Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Tenho uma dúvida que gostaria de vos expor. Tenho reparado que têm surgido nas paredes, tanto internas tanto externas da minha moradia, rachas de grande dimensão. Algumas estão nos cantos da casa nos quartos do tecto até ao chão e outras nas paredes. Também junto às janelas isso aconteceu inclusive o estuque junto às caixas dos estores cedeu.
    A moradia tem dois pisos e sótão, parede dupla com caixa de ar e tem cerca de 30 anos. Sofreu obras de substituição do telhado há cerca de dois anos no qual se substituiu as telhas por placa sandwich (imitação de Telha) para isolamento térmico.
    Vou postar algumas fotos e gostaria da vossa opinião pois a casa nunca teve este tipo de rachas e tenho receio que possa ser alguma coisa estrutural.
    Obrigado.
  2.  # 2

O que mudou nos últimos tempos?

Algum vizinho fez uma construção com cave? Pelo que diz a sua casa deve ter assentado no terreno..
  3.  # 3

Não, nenhum vizinho fez nenhuma construção com cave. Pelo menos que eu saiba. Acho estranho pois a minha casa já tem cerca de 30 anos e supostamente já teria "acamado". E nunca me lembro destas fissuras tão salientes. Há cerca de 6 anos fiz uma remodelação na cozinha e wcs. E há dois anos a substituição integral do telhado pois as telhas muitas delas estavam partidas e coloquei telhado sandwish. Foram estas as únicas intervenções na casa. Vou tentar postar algumas fotos.
    • AMVP
    • 12 dezembro 2021

# 4

Ocorreram obras na via pública que possam ter afetado a estrutura da casa?
  4.  # 5

Alguma pedreira nova nas redondezas?
  5.  # 6

Algarve Mauricio?
  6.  # 7

A casa é na Aroeira, Charneca de Caparica.
    Há muita construção nova nesta zona. Frente à minha casa anda a ser feita uma casa mas creio que não terá influência sobre a minha habitação visto que a construção começou há cerca de 3 meses e antes já tinha algumas rachas nas paredes.
    Há 2 anos o meu vizinho do lado cortou vários pinheiros do terreno dele pois as raízes estavam a levantar parte do lajeado do meu quintal mas será que esse facto poderá estar relacionado com esta situação das rachaduras. Outra coisa que me apercebi há vários meses atrás é que na altura não relacionei com esta situação é o facto de as portadas exteriores de uma porta do piso inferior terem ficado empenadas. Uma visão mais minuciosa revelou que a pedra mármore ao nível do chão partiu e terá levantado ligeiramente... O que me leva a supor que terá havido alguma movimentação à nível do solo que terá causado toda esta situação (talvez um pequeno tremor de terra ou algo do género???)
    De qual
  7.  # 8

De qualquer forma ontem experimentei tapar com uma massa de gesso algumas dessa fissuras apenas para ver se voltariam a abrir o que seria mau sinal. Ainda só se passou um dia mas até agora o gesso está intacto e não fracturou...
    • AMVP
    • 13 dezembro 2021

# 9

Há uns anos atrás, a 500 mts da casa dos meus pais alargaram uma estrada, em determinadas alturas dos trabalhos sentia-se trepidação em casa. Uns tempos antes foram efetuadas obras na rua mesmo à porta da mesma casa e zero de impacto. Isto para lhe dizer que nem sempre o mais próximo é o que tem mais impacto.

Quanto a pequenos tremores de terra com impacto visível nas estrutura ou em superfícies móveis apenas posso falar das minhas experiências, na baixa já senti alguns e aquilo que ouvi/vi e senti foi portas a bater, naqueles ligeiramente mais fortes, o chão a estremecer, secretária a abanar um pouco e ... poeira na secretária ou mala, às vezes são tão ligeiros que só se vê mesmo a poeira nas malas.

Mas ainda bem que parece que a situação está estável.
  8.  # 10

0.0140 seg. NEW