Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite .

Eu e a minha namorada compramos um apartamento em Março deste ano, foi um oportunidade que apareceu de repente pois tinha uma conhecida numa imobiliária e acabamos por comprar um apartamento de retoma de banco num valor bastante bom para o que tenho visto por ai .
    Desde que viemos morar juntos a relação degradou-se de tal forma que ainda hoje nem consigo perceber como isto foi acontecendo , e a verdade é que já não consigo aguentar tanto mau ambiente e tanta discussão .
    O crédito ao banco está em nome dos dois , e como na altura ambos tínhamos dinheiro de lado eu paguei a escritura e ela acabou por pagar a entrada da casa .
    Cansado já de tanto problema falei com ela e disse que saia , abdicava de quase tudo a única coisa que ela me dava era o valor da escritura e metade do valor total das prestações pagas até ao dia de hoje , até ai tudo bem .
    Mas agora estou com várias questões que gostava que me ajudassem .
    Como proceder para abdicar de tudo e colocar a casa em nome dela , quais os custos e onde tenho que ir para tratar disto .
    Para já são estas as questões .
    Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Joliveira10Como proceder para abdicar de tudo e colocar a casa em nome dela , quais os custos e onde tenho que ir para tratar disto .
    Antes de mais nada têm os dois de ir ao banco ver se isso é possível. Se a sua companheira não tiver taxa de esforço que o permita, o banco pode nem aceitar que o Joliveira10 saia do empréstimo.

Este tipo de contratos, são em muitas situações, mais difíceis de dissolver que um casamento.

Boa sorte
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Belhinho
  3.  # 3

Vão ter de falar com o banco, para ver se aceita que o crédito fique só em nome dela.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

O empréstimo tem de passar para o nome dela , que pode não ser possível, ou até originar um valor de empréstimo muito superior.
    A solução poderá passar por vender o apartamento.
    • FT87
    • 14 dezembro 2021

# 5

Ou caso a taxa de esforço dela não permita pode sempre tentar arranjar alguém para o substituir (país, irmãos etc)
    • smst
    • 14 dezembro 2021

# 6

"Cansado já de tanto problema falei com ela e disse que saia , abdicava de quase tudo a única coisa que ela me dava era o valor da escritura e metade do valor total das prestações pagas até ao dia de hoje , até ai tudo bem ."
    Só se ela for muito "tapada", então você morou em economia comum e ela tem de devolver o valor de metade das prestações? Enfim...
    Ela dificilmente conseguirá assumir o crédito sozinha devido à taxa de esforço (ou então ganha muito bem), por isso o melhor é venderem o apartamento e liquidarem-no ao banco, atenção que neste momento devem (os dois) ao banco quase de certeza mais do que conseguirão pela venda do apartamento.
  5.  # 7

Colocado por: smst
    Só se ela for muito "tapada", então você morou em economia comum e ela tem de devolver o valor de metade das prestações? Enfim...
    Ela dificilmente conseguirá assumir o crédito sozinha devido à taxa de esforço (ou então ganha muito bem), por isso o melhor é venderem o apartamento e liquidarem-no ao banco, atenção que neste momento devem (os dois) ao banco quase de certeza mais do que conseguirão pela venda do apartamento.

Tantas considerações sem saber que valores (CH, vencimento, etc...) estão envolvidos?
    O maior erro que eu vejo nesta situação é o facto de estar a abdicar de algo que tenho quase a certeza que se vai arrepender. E digo isto com conhecimento de causa de pelo menos 3 casos semelhantes muito próximos.

Colocado por: Joliveira10Boa noite .

Eu e a minha namorada compramos um apartamento em Março deste ano, foi um oportunidade que apareceu de repente pois tinha uma conhecida numa imobiliária e acabamos por comprar um apartamento de retoma de banco num valor bastante bom para o que tenho visto por ai .
    Desde que viemos morar juntos a relação degradou-se de tal forma que ainda hoje nem consigo perceber como isto foi acontecendo , e a verdade é que já não consigo aguentar tanto mau ambiente e tanta discussão .
    O crédito ao banco está em nome dos dois , e como na altura ambos tínhamos dinheiro de lado eu paguei a escritura e ela acabou por pagar a entrada da casa .
    Cansado já de tanto problema falei com ela e disse que saia , abdicava de quase tudo a única coisa que ela me dava era o valor da escritura e metade do valor total das prestações pagas até ao dia de hoje , até ai tudo bem .
    Mas agora estou com várias questões que gostava que me ajudassem .
    Como proceder para abdicar de tudo e colocar a casa em nome dela , quais os custos e onde tenho que ir para tratar disto .
    Para já são estas as questões .
    Obrigado

A solução pode passar por fazer nova escritura em que lhe vai vender a sua metade (valor que já pagaram do CH) e depois ela vai ter que tratar da sua desoneração junto do banco. Para isso terá que apresentar uma série de documentos exigidos pelo banco para que este possa avaliar o risco e a capacidade de ela ficar sozinha no CH (taxa de esforço), o que poderá passar por arranjar novas garantias tais como hipoteca sobre um bem que não a habitação em causa do CH e/ou fiador(es).

Qual o valor do CH e qual o vencimento de amabos?
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  6.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesSó se ela for muito "tapada"

Se compraram o apartamento barato e agora vale muito mais, o tapado é ele e não ela.
  7.  # 9

O que é barato? 100K? 200K?
    O que eu li foi que o apartamento foi uma retoma de um banco. Do que tenho visto o facto de os imoveis serem da banca não significa que o preço seja melhor apenas tem a vantagem de quase sempre não ser necessária a entrada inicial e outras despesas. Face a isto os intermediários (imobiliárias essencialmente) aproveitam para melhorar a comissão.
  8.  # 10

geralmente o que aliciante dos imóveis dos bancos são os 100% de financiamento.

o melhor nestes casos ainda é vender o imovel, pagar o crédito e cada um seguir a sua vida.

se ela diz que lhe paga o dinheiro da escritura e metade do dinheiro das prestaçóes, menos mal. resta saber de tem capacidade a assumir sozinha o emprestimo.
  9.  # 11

Boa noite .
    Obrigado desde já por todas as respostas .

O apartamento custou 67500€ e o empréstimo do banco foi de 62500€.

O meu ordenado liquido é de 790€ o dela é cerca e 680€

0.0152 seg. NEW