Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

A minha questão deve ser tão parva quanto parece, mas ainda assim, cá vai:

Tenho uma salamandra na qual uma das laterais se encontra a +/- 20cm de distância da parede. Ora, eu detesto o cesto da lenha e o espaço que ocupa, pelo que, se eu pudesse colocar a lenha nesse espaço entre a salamandra e a parede, seria um descanso! A lenha não ficaria parada muito tempo (apenas um ou dois dias). Podem dizer-me se existe algum risco ( além dos riscos na parede :P)?

Obrigada!
  2.  # 2

Meta la a mão, se queimar não meta lenha, se não queimar meta a vontade.
  3.  # 3

Existem dezenas de modelos com espaço de arrumação para lenha na própria salamandra, eu também arrumava a lenha junto da salamandra sem problemas.

4.  # 4

Desde que não lhe caia chamas ou fagulhas, qual problema? Até ajuda na secagem da lenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
    • RCF
    • 16 dezembro 2021

# 5

Colocado por: BelhinhoDesde que não lhe caia chamas ou fagulhas, qual problema?

Se atingir temperaturas elevadas, a lenha entrará em autocombustão.

É mais ou menos como aqui dito:
    Colocado por: coelhinho78Meta la a mão, se queimar não meta lenha, se não queimar meta a vontade.
  5.  # 6

Colocado por: RCFSe atingir temperaturas elevadas, a lenha entrará em autocombustão.

Principalmente resinosas.
    Se aquecer bastante por irradiação, começa a libertar seiva cujos vapores têm um flash point bem mais baixo que a própria madeira..e puf!
    Concordam com este comentário: RCF
  6.  # 7

Colocado por: hangas

Principalmente resinosas.
    Se aquecer bastante por irradiação, começa a libertar seiva cujos vapores têm um flash point bem mais baixo que a própria madeira..e puf!
    Concordam com este comentário:RCF

Se tiverem embebidas em gasolina ainda mais baixo será.
  7.  # 8

leia aqui:
    https://ambientesst.com.br/efeitos-temperatura-madeira/
    e aqui:
    https://www.smartfire.pt/as-3-fases-da-combustao-em-equipamentos-a-lenha/

Portanto não é conveniente estar em contacto com superficies com temperatura superiores a 150ºC.
    Meça qual é a temperatura máxima que atinge as superfícies com o qual poderá haver contacto.
  8.  # 9

9.  # 10

Mais rapidamente derretia a salamandra do que a madeira por "autocombustão"...
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
    • RCF
    • 17 dezembro 2021

# 11

Colocado por: BelhinhoMais rapidamente derretia a salamandra do que a madeira por "autocombustão"...
    Concordam com este comentário:pauloagsantos

está muito enganado...
    Por exemplo, no caminho de ferro, em dias muito quentes e em lugares com grande exposição solar, há travessas de madeira que entram em autocombustão.
    Concordam com este comentário: RMPG
  10.  # 12

Colocado por: RCFPor exemplo, no caminho de ferro, em dias muito quentes e em lugares com grande exposição solar, há travessas de madeira que entram em autocombustão.
    Depois de passar o comboio.
    • RCF
    • 17 dezembro 2021

# 13

Colocado por: BelhinhoDepois de passar o comboio.

Também pode acontecer. Mas aí, o fenómeno é outro
    Concordam com este comentário: Belhinho
  11.  # 14

Por estas bandas, as pilhas e pilhas de madeira para a Navigator fazer papel são regadas no verão. A gaseificação do material pelo calor do sol é tal que o risco de incêndio é grande. Não estou a falar de pinhais que misteriosamente ardem às 2h da manhã, estou a falar de toros acondicionados em parque de matéria prima da indústria.
  12.  # 15

O meu pai á uns anos também teve essa bela ideia de encostar a lenha á salamandra (ajudava a secar), sorte eu estar dentro de casa quando começou a arder. Mas mal entrei na sala fiquei logo todo bloqueado com o fumo... Teve de ser de mangueira pra apagar. Mas acredito que o facto de a salamandra ser de ferro fundido tenha ajudado...

0.0159 seg. NEW