Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Precisava de ajuda para fazer uma ligação de tomada dupla e de onde derivaria luz com interruptor para candeeiro de tecto, tenho 4 fios na tomada (2 pretos e dois castanhos vindos da casa ) , queria puxar luz dessa mesma tomada para a instalaçao da luz do tecto , o fio do mesmo tem cor castanha e azul, é possivel fazer isso? onde ligo o quÊ? desculpem a pergunta e se estou a cometer algum sacrilégio electrico mas não percebo muito disso, não tenho fio terra, única coisa que irei lá ligar (à tomada será um candeeiro de mesa..obrigado.
  2.  # 2

    Não se deve misturar circuitos de tomadas com circuitos de iluminação. Vai contra as normas. Não é que não consiga por a funcionar mas não se deve fazer isso.

    Não é normal ter fios castanhos e pretos nas tomadas...

    Pode explicar melhor o que pretende fazer? Fala em candeeiro de tecto e depois em candeeiro de mesa e fiquei confuso sobre o que realmente pretende fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: popoto1
  3.  # 3

    boa noite, refiro me ao candeeiro de tecto para puxar a electricidade da tomada, ja o referido candeeiro de mesa seria o que poderia ligar à tomada própriamente dita, a casa é antiga e os donos anteriores puxaram a electricidade para o tecto atraves de cabo externo ligado à propria tomada , que passava depois pelo interruptor para ligar e desligar a luz do tecto, gostaria de saber se é possivel repetir o processo já que substituí a tomada (estava muito velha ) e não queria ficar sem luz de tecto. espero que me tenha explicado bem já que nao sei os termos técnicos.
    Obrigado pelo interesse, aguardo uma ajudinha :D
  4.  # 4

    Então a casa tem uma tomada. Os anteriores donos precisaram de iluminação nessa divisão e então colocaram um candeeiro no teto, ligada com um cabo que está de alguma forma colado pela parede, que vai a um interruptor e depois segue para a tomada já existente onde liga através de uma ficha. Agora você quer acrescentar mais um candeeiro mas tem a tomada ocupada pelo candeeiro de tecto. É isso?

    edit: na sua foto, o que é aquele cabo que está a passar por baixo da caixa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: popoto1
  5.  # 5

    Colocado por: elfo106Então a casa tem uma tomada. Os anteriores donos precisaram de iluminação nessa divisão e então colocaram um candeeiro no teto, ligada com um cabo que está de alguma forma colado pela parede e tem um ficha na ponta que liga à tomada já existente. Agora você quer acrescentar mais um candeeiro mas tem a tomada ocupada pelo candeeiro de tecto. É isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:popoto1


    A tomada foi retirada por mim, ficaram 4 fios expostos,(castanho e preto) alem dos dois fios da "puxada" para o tecto (azul e preto) esta "puxada" iria ter a um interruptor que iria por sua vez ligar e desligar a luz do tecto, retirei tudo, incluindo a luz do tecto (para substituir) e o interruptor, tudo novo mas agora nao sei ligar de forma correcta ou se isso é viável porque quem fez essa ligaçao anteriormente parece me que percebia ainda menos que eu :)
    anexei imagem dos fios que estavam conectados , quero fazer o mesmo com tudo novo, fios , tomada, interruptor e luz tecto, tudo novo mas nao sei conectar isso... como vou passar (se for possivel ) os fios novos da luz do tecto pelo interior do roda-pé (para não ficar exposto,) não quero errar e ter de tirar tudo outra vez(claro que iria experimentar primeiro :p
  6.  # 6

    O cabo por baixo da caixa é o tal cabo que vai ligar ao interruptor e por sua vez à luz do tecto.
  7.  # 7

    Quanto as pares preto/castanho sabe aonde é que eles vão ter? Antes de ter retirado a tomada, viu onde é que eles estavam ligados?
  8.  # 8

    Colocado por: elfo106Quanto as pares preto/castanho sabe aonde é que eles vão ter? Antes de ter retirado a tomada, viu onde é que eles estavam ligados?


    O par da esquerda nao faço ideia sinceramente, da direita penso que correm a casa (sala) e vao ter a mais duas tomadas pelo menos, do mesmo lado da parede mas a cerca de 2 ou 3 metros de distância..mas há corrente a sair do par da esquerda de certeza pois para ter luz em casa precisei de conectar direita com a esquerda (preto/preto e castanho/castanho) porque estou a apintar o quarto e ainda nao pus a tomada...como deve ter percebido já pelos meus comentários de amador :)

    edit: peço desculpa parece que não percebi a pergunta, estava a perguntar me onde estavam ligados na tomada certo? :p pois..penso que os cabos estavam conectados à tomada tal como os juntei com a fita como está na foto, quanto aos cabos da esquerda nao consegui ver pois a tomada estava de tal maneira que quando a puxei os cabos soltaram se :s
    ´
  9.  # 9

    A minha interpretação, visto assim à distância é que nos pares castanho/preto se tratam de fase->castanho, neutro->preto. Quem fez a instalação lá não teria fio azul disponível e "desenrascou" com fio preto. Nesse fio que vem por fora, o preto deve ser a fase e, o azul o neutro.

    Ponha aí uma foto da tomada que vai aplicar
  10.  # 10

    null
  11.  # 11

    À partida os dois pontos em cima estão interligados internamente entre si e os dois pontos em baixo também. Liga os neutro em cima (N) e as fases em baixo (L).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: popoto1
  12.  # 12

    Colocado por: elfo106À partida os dois pontos em cima estão interligados internamente entre si e os dois pontos em baixo também. Liga os neutro em cima (N) e as fases em baixo (L).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:popoto1


    E quanto ao fio que vem de fora? tenho um fio novo mas agora é castanho e azul ligo onde na tomada? Obrigado
  13.  # 13

    O fio que vem de fora é preto/azul não é? Azul no N e Preto no L
  14.  # 14

    Colocado por: elfo106O fio que vem de fora é preto/azul não é? Azul no N e Preto no L



    Nao , é castanho/azul , e junto os fios? uma vez que tenho 4 entradas na tomada e 6 fios ...
  15.  # 15

    Não é aquele em baixo que está a passar pelo furo na parede? Parece mesmo preto :)
    mas pronto, será castanho-->L e azul-->N

    Nessa tomada de ligações rápidas não deve conseguir ligar os 3 pares porque só tem 4 pontos na tomada. Nesse caso use ligadores. Pode ter dificuldade em fazer caber tudo na caixa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: popoto1
  16.  # 16

    Colocado por: elfo106Não é aquele em baixo que está a passar pelo furo na parede? Parece mesmo preto :)
    mas pronto, será castanho-->L e azul-->N


    o da imagem é o antigo, é realmente preto, o novo é azul e castanho :)
  17.  # 17

    Colocado por: elfo106Não é aquele em baixo que está a passar pelo furo na parede? Parece mesmo preto :)
    mas pronto, será castanho-->L e azul-->N

    Nessa tomada de ligações rápidas não deve conseguir ligar os 3 pares porque só tem 4 pontos na tomada. Nesse caso use ligadores. Pode ter dificuldade em fazer caber tudo na caixa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:popoto1


    Obrigado pela paciencia e ajuda, boas festas :)
  18.  # 18

    De nada :) está a funcionar?
  19.  # 19

    Colocado por: elfo106De nada :) está a funcionar?



    Sim agora está tudo operacional.. :))))))
 
0.0214 seg. NEW