Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    caros colegas,
    pela primeira vez escrevo enquanto futuro dono de uma obra, e queria levantar uma questão.

    estou a pensar em fazer um pavimento radiante com apenas 8mm de betonilha e todas as divisórias em gesso cartonado, excepto as zonas húmidas onde vou usar placas de construção impermeáveis kerdi-board. A minha dúvida prende-se em saber se é possível aplicar as divisórias (os perfis) sem se ter a necessidade de furar a betonilha.

    E já agora preços orientativos por m2.
  2.  # 2

    Custo do material e aplicação entre os 25/30€ m2

    Cumprimentos
  3.  # 3

    Mas quanto a furar?
    • naar
    • 2 janeiro 2010

     # 4

    Colocado por: pc saldanhaMas quanto a furar?


    Sem furar acho muito complicado, talvez só em vãos muito pequenos e sem portas e mesmo assim, não sei se arriscaria.

    E uma poleias/fixações "chumbadas" antes de colocar o sistema de piso radiante para servirem de guias aos perfis das divisórias.

    E essa betonilha de 8mm é tipo "pavimento auto-nivelante"?
    •  
      JackArt
    • 2 janeiro 2010 editado

     # 5

    Boas,

    1. Opção Anonimo18072022A
    Relativamente ao piso radiante deixo aqui link que poderá ser útil para si. http://pavimentoradiante.blogspot.com

    2. Fixação dos canais inferiores da estrutura
    Possível é desde que utilize um bom silicone (polimérico de preferência) para uma perfeita colagem do perfil à betonilha.

    3. Preços orientativos:
    Sistema de piso radiante (inclui argamassa autonivelante): 125 – 150 eur/m2 dependendo da área + Caldeira
    Divisorias Gesso cartonado: 35 - 40eur/m2 dependedo da área
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  4.  # 6

    Colocado por: JackArtBoas,

    1. Opção Anonimo18072022A
    Relativamente ao piso radiante deixo aqui link que poderá ser útil para si.com">http://pavimentoradiante.blogspot.com

    Quanto a esta questão estou elucidado e vou usar o sistema Bekotec-Therm da Schluter

    2. Fixação dos canais inferiores da estrutura
    Possível é desde que utilize um bom silicone (polimérico de preferência) para uma perfeita colagem do perfil à betonilha.
    Aqui era a minha principal dúvida

    3. Preços orientativos:
    Sistema de piso radiante (inclui argamassa autonivelante): 125 – 150 eur/m2 dependendo da área + Caldeira
    Divisorias Gesso cartonado: 35 - 40eur/m2 dependedo da área

    Estas pessoas agradeceram este comentário:pc saldanha

    •  
      alv
    • 3 janeiro 2010

     # 7

    Vivam!
    Bom ano.
    Divisórias em gesso e cá estou eu a partilhar como faria, melhor, como faço.
    Nas obras em que o clienbte opta por pavimentos radiantes, eléctricos ou água, normalmenteo que fazemos é uma espécie de "canal" traezoidal em betonilha de regularização com cerca de trinta centimetros de largura na zona das divísórias e á cota final da betonilha.
    Esse canal, permite uma série de coisas: Uma a instalação do perfil guia inferior da divisória com o sistema de buchas rápidas que são o sistema mais eficiente.
    Como a divisória terá cerca de dez centimetros de largura, para além de ter folga para pequenos ajustes para um lado e outro que sempre acontecem em obra, o restante espaço do canal já serve de guia de nivel para quando se coloca a betonilha de regularização. Por fimn não esqueçam (ou deixem que o instalador se "esqueça") que as divisórias devem ser assentes sobre uma junta perimetral nos pavimentos, tectoe e restantes encontros com as restantes paredes em material resiliente.
    Por fim, pessoalmente, não gosto da colagem, e só a utilizo em situações extremas, nunca onde existam portas.
    Preços: É curioso como se atiram preços por aí, porque estes dependem dos sistemas que forem adoptados e em haqbitação deveria ser sempre um siustema multicamada (duas placas por face, ou seja quatro camadas no total), com isolamneto térmico acústico em mantad de lã de vidro e pode custar até cerca de 40€
    "fassam" Parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  5.  # 8

    Boas,

    Secção típica de um canal trapezoidal

    Que altura tem esse"canal" trapezoidal? e quando se cruza com a tubagem como fazes?
    Parece-me um boa solução, apenas continuo a achar arriscado nos cruzamentos canal / tubagem.

    Bom ano alv.
  6.  # 9

    Nunca vai cruzar com tubagem, quanto a esse aspecto comigo não vai haver problema.
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2010

     # 10

    Vivam.
    Parece-me que não me expliquei bem.
    O desenho é exactamente ao contrário, isto é, é executado por cima do betão tosco da laje e o valor de h é a cota limpa da betonilha de regularização ou do recobrimento do pavimento radiante. A largura b é que é de cerca de trinta centímetros.
    Quanto aos cruzamentos, geralmente isso é feito no vão das portas ou podem deixar-se algfuns espaços dede que sejam inferiores s cerca de secenta centímetros, que é o espaçamento normal entre fixações da guia das divisórias.
    Vamos ver se consigo colocar fotos. Não tenho conseguido porque sou azelha nestas informáticas, mas se der, depois comentaremos se quiserem.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JackArt
      IMGP2899 (Small).JPG
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2010

     # 11

    Vivam!
    Não sei como se colocam mais que uma imagem por poste, por isso aqui vai outra.
      IMGP2892 (Small).JPG
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2010

     # 12

    e outra
      IMGP0090 (Small).JPG
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2010

     # 13

    e outra
      IMGP0074 (Small).JPG
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2010

     # 14

    Se não tivermos cuidado pode acontecer isto:
    "Fassam" parte, que eu hoje já estou contente por ter colocado imagens. ... e tenho uma biblioteca.....
      CIMG1282 (Small).JPG
  7.  # 15

    Ora aqui está o que eu temia…

    Mais uma vez excelente registos fotográficos!
    • fav
    • 30 janeiro 2010

     # 16

    Boa tarde, pretendo saber como foram fixadas as caixas da electricidade e terminais da canalização ( pex) julgo eu, que podemos ver na qauta fotografia deste tópico.

    Obrigado

    filipe
    • naar
    • 30 janeiro 2010 editado

     # 17

    Colocado por: favBoa tarde, pretendo saber como foram fixadas as caixas da electricidade e terminais da canalização ( pex) julgo eu, que podemos ver na qauta fotografia deste tópico.

    Obrigado

    filipe


    Existem peças próprias para fixação a Placas de Gesso Laminado (sim, eu agora já não digo Pladur, obrigado Alv :))

    Veja aqui:

    http://www.jsl-online.net/Imgs/content/page_268/75-84.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    • fav
    • 30 janeiro 2010

     # 18

    Boa noite, obrigado "naar", mas aquilo que eu viu nas fotos, parecem-me aparelhagens de embutir na alvenaria de tijolo, que possivelmente foram coladas com pasta agarre e ou aparafusadas a uma estrutura metálica, nada semelhante com o que verificamos no site que indicou.

    Cumprimentos.
    • naar
    • 30 janeiro 2010

     # 19

    Colocado por: favBoa noite, obrigado "naar", mas aquilo que eu viu nas fotos, parecem-me aparelhagens de embutir na alvenaria de tijolo, que possivelmente foram coladas com pasta agarre e ou aparafusadas a uma estrutura metálica, nada semelhante com o que verificamos no site que indicou.

    Cumprimentos.


    Desculpe, não tinha percebido a pergunta :)

    Realmente aquelas são normais e parecem fixadas como diz.
    • fav
    • 1 fevereiro 2010

     # 20

    Boa tarde, o problema é convencer o meu electricista e canalizador, pois são adeptos da alvenaria tradicional, mas com estou convencido de forrar a minha casa em gesso cartonado, vão ter de pedir mais opiniões.

    Obrigado.
 
0.0239 seg. NEW