Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a substituir um interruptor duplo, acende na cozinha e acende na despensa. Tem 2 fios pretos e 1 fio castanho.

    O antigo funcionava bem, mas agora não consigo por a funcionar igual.
    No atual, como está uma lampada acende num sentido, a outra acende noutro sentido, ou seja se estiverem ambas desligadas estão cada um dos botoes para seu lado.

    Alguma ajuda?

    Imagem 1 - atual que funciona mas botoes ao contrario
    Imagem 2 - anterior que funcionava bem
      264115755_241358921437870_5045841090460865870_n.jpg
      antigo.jpg
  2.  # 2

    6 para 3, ou 1 para 4.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Primeira casa
    • FT87
    • 11 dezembro 2021

     # 3

    Colocado por: Primeira casaBoa tarde,

    Estou a substituir um interruptor duplo, acende na cozinha e acende na despensa. Tem 2 fios pretos e 1 fio castanho.

    O antigo funcionava bem, mas agora não consigo por a funcionar igual.
    No atual, como está uma lampada acende num sentido, a outra acende noutro sentido, ou seja se estiverem ambas desligadas estão cada um dos botoes para seu lado.

    Alguma ajuda?

    Imagem 1 - atual que funciona mas botoes ao contrario
    Imagem 2 - anterior que funcionava bem
      264115755_241358921437870_5045841090460865870_n.jpg
      antigo.jpg


    O que tinha antigo era um interruptor duplo que funcionava como lustre o que tem agora é um comutador escada duplo que também da.
  3.  # 4

    Colocado por: Primeira casaBoa tarde,

    Estou a substituir um interruptor duplo, acende na cozinha e acende na despensa. Tem 2 fios pretos e 1 fio castanho.

    O antigo funcionava bem, mas agora não consigo por a funcionar igual.
    No atual, como está uma lampada acende num sentido, a outra acende noutro sentido, ou seja se estiverem ambas desligadas estão cada um dos botoes para seu lado.

    Alguma ajuda?

    Imagem 1 - atual que funciona mas botoes ao contrario
    Imagem 2 - anterior que funcionava bem
      264115755_241358921437870_5045841090460865870_n.jpg
      antigo.jpg



    esse fio de cobre sem isolamento numa fase esta me a deixar nervoso. se calhar por sua segurança deveria trocar isso.
  4.  # 5

    Bom dia,
    troquei o 6 para 3 e funiconou, obrigado!

    @luixmod o anterior já estava assim, tenho ideia de que se retirar já nao funciona.

    Não entendo disto, pode-me dizer qual é o perigo?
    E qual a alternativa, se o tirar?

    Obrigado!
  5.  # 6

    Está ai um trabalho muito bom mesmo, com o condutor sem isolamento...

    Tem de retirar esse condutor e colocar um com isolamento como os restantes que estão ligados nos outros terminais.

    Colocado por: Primeira casaNão entendo disto, pode-me dizer qual é o perigo?
    E qual a alternativa, se o tirar?
  6.  # 7

    Colocado por: Primeira casaBom dia,
    troquei o 6 para 3 e funiconou, obrigado!

    @luixmod o anterior já estava assim, tenho ideia de que se retirar já nao funciona.

    Não entendo disto, pode-me dizer qual é o perigo?
    E qual a alternativa, se o tirar?

    Obrigado!


    não é para retirar é para trocar, isso é só o shunt para alimentar as duas entradas do comutador. está sempre presente 230vac nesse condutor dai que deveria estar isolado.
  7.  # 8

    Boas,
    Como já foi dito, basta arranjar um bocado de fio de cobre isolado para colocar no sitio desse que não tem isolamento nenhum.
 
0.0146 seg. NEW