranjos exteriores têm de ser refeitos, nova entrada, nova posição de contadores, tanta coisa a redefinir, e mais metros de tubos e cabos no exterior, possivelmente. E em dias de chuva, tem de dar uma corrida para chegar ao carro...
    Ao rodar assim fica com os quartos todos para norte...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • VCAC
    • 11 dezembro 2021

     # 12

    Que grande confusão!!!

    Como é que isto acontece!!??
    Mesmo que o cliente diga para se fazer de uma forma, se essa forma não é a que está no projecto, não seria suposto pelo menos o empreiteiro alertar para o facto do DO poder vir a ter problemas com a licença de utilização!!?

    Pelo que é indicado no primeiro post, no projecto a porta está para este, logo a primeira imagem do htavares não estará correcta, o norte é em baixo e o sul em cima.

    Também no primeiro post é indicado que o engenheiro agora veio dizer que é necessário meter um projecto de alterações na câmara. Qual engenheiro?
    Onde andava esse engenheiro quando andavam a marcar a obra?
  10.  # 13

    O que me aconselham a fazer?
  11.  # 14

    Falar com o fiscal que contratou e pedir esclarecimentos.

    Senão existir fiscal pedir esclarecimentos ao engenheiro diretor de obra e escrever no livro de obra.

    Depois o empreiteiro que mande abaixo e faça direito ou que lhe pague o arquiteto se você gostar assim como foi feito

    Um empreiteiro que não sabe ler desenhos como lhe vai construir a casa?
    • SrR
    • 11 dezembro 2021

     # 15

    Jasus!!!!
  12.  # 16

    Colocado por: RicardoPortoUm empreiteiro que não sabe ler desenhos como lhe vai construir a casa?
    Pois, se nem a implantação da casa consegue ver imagino o resto
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 17

    Colocado por: VCACQue grande confusão!!!

    Como é que isto acontece!!??
    Mesmo que o cliente diga para se fazer de uma forma, se essa forma não é a que está no projecto, não seria suposto pelo menos o empreiteiro alertar para o facto do DO poder vir a ter problemas com a licença de utilização!!?

    Pelo que é indicado no primeiro post, no projecto a porta está para este, logo a primeira imagem do htavares não estará correcta, o norte é em baixo e o sul em cima.

    Também no primeiro post é indicado que o engenheiro agora veio dizer que é necessário meter um projecto de alterações na câmara. Qual engenheiro?
    Onde andava esse engenheiro quando andavam a marcar a obra?


    Mantendo a privacidade da autora da discussão e a discrição, embora a informação esteja lá, a rua marcada tem orientação NW - SE, não é difícil perceber que o projeto está bem executado quanto às orientações, quartos a nascente, sala a SW e cozinha no que restava a NW. A entrada ficava de facto a Oeste e não a Este (não há arruamento por esse lado).
  14.  # 18

    Está aqui uma história mal contada.
    Cheira-me que este DO fez asneira da grossa e agora quer culpar o empreiteiro.

    Coloque lá umas fotos da obra sff.
  15.  # 19

    Colocado por: LazialeO que me aconselham a fazer?


    Veja o que está registado por mails, SMS, Whatsapp, etc, atas e no livro de obra sobre a sua pretenção de virar a Sul a entrada.

    Assuma o erro, perante todos, mas principalmente perante o arquiteto e a Câmara. Não sei qual a relação que tem com o arquiteto, mas para mim, parece que quis fazer à revelia do mesmo, mas pior, da Câmara que aprovou o projeto.

    O empreiteiro e responsável técnico, seja engenheiro ou arquiteto, tem de ser chamado à atenção porque já deveria ter alertado para a alteração de projetos há mais tempo, ou porque há uma relação de confiança entre si e estes, ou eles pensaram em suposta confiança entre o dono de obra e o arquiteto, desleixo do empreiteiro, falta de tempo ou má fé, deixou esperar até esta altura para alertar, mas sobretudo NÃO cumpriu o projeto aprovado. Se houve má fé, chamar advogado e procurar empreiteiro, nesta fase deve ser difícil ou vai ter de o aguentar.

    Tente negociar manter o que está construído.

    Implica praticamente novos projetos de arquitetura, arranjos exteriores, térmica e respetiva certificação, eletricidade e eventual novo licenciamento, ITED e nova certificação na ANACOM, adaptação das restantes especialidades.

    Por menos, já vi arquitetos colocar dono de obra, diretor técnico e fiscal em tribunal e mandar reclamação às respetivas ordens.

    Eu alerto para as implicações das decisões do dono de obra para não haver chatices destas, por escrito.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 20

    Colocado por: LazialeO que me aconselham a fazer?


    O que fez foi uma ilegalidade. O empreiteiro dar-lhe ouvidos sem questionar foi outra, se calhar pior ainda pois tem o dever de saber estas coisas.

    Se no limite tiver que pagar mais "mil e tal" (como diz) pelos projectos, sinta-se com muita sorte.

    Uma coima da câmara ou obrigação para demolir sair-lhe-á mais caro certamente.

    O que acho ainda mais estranho é a falta de noção de todos que estão numa obra sabendo duma falha destas, Dono de Obra incluido. Até quarto a norte terá assim...

    A casa é para vender?
    Parece coisa para os apanhados.
 
0.0239 seg. NEW