Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Vamos fazer uma moradia e estes são os valores da percentagem libertada pelo banco por cada trabalho concluído.

    Alguém sabe se os muros exteriores do terreno são aqui contemplados? Será a componente de "alvenarias exteriores"?

    PS: Creio que não seja relevante, mas o banco é o BPI
      Screenshot_20211220_212214_com.google.android.apps.docs.jpg
  2.  # 2

    Inclui o que estiver orçamentado e o que estiver no projecto aprovado na câmara.
    Os muros de vedação, nessa tabela, farão parte dos arranjos exteriores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeDuarte1992
  3.  # 3

    Obrigado, Pedro. Nesse caso as alvenarias exteriores são as paredes de fora da casa, é isso?
  4.  # 4

    exacto.
  5.  # 5

    Pode-me dizer quem é que fornece essa tabela? É o próprio banco?
  6.  # 6

    Colocado por: Famel85Pode-me dizer quem é que fornece essa tabela? É o próprio banco?


    Sim sim, no meu caso veio no relatório de avaliação.
  7.  # 7

    Obrigada pela sua resposta, no meu caso a CGD não enviou essa tabela junto com a avaliação. Mas solicitei agora à minha gestora de conta.
  8.  # 8

    Colocado por: Famel85Obrigada pela sua resposta, no meu caso a CGD não enviou essa tabela junto com a avaliação. Mas solicitei agora à minha gestora de conta.


    Parece-me que vai ser muito útil. Assim conseguimos saber exatamente os valores que o banco disponibiliza por cada trabalho efetuado, e planear as coisas de forma a que faça sentido na obra e para nós.
  9.  # 9

    o banco pode fornecer a tabela, mas a "propriedade" é do avaliador. Podem haver tabelas diferentes de avaliador para avaliador
    Concordam com este comentário: MS_11
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeDuarte1992
  10.  # 10

    Colocado por: pauloagsantoso banco pode fornecer a tabela, mas a "propriedade" é do avaliador. Podem haver tabelas diferentes de avaliador para avaliador
    Concordam com este comentário:MS_11


    Aliás eu nos meus trabalhos por exemplo tendo orçamento discriminado procuro (se este fizer sentido), enquadrar o mapa de medição com o orçamento, isto em relatórios de vistoria para entidades bancárias.

    Até porque o peso de por exemplo caixilhos pode variar muito com opções arquitetónicas, tal como a percentagem de arranjos exteriores numa moradia com lote de 2000m2 é muito diferente de uma numa lote com 500m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeDuarte1992
  11.  # 11

    Aliás eu nos meus trabalhos por exemplo tendo orçamento discriminado procuro (se este fizer sentido), enquadrar o mapa de medição com o orçamento, isto em relatórios de vistoria para entidades bancárias.

    Até porque o peso de por exemplo caixilhos pode variar muito com opções arquitetónicas, tal como a percentagem de arranjos exteriores numa moradia com lote de 2000m2 é muito diferente de uma numa lote com 500m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeDuarte1992

    Faz muito sentido fazer-se dessa forma. No meu caso há algumas divergências entre o peso orçamental e a percentagem para o avaliador. Mas assim já sabemos com o que contar.

    Já agora, se o trabalho estiver a meio, é contabilizado alguma percentagem dele ou só se contabiliza o que estiver concluido? Ex: no nosso caso está contemplado 7% para as alvenarias exteriores. Se só tivermos 50% desse trabalho concluido há libertação de 3.5%? Ou é preciso que esteja tudo concluido para se libertar os 7%?
  12.  # 12

    Colocado por: FilipeDuarte1992Faz muito sentido fazer-se dessa forma. No meu caso há algumas divergências entre o peso orçamental e a percentagem para o avaliador. Mas assim já sabemos com o que contar.

    Já agora, se o trabalho estiver a meio, é contabilizado alguma percentagem dele ou só se contabiliza o que estiver concluido? Ex: no nosso caso está contemplado 7% para as alvenarias exteriores. Se só tivermos 50% desse trabalho concluido há libertação de 3.5%? Ou é preciso que esteja tudo concluido para se libertar os 7%?


    Por norma considera-se a parte concluída dessa fase de trabalhos, mais ou menos a olho obviamente. No entanto carpintarias etc só são consideradas as devidamente aplicadas já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeDuarte1992
  13.  # 13

    Colocado por: FilipeDuarte1992Já agora, se o trabalho estiver a meio, é contabilizado alguma percentagem dele ou só se contabiliza o que estiver concluido? Ex: no nosso caso está contemplado 7% para as alvenarias exteriores. Se só tivermos 50% desse trabalho concluido há libertação de 3.5%? Ou é preciso que esteja tudo concluido para se libertar os 7%?


    no meu caso, durante as várias avaliações, existiam itens que estavam a 50%. Por exemplo, se uma casa tiver duas lages, mas apenas uma estiver feita, toda a parte dos pilares, vigas e lages é apenas tida em conta apenas 50%.



    Colocado por: FilipeDuarte1992Faz muito sentido fazer-se dessa forma. No meu caso há algumas divergências entre o peso orçamental e a percentagem para o avaliador. Mas assim já sabemos com o que contar.


    muitos avaliadores não adaptam esta tabela a cada obra, no meu caso a tabela tinha fossa septica, que não foi feita, tinha escadas interiores, quando a casa é de R/C etc.

    lembro-me de um caso aqui no forum em que a obra era de betão aparente e o avaliador estava a considerar betão normal, pelo que estava a dar um valor bastante inferior aquele que o DO precisava para pagar ao empreiteiro.

    Mas ajuda muito saber esta tabela, porque consegue-se logo saber/estudar se o valor a receber do banco serve para pagar ao empreiteiro.
    Concordam com este comentário: FilipeDuarte1992
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeDuarte1992
  14.  # 14

    Sem querer abusar da vossa disponibilidade, a piscina entraria em que componente? Arranjos exteriores também?
  15.  # 15

    Colocado por: FilipeDuarte1992Sem querer abusar da vossa disponibilidade, a piscina entraria em que componente? Arranjos exteriores também?


    até pode nem entrar em nenhum.
  16.  # 16

    até pode nem entrar em nenhum.


    Mesmo estando no orçamento, na avaliação e no projeto para a câmara?
 
0.0194 seg. NEW