Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Pretendo iniciar um sistema de rega no espaço indicado na foto.

    Legenda da imagem:
    1- zona verde é a zona a ajardinar e a regar;
    2- circulo azul, ponto de agua e ponto da caixa de electroválvula;
    3- linha azul seria a mangueira de 3/4 com o respetivo T;
    4- setas vermelhas o fluxo de agua, no T seguia para cima e fazia a zona retangular de 9X2, e depois seguia a outra mangueira na outra ponta do T e fazia o quadrado mais a zona triangular;
    5- pontos vermelhos, seriam os aspersores

    Duvida 1 - uma electroválvula chegará para regar esta zona toda? (provavelmente vou começar assim e se depois vir que não tem pressão, ponho outra electroválvula e divido o numero de bicos);
    Duvida 2 - a entrada de agua é uma mangueira de 1" e ligará a electroválvula de 24v 1". Depois aconselham a fazer a redução para 3/4?
    Duvida 3 - ponho um T (marcado na imagem com "T") e seguem 2 mangueiras de 3/4 para cada espaço? ou é melhor apenas uma mangueira, sem derivação, a circular em todo o espaço fazendo os devidos chicotes para os aspersores?
    Duvida 4 - serão necessários os aspersores nos cantos dos quadrados? ou aspersores a 180º no meio fazem a festa?
    Duvida 4 - qual o tamanho máximo recomendado de chicote?


    Alguém quer debater umas ideias e dar umas dicas? ou é melhor levar o esquema a uma casa da especialidade e eles la recomendam?
    Obrigado!
      Esquema rega.jpg
    • SrR
    • 17 dezembro 2021

     # 2

    Colocado por: GomesFamilyé melhor levar o esquema a uma casa da especialidade
    • hangas
    • 17 dezembro 2021 editado

     # 3

    Colocado por: GomesFamilyAlguém quer debater umas ideias e dar umas dicas? ou é melhor levar o esquema a uma casa da especialidade e eles la recomendam?


    Depende. Se quer aproveitar a oportunidade para pesquisar e aprender "a pescar" por si, ou se quer apenas o "peixe" :)


    A casa que comprei já tem rega, com duas zonas, com aspersores da RainBird de vários tipos, alguns deles já nas ultimas.
    Como tal ando também a fazer a minha auto-aprendizagem sobre o tema.

    A escolha dos aspersores e os tipos a utilizar fazem toda a diferença onde eles devem estar, na pressão e caudal que deve estar disponível para cada troço, etc.

    Há bastante material online. Um bom começo para a disposição e desenho do sistema pode ser este guia:
    https://www.orbitonline.com/how-to-layout-an-underground-irrigation-system/

    Tem também um simulador da Gardena, onde pode brincar um pouco.
    https://www.gardena.com/int/garden-life/garden-planner/sprinkler-planner/
  2.  # 4

    Já sabe a pressão e caudal que tem?
    É com água da rede ou bomba de furo?
  3.  # 5

    Colocado por: rjmpiresJá sabe a pressão e caudal que tem?
    É com água da rede ou bomba de furo?


    nao sei precisar o caudal e pressão.
    é bomba de furo e nas outras zonas ja instaladas, tenho 7 aspersores na relva por zona a regar bem, pelo que acredito que pelo menos 7 conseguirei por aqui.
  4.  # 6

    Colocado por: GomesFamily

    nao sei precisar o caudal e pressão.
    é bomba de furo e nas outras zonas ja instaladas, tenho 7 aspersores na relva por zona a regar bem, pelo que acredito que pelo menos 7 conseguirei por aqui.

    Se já tem uma parte como exemplo, é replicar.
    • jo.san
    • 17 dezembro 2021 editado

     # 7

    Leia isto com muita atenção e vai ver que fica com um sistema melhor do que se fosse uma empresa a montar o seu sistema de rega.
    Consegue colocar material de topo e mesmo assim irá ficar mais barato.

    https://www.irrigationtutorials.com/drip-irrigation-design-guidelines-basics-of-measurements-parts-and-more/

    Eu não percebia nada de sistemas de rega e montei um para o meu relvado e agora já ando a montar para o resto da quinta, Ao todo serão 16 válvulas todas automáticas.

    O mais importante na rega num relvado é verificar a pressã0/caudal e ter os aspersores a fazerem overlap, ou seja, a rega de um aspersor TEM que chegar a regar o outro aspersor, não é a meio caminho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, GomesFamily
 
0.0131 seg. NEW