Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Gostaria de saber se alguem pode me esclarecer a seguinte dúvida:

    Ha algum tempo atras foi pedido a reparaçao do sistema de campainhas do predio onde habito.
    Ao ver a factura notei que além de nao vir nada discriminado, foi tudo facturado com IVA a 20%, material e mao de obra.

    Ora, ao ler o codigo do iva na Lista I, Bens e serviços a taxa reduzida , no ítem 2.12 Electricidade.

    Portanto gostaria de saber se a mão-de-obra referente a esse serviço é de 20% ou deveria ser 5%.
  2.  # 2

    Tratando-se de um prédio de HABITAÇÃO, o IVA sobre a mão-de-obra dessa reparação devia ser de 5%.

    Mas, passados todos estes anos, ainda há muita gente que não o sabe. O Estado agradece...

    NOTA: mas não é em ELECTRICIDADE, é no §2.27 (reparação, conservação,..., de prédios habitacionais...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nielsky
  3.  # 3

    Ok,
    obrigado.

    Eu tinha uma vaga ideia, faltava so a confirmação.
  4.  # 4

    O IVA que incide sobre o arranjo de produtos, ainda que de electrecidade, é 20%.
  5.  # 5

    Colocado por: ParreiraO IVA que incide sobre o arranjo de produtos, ainda que de electrecidade, é 20%.


    Pois,
    mas a situação que apresentaram foi, passo a citar " Substituição de botoneiras e módulos adjacentes ".
    ou seja levou tudo com IVA a 20%.

    não esta descrito quanto é a referente à mao-de-obra, nem o valor do equipamento.
  6.  # 6

    Boas,

    O prestador do serviço emite uma factura discriminando o valor da obra realizada no imóvel afecto à habitação e nos outros equipamentos, aplicando a taxa reduzida de 5% aos serviços realizados na habitação e de 20% aos materiais aplicados no caso de exceder 20% do valor global;

    ou

    o prestador do serviço emite uma única factura pelo preço global da empreitada, que deverá ser tributada à taxa de 20%.

    As empresas optam por aquela que lhe dá menos chatisses, aliás precisam de passar facturas, porque já sabemos que o particular recusa-se a pagar.
  7.  # 7

    Colocado por: JackArt .....

    o prestador do serviço emite uma única factura pelo preço global da empreitada, que deverá ser tributada à taxa de 20%.

    As empresas optam por aquela que lhe dá menos chatisses, aliás precisam de passar facturas, porque já sabemos que o particular recusa-se a pagar.



    Suponhamos que sou eu o gerente da empresa que prestou o serviço:
    1. Para nao ter chatices facturo tudo com 20% de iva ? é isso ? - nesse caso nao deveria esta escrito na factura " iva incluido à taxa em vigor" ?
    2. Não percebi essa do " particular recusa-se a pagar".

    agradeço a explicação. s.f.f.
    •  
      JackArt
    • 3 janeiro 2010 editado

     # 8

    Colocado por: nielsky Suponhamos que sou eu o gerente da empresa que prestou o serviço:
    1. Para nao ter chatices facturo tudo com 20% de iva ? é isso ? - nesse caso nao deveria esta escrito na factura " iva incluido à taxa em vigor" ?
    2. Não percebi essa do " particular recusa-se a pagar". agradeço a explicação. s.f.f.


    1. Exacto, porque as finanças podem pedir um justificativo da factura taxada a 5% (esmiuçar), e o que todos nós queremos é vê-los pelas costas.

    2. Não percebe porque das duas uma, ou não está na área ou então está muito afastado do departamento financeiro, mas é mesmo assim como escrevi, recusa-se.
  8.  # 9

    Viva e parabéns ao forúm.

    É impressionante a quantidade de pessoas que tem problemas com empreiteiros, obras e coisas desse tipo... quem dera ter descoberto esta página mais cedo.

    Em relação à questão do IVA:
    - na qualidade de cliente posso então exigir que na factura venha discriminado o valor a pagar pela mão de obra e respectivo IVA (5%) e pelos materiais (IVA a 20%).
    - no entanto o prestador de serviços "para não ter chatices passa tudo a 20%".

    Alguém já pensou quer o prestador pode estar a passarnos uma factura falsa:
    - ao cliente taxa tudo a 20% e recebe assim.
    - depois às finanças esmiuça a factura (anula a factura anterior ou tem outro livro de facturas) e fica com os 15% de diferença na mão de obra que cobrou?

    Alguém sabe como verificar a veracidade da factura apresentada?? Nas finanças fazem isso?

    Obrigado. Próspero 010!
  9.  # 10

    Mr. Jackart,

    Eu compreendo que algumas pessoas possam nao querer pagar, no entanto devem ter uma justificação para tal.
    Possivelmente ou nao estao satisfeito com o serviço, ou podem sentir-se enganado com com o serviço prestado relativamente à proposta apresentada, ou simplesmente podem estar equivocado, ou seja, criou uma imagem do que queria e nao soube explicar ao prestador de serviço e só posteriormente deu pelo equivoco.

    Em relação as facturas, solicito-as sempre sempre, e gosto de nao me sentir injustiçado, no entanto andes de decidir quem executa o serviço e peço muita informação.
    E depois como é obvio pago o que está no orçamento, a nao ser que haja um desconto, o que é muito raro.
  10.  # 11

    Colocado por: nielskyMr. Jackart,

    Eu compreendo que algumas pessoas possam nao querer pagar, no entanto devem ter uma justificação para tal.
    Possivelmente ou nao estao satisfeito com o serviço, ou podem sentir-se enganado com com o serviço prestado relativamente à proposta apresentada, ou simplesmente podem estar equivocado, ou seja, criou uma imagem do que queria e nao soube explicar ao prestador de serviço e só posteriormente deu pelo equivoco.

    Em relação as facturas, solicito-as sempre sempre, e gosto de nao me sentir injustiçado, no entanto andes de decidir quem executa o serviço e peço muita informação.
    E depois como é obvio pago o que está no orçamento, a nao ser que haja um desconto, o que é muito raro.


    Acho que deve continuar assim com essa postura.

    Para concluir só me ocorre uma coisa... Vivemos em países e realidades diferentes.
  11.  # 12

    Colocado por: nuno_pintoAlguém já pensou quer o prestador pode estar a passarnos uma factura falsa:
    - ao cliente taxa tudo a 20% e recebe assim.
    - depois às finanças esmiuça a factura (anula a factura anterior ou tem outro livro de facturas) e fica com os 15% de diferença na mão de obra que cobrou?



    Para anular a factura terá que fazê-lo através de nota de crédito assinada pelo cliente. É possível ? É ..
 
0.0171 seg. NEW