Caros senhores, A minha cozinha foi alvo de remodelação recente, foi refeita a canalização de água. O empreiteiro, com 40 anos de experiência, decidiu passar os tubos de tripla camada pelo chão, a aproximadamente 10cm da parede com roços pouco profundos, pois verificou que por baixo do mosaico o chão é em tijoleira, não lhe oferecia as garantias pretendidas. Disse que não me fazia nichos para as torneiras das máquinas pois não sabia o que estava do outro lado, ainda furava a casa da vizinha, no entanto, foram abertos espaços de profundidade semelhante, meu ver, para instalação das tomadas eléctricas. Informou-me que não colocou pavimento nos 15/20cm junto á parede (ficou apenas cimentado) dado que os canos estão muito à superfície, a equipe de montagem das estruturas Ikea que pusesse os pés das estruturas mais afastados do fundo, para não ficarem em cima dos canos, nalgumas zonas visíveis. Claro está que os pés dos módulos foram montados no orifício próprio, e nem sequer me parece ser esse o maior problema. Os pés das máquinas de louça e roupa, afastadas 5cm da parede, são justamente aqueles que assentam nos canos. Devo ficar tranquila com este serviço, ou estarei a correr o sério risco de entrar em casa e deparar-me com uma rotura? É fiável esta situação ou terei que tomar medidas e desmontar a bancada e fazer tudo de novo? Obrigada
O apoio dos móveis não deveria ficar sobr eos tubos, sem ter uma camada de argamassa sólida por cima (no mínimo uns 5cm, acho). MAs se eles conseguirem desviar os apoios para fora da tubagem, talvez resulte melhor. Seja como for, isso parece tudo muito atamancado. Pode colocar fotografias?
Estas pessoas agradeceram este comentário: anapapps
Atamancadíssimo NunoGouveia, nem 5 mm, daí a preocupação para que fosse o Ikea a proteger a falha, colocando os pés fora da zona crítica. Tal não aconteceu, embora seja possível de fazer, mas no que refere às máquinas, bem mais pesadas, os pés não têm lugar à escolha. Não entendo o porquê de abrir roço no chão, os canos antigos devem permanecer dentro da parede, esse seria o caminho a seguir. Para meu sossego e garantia da fiabilidade da durabilidade da canalização, parece que só me resta a alternativa de pedir para me desmontarem o material por baixo da bancada e refazer todo o trabalho referente aos novos canos. Fui bem enganada, certo? Anexo imagens, a cimentação está ao nível dos canos, o pavimento acaba antes dos pés.
Não sei se estou a "imaginar" bem a coisa, mas se conseguir colocar umas bases na zona onde estão os pés dos móveis, consegue espalhar a pressão exercida no chão na zona onde o cimento é mais fino.
Colocado por: anapappsSinceramente rjmpires, não sei responder, é coisa que não está ao meu alcance, apenas confiei, só agora comecei a juntar 1+2.
O "exercício" que eu lhe estava a tentar transmitir era algo do género da imagem em baixo, pura física. Se conseguir espalhar a força exercida no chão pelo móvel, vai diminuir a pressão sobre o ponto fraco. Aumenta a área, diminui a pressão