Iniciar sessão ou registar-se
    • FLxr
    • 19 dezembro 2021 editado

     # 1

    Bom dia. Preciso de montar várias fitas led independentes, e como tenho uma fonte de alimentação de 100W, queria aproveitar uma única fonte.

    A fonte só tem f e n de entrada e f e n de saída.

    Haverá alguma forma de fazer o circuito usando a mesma fonte para várias fitas independentes?

    Obrigado!
  1.  # 2

    Tem de ter LED em série.
    • FLxr
    • 19 dezembro 2021

     # 3

    Colocado por: callinasTem de ter LED em série.


    Como assim? não dá para uma fonte alimentar 3 fitas led independentes?
  2.  # 4

    Colocado por: FLxr

    Como assim? não dá para uma fonte alimentar 3 fitas led independentes?

    Desde que não ultrapasse os 100w
    • FLxr
    • 19 dezembro 2021

     # 5

    Colocado por: dom123
    Desde que não ultrapasse os 100w


    Não vai ultrapassar. Mas como ficaria o circuito de 3 leds independentes/paralelo com uma única fonte?
    • dom123
    • 19 dezembro 2021 editado

     # 6

    Colocado por: FLxr

    Não vai ultrapassar. Mas como ficaria o circuito de 3 leds independentes/paralelo com uma única fonte?

    Isso depende como queres fazer essa instalação, se é na mesma divisão ou em divisões diferentes
    O melhor é fazeres um croqui
    Mas o ideal é ligar em paralelo, ou seja, todas ligadas á fonte
  3.  # 7

    Porque não as liga simplesmente em paralelo á saída da fonte?
    • FLxr
    • 19 dezembro 2021

     # 8

    Sim, são na mesma divisão.

    Eu para cada fita quero ter um interruptor.
    (daí ter dito que são 3 leds independentes. 1 pode estar aceso e os outros dois apagados)

    A fonte só tem uma saída fase e uma neutro.
    Na saída, eu posso ligar as fases das 3 fitas led, ok. Mas isso vai-me acender as 3 fitas.
  4.  # 9

    Colocado por: FLxrSim, são na mesma divisão.

    Eu para cada fita quero ter um interruptor.
    (daí ter dito que são 3 leds independentes. 1 pode estar aceso e os outros dois apagados)

    A fonte só tem uma saída fase e uma neutro.
    Na saída, eu posso ligar as fases das 3 fitas led, ok. Mas isso vai-me acender as 3 fitas.


    Não invente, quer 3 divisões com leds independentes, em cada divisão, saem os 230v do interruptor, vai ao tranformador e segue logo para a fita correspondente.

    3 divisões 3 transformadores 30w.
    Concordam com este comentário: jorgferr
    • FLxr
    • 21 dezembro 2021

     # 10

    Colocado por: Varejote

    Não invente, quer 3 divisões com leds independentes, em cada divisão, saem os 230v do interruptor, vai ao tranformador e segue logo para a fita correspondente.

    3 divisões 3 transformadores 30w.


    É na mesma divisão. Como eu disse.
    Dessa forma eu sei que dá. É a que me obriga a comprar 3 transformadores/fontes novas...

    O que eu perguntei é se há forma de ligar um transformador/fonte de 100w que já cá tenho, para 3 leds independentes.
  5.  # 11

    Se é para acenderem ao mesmo tempo, sim.
    Se pretende que acendam independente, não.

    Vai querer ter interruptor antes do primário(220v) do transformador, por questão de segurança, logo só há uma forma.
    • FLxr
    • 21 dezembro 2021

     # 12

    Colocado por: hangasSe é para acenderem ao mesmo tempo, sim.
    Se pretende que acendam independente, não.

    Vai querer ter interruptor antes do primário(220v) do transformador, por questão de segurança, logo só há uma forma.


    Pois, era o meu receio... Só daria se estivesse o transformador sempre em carga e os interruptores depois...

    Fará mal ao transformador estar sempre em carga?
  6.  # 13

    Colocado por: FLxr

    Pois, era o meu receio... Só daria se estivesse o transformador sempre em carga e os interruptores depois...

    Fará mal ao transformador estar sempre em carga?



    É mais uma coisa sempre ligada na tomada, como o alimentador de um computador portátil, por exemplo.

    Claro que consome horas de vida ao aparelho e tem sempre um gasto de energia, ainda que residual.



    Mas que fonte é essa que tem fase e neutro na saída?!?

    E que tipo de fitas de LED tem? podem ser adequadas para essa fonte ou não.
  7.  # 14

    A fonte deve ter fase e neutro à entrada e positivo e negativo à saída, isso sim
    Concordam com este comentário: FLxr
    • FLxr
    • 23 dezembro 2021

     # 15

    Sim, fase é neutro à entrada. + e - à saída...

    Ou seja, 2 fios de entrada e 2 fios de saída.

    Clioll, as fitas led são adequadas neste caso. 24v para um transformador de 24v.
    Concordam com este comentário: ClioII
 
0.0186 seg. NEW