Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, uma peço desculpa por utilizar o fórum para um assunto que nada tem haver com casas, mas necessitava de uma opinião mais ou menos rápida e que me tire uma dúvida antes que eu opte por tomar uma má opção. Comprei um carro num stand automóvel e o vendedor diz mecionou na fatura que nao tenho algum tipo de garantia. Isto é possível? Todas as stands nao sao obrigadas a dar pelo menos 1 ano de garantia ? Obrigado e desculpe.
    • RCF
    • 15 dezembro 2021

     # 2

    sim, em carros usados, os stands são obrigados a dar garantia. O período mínimo é de 1 ano
    • RCF
    • 15 dezembro 2021

     # 3

    A obrigatoriedade de garantia está prevista no artigo 5º, nºs 1 e 2, do Decreto-Lei nº 84/2008, de 21 de Maio.
    https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/o-que-saber-sobre-carros/garantias-nos-carros-novos-e-usados
  2.  # 4

    Muito obrigado pela sua resposta , mas essa lei é para europa toda ? esqueci me de mencionar que estou no estrangeiro no Luxebourgo

    Estou a ter difilcudades em arranjar respostas as leis no luxembourg ,
    • RCF
    • 15 dezembro 2021

     # 5

    O que eu escrevi atrás é válido para Portugal.
    Se está a comprar no Luxemburgo, aplica-se a Lei desse país...
  3.  # 6

    Apos fazer 300klms o eixo de transmissao (cardan) partiu ,

    E nao foi nas minha maos , eu reparei na anomalia e deixei na oficina da stand , mas eles passaram me uma factura a dizer que o carro nao tem garantia ,

    e o seguro nao quer dar carro de substituição ,

    O que posso fazer ? ou dirigir me ?
    • RCF
    • 15 dezembro 2021

     # 7

    Colocado por: Francisco27slbApos fazer 300klms o eixo de transmissao (cardan) partiu ,

    E nao foi nas minha maos , eu reparei na anomalia e deixei na oficina da stand , mas eles passaram me uma factura a dizer que o carro nao tem garantia ,

    e o seguro nao quer dar carro de substituição ,

    O que posso fazer ? ou dirigir me ?

    Lamento, mas desconheço a legislação luxemburguesa...
    De qualquer forma, tal como em Portugal, deve existir livro de reclamações no stand. Se existir, pode pedir o livro de reclamações e escrever lá a situação. A entidade competente haverá de receber a sua reclamação
  4.  # 8

    Por lei tem 1 ano de garantida, mas a garantia não comtempla desgaste, mau uso ou manutenção indevida.

    Aqui começa o problema, grande parte dos problemas dos carros "pode" ser devido a esses casos.
  5.  # 9

    Como menciono em cima por acaso nao foi comigo porque começei por ouvir a mal trabalhar no carro e achei por bem nao conduzir mais e deixar no mecanico , o mesmo ao retirar o carro da oficina para estacionar fora da oficina , nesse momento o carro partiu o eixo , algo que é raro acontecer , tenho um filho de 1 ano imagino se me tivesse acontecido ao levar lo a creche ..

    Fora isso o seguro nao me quer dar carro de substituição já aguardo a 2 meses , e agora disseram me que nao dão apoio juridico ,

    E a unica alternativa que vejo é por em tribunal a Stand .. ?
  6.  # 10

    quanto ao carro do seguro, a sua apólice pode não contemplar esse beneficio, por isso é que existem seguro de 100€ e de 1000€. e pelos visto a sua apólice nem apoio jurídico dá ao segurado.

    quanto à questão da garantia, tem que ir procurar na legislação do luxemburgo.
  7.  # 11

    Se fosse em Portugal podia recorrer ao Centro de Arbitragem do Setor Automóvel e resolvia isso rapidamente. Veja se no Luxemburgo existe uma entidade equivalente.
    Em Portugal a garantia de um ano é obrigatória. No Luxemburgo deve ser igual. Isto são normas europeias.
    • smst
    • 15 dezembro 2021

     # 12

    Veja o contrato de venda, mas se aceitou comprar um carro sem garantia não pode pegar por aí.
    Para ter direito a carro de substituição (em Portugal, no Luxemburgo pode ser diferente), o seu seguro tem de ter essa cobertura e apenas lhe fornece carro pelo tempo necessário à reparação não contemplando tempo de espera de peças e mediante declaração da oficina reparadora. Neste caso pelo que conta, sendo necessário substituir o cardan (ou transmissão completa) apenas seria considerado um dia de paralização.
    Tem o carro parado à 2 meses? Afinal não precisa de carro...
    O ideal é mandar reparar o carro e caso se verifique que tem garantia, reclamar o pagamento da reparação em tribunal ou então devia desde inicio colocar um advogado a pressionar o stand para lhe resolverem a situação.
  8.  # 13

    Boas Franisco
    Morei muito tempo ai no Luxemburgo , a garantia é obrigatória e a lei do Luxembourgo casos obriga a mínimo 1 ano se comprou num stand legal ,quero dizer que tem que ter uma fatura de compra no nome do Stand

    pq se for uma compra direta de uma pessoa para outra já não dá ai muitos stands tem carros em exposição mas são de particulares e a venda é feita direta de particular para particular depois o proprietário do carro da um (X) o SR do stand .

    Mas voce pode saber tudo na ULC em 5 Rue des Bruyères, 1274 Hesperange, Luxemburgo ,,,union do consommateurs que lhe dá todas as informações e ajudam a tratar de tudo .

    espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
 
0.0146 seg. NEW