Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde pessoais,

    Sendo um verdadeiro leigo no assunto, gostaria da vossa opinião em relação ao seguinte ponto.

    Este ano comprei uma moradia. No dia da primeira visita ao imóvel reparei que havia uma outra moradia ao lado da minha que tinha uma janela virada para o meu quintal. Essa janela tinha uns pilares de mármore em forma de gradeamento e até aqui tudo bem. No entanto no dia da compra da casa o antigo proprietário disse-me que tinham andado a pintar a casa do lado, que tinham retirado uns pilares em mármore e que não foram repostos.
    A verdade é que com ou sem os pilares não me sinto à vontade no quintal pois a janela está sempre aberta faça chuva, frio, vento ou sol. Chega a dar vontade de ir lá com um pau e fechá-la. Hoje até está bastante fechada mas só porque ontem estavam temperaturas negativas.
    Ainda para mais somos um casal novo que usufrui muito do espaço exterior.

    A minha pergunta é, se existe alguma maneira legal de tapar aquela janela.
      52F5E8EC-BE3B-4899-8863-19FD180D0909.jpeg
  2.  # 2

    O que diz o Código Civil

    ARTIGO 1360º
    (Abertura de janelas, portas, varandas e obras semelhantes)

    1. O proprietário que no seu prédio levantar edifício ou outra construção não pode abrir nela janelas ou portas que deitem directamente sobre o prédio vizinho sem deixar entre este e cada uma das obras o intervalo de metro e meio.

    2. Igual restrição é aplicável às varandas, terraços, eirados ou obras semelhantes, quando sejam servidos de parapeitos de altura inferior a metro e meio em toda a sua extensão ou parte dela.

    3. Se os dois prédios forem oblíquos entre si, a distância de metro e meio conta-se perpendicularmente do prédio para onde deitam as vistas até à construção ou edifício novamente levantado; mas, se a obliquidade for além de quarenta e cinco graus, não tem aplicação a restrição imposta ao proprietário.



    ARTIGO 1361º
    (Prédios isentos da restrição)

    As restrições do artigo precedente não são aplicáveis a prédios separados entre si por estrada, caminho, rua, travessa ou outra passagem por terreno do domínio público.



    ARTIGO 1362º
    (Servidão de vistas)

    1. A existência de janelas, portas, varandas, terraços, eirados ou obras semelhantes, em contravenção do disposto na lei, pode importar, nos termos gerais, a constituição da servidão de vistas por usucapião.

    2. Constituída a servidão de vistas, por usucapião ou outro título, ao proprietário vizinho só é permitido levantar edifício ou outra construção no seu prédio desde que deixe entre o novo edifício ou construção e as obras mencionadas no nº 1 o espaço mínimo de metro e meio, correspondente à extensão destas obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iam3runo
  3.  # 3

    esse terreno na foto é seu ? a janela parece estar ilegal, quanto muito teria que ser apenas uma janela com vidro fosco gradada e de folha fixa
  4.  # 4

    Há quanto anos está lá aquela janela?
    Isso pode fazer toda a diferença
  5.  # 5

    Tem que consultar a informação relativa ao prédio ao lado, para apurar se a janela1 está legal.
    Consulte:
    1- o arquivo camarário, do seu processo e do processo vizinho - Veja se a janela já estava no projecto original e em que ano
    2- Certidões prediais permanentes de ambos os prédios - Veja se está alguma servidão registada
  6.  # 6

    Se fosse eu, plantava uma arvore de folhagem bem densa mesmo em frente à janela.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Belhinho, Ana_Dado
  7.  # 7

    Plantar uma ameixoeira aí a frente da janela.
    Compre árvore com 3 a 5 anos.

    Na próxima primavera, tem ramos que tapam a janela
  8.  # 8

    Colocado por: callinasameixoeira


    Ou talvez uma planta de folha perene.

    Metia aí um canavial, bambu, lol.
  9.  # 9

    Tudo o que meter a crescer pode "morrer".
    Eu comprava um cesto de basquete daqueles que sao moviveis e erguia-o até ele tapar a janela.
    Subtil e o vizinho nao pode queixar-se.
  10.  # 10

    Pois, até o vizinho se vir queixar das boladas na parede dele. Também temos de o respeitar.
    A janela mais parece de um WC. Estará a arejar.
    Quando alguém usa o WC quererá privacidade, e nesse momento está a dar a si privacidade também.
  11.  # 11

    E falar com o vizinho não?
  12.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoE falar com o vizinho não?

    Para tapar a janela?
  13.  # 13

    Dizer o que ? Olhe vizinho, Não pode ter uma janela, elegante, bonita, parede pintada , virada para o meu lado. Tem de ter umas friestas, feias, por onde me pode continuar a ver.... Quando quiser


    Tomara muita gente ter os barracos do vizinho, cuja parede vira para seu lado pintadinha como essa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    Colocado por: callinasDizer o que ? Olhe vizinho, Não pode ter uma janela, elegante, bonita, parede pintada , virada para o meu lado. Tem de ter umas friestas, feias, por onde me pode continuar a ver.... Quando quiser


    Tomara muita gente ter os barracos do vizinho, cuja parede vira para seu lado pintadinha como essa.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Concordo.
    Mas depois há vizinhos que só pela forma de respirar provocam raiva.😁
  15.  # 15

    Mesmo assim .

    Privacidade só há no meio do monte numa casa isolada , ou dentro de um apartamento.
    Casas , vivendas isoladas ou geminadas, tendo um mirone por perto, não interessa se a janela é grande pequena ou tem friestas .

    Sendo mau vizinho, pelo menos tem algum brio na casa. A parede está pintada, demonstra algum gosto .
    Não falta por aí, muros e paredes feios e horrorosos, cuja face virada para o vizinha não apresenta acabamento.
    Basta imaginar a parede da fotografia, com o bloco à vista, nem rebocada, nem pintada.
    É a minha opinião, acredito que a mulher do Bruno se encontre incomodada com a possibilidade do mirone do vizinho, mas nesse caso, é usar, por exemplo redes tapa vistas, guarda sol, tenda, etc. nos momentos que se queira mais privacidade.
  16.  # 16

    O melhor mesmo é nao ter vizinhos.
    Porque é muito complicado ter um terraço nessas condições. Nao pode colocar uma parede de blocos a frente ?
  17.  # 17

    A janela propriamente pertence a que divisão daquela casa?
    Eles espreitam?
  18.  # 18

    Se o vizinho for uma pessoa razoável é pôr vidro fosco ou película e está localizada resolvido.
  19.  # 19

    Colocado por: ClioIISe o vizinho for uma pessoa razoável é pôr vidro fosco ou película e está localizada resolvido.

    Mas se tiver a janela aberta, de pouco adianta.
    Com friestas, também , podem "mirar". Por isso, melhor é mesmo ignorar
  20.  # 20

    Colocado por: callinasCom friestas


    Não será bem assim, pois a aplicar frestas, tem de estar altas para serem legais. Se não me falha a memória terão que ser acima de 1,8m.
 
0.0228 seg. NEW