Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos

    No seguimento da construção de uma moradia unifamiliar, deparei-me com a questão da localização da caixa ATI. Segundo o responsável do projeto a referida caixa deverá ficar num local acessível e perto da entrada da habitação. Compreendo a questão do acessível mas não a da localização ser à entrada da habitação.

    Ao consultar o manual ITED (4ª edição) não encontro obrigatoriedade relativa a esta questão. Aliás a referência que encontrei relativa a esta situação foi:

    Recomenda-se a instalação do ATI num ponto central do fogo, visando simultaneamente uma
    simplificação e otimização do projeto. A localização central do ATI promove distâncias
    equivalentes entre este e as TT, com a consequente uniformização dos valores de atenuação da
    cablagem instalada. (Pag.ª 92 ponto 4.1.4.10.1).

    Tendo em conta que terei um piso técnico com 14m2 no topo da moradia (numa zona central e com courete), corretamente arejado, onde a meu ver faz mais sentido colocar a caixa ATI (porque depois posso colocar armário bastidor com switch, router, ups, gravador de videovigilância, etc), questiono se existe algum impedimento legal ou regulamentar que me impeça de o fazer.

    Agradeço antecipadamente e uma vez mais a todos os que possam auxiliar-me nesta dúvida/questão.

    Obrigado e Boas Festas.

    P.S. - Estive a pesquisar no fórum mas não encontrei um tópico com esta questão específica.
  2.  # 2

    Pode nem colocar ATI... refaçam o projecto com bastidor.
    Junto a um acesso, obrigatório é o Quadro electrico. ainda assim é situação ultrapassavel , desde que instale uma botoneira de corte geral de energia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Praetorian1976
  3.  # 3

    Como refere o manual, o ATI recomenda-se que fique num ponto central da instalação de forma a minimizar os custos de instalação e principalmente minimizar as atenuações do sinal.

    Se tem um piso técnico, acessível e adequado a instalação de quadros o ATI poderá ser instalado neste local. Como é constituída a zona técnica?

    Não existe nenhuma obrigatoriedade de instalar junto a entrada da instalação. Normalmente coloca-se junto ao quadro elétrico de forma a ficar enquadrado com o mesmo. No caso de querer instalar um bastidor (poderá ver o topico da minha obra) é recomendável ter espaço para a instalação, pois a profundidade do mesmo é de 400mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Praetorian1976
  4.  # 4

    Colocado por: Praetorian1976uestiono se existe algum impedimento legal ou regulamentar que me impeça de o fazer
    Não existe nenhum impedimento. No entanto o ATI (quer seja um quadro ou um bastidor) deve estar de acordo com o projeto ITED. Discuta essa solução com o autor do seu projeto ITED.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Praetorian1976
  5.  # 5

    Colocado por: Bigmouse Como é constituída a zona técnica?

    Não existe nenhuma obrigatoriedade de instalar junto a entrada da instalação. Normalmente coloca-se junto ao quadro elétrico de forma a ficar enquadrado com o mesmo. No caso de querer instalar um bastidor (poderá ver o topico da minha obra) é recomendável ter espaço para a instalação, pois a profundidade do mesmo é de 400mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Praetorian1976


    A zona técnica em questão é um espaço fechado com porta corta fogo e arejado. Irá albergar, Bomba de calor, Splits de AC (no exterior), e terá espaço para esquentador (que não será colocado de imediato). Em termos de instalações elétricas terá um quadro (caixa de quadro) específica e dedicada para esse espaço.

    E obrigado desde já pelas informações.
  6.  # 6

    A ideia seria ter a caixa ATI embutida na parede e colocar os equipamentos num bastidor de Datacenter 0,45x0,60.
 
0.0072 seg. NEW