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  1.  # 1

    Colocado por: Pereira82Ora viva,

    Já cá moro no barraco, factura do mês de Agosto. 77 Paus.

    Potencia contratada de 10.35. Tudo eléctrico. VMC 24h.

    PRH a fazer frio sempre que lhe apetece.

    Não fui de férias, 2 frigoríficos e 1 arca. Cozinhamos todos os dias. trabalho em casa (ao fresco).
    2 portões. Estores eléctricos que andam para cima e para baixo várias vezes ao dia, conforme o feitiço que lhes ordenei.

    Ora bem, eu pagava isto no apartamento (luz+gás). O instalador da climatização diz que gastou muito. A manter-se assim, isto é mesmo brutal, sem painéis.

    Tenho a casa regulada para 23.6 graus. Menos que isso é muito frio para já, acho eu e a família.
    Num dia de festa com mais portas abertas e mexidas, regulei no dia anterior para 23.2, já a prevenir, mesmo ambiente.

    Piso flutuante na casa toda e cerâmica nos WCs.

    Fica aqui o meu feedback para já.

    Uma curiosidade, o meu arquitecto disse que nunca nenhuma obra dele funcionou o PRH em frio. Agora já não pode dizer isso :)

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    Estas pessoas agradeceram este comentário:powerPT,Rmpa

    quantos m2?
  2.  # 2

    Colocado por: azwsedcrfv
    quantos m2?


    152 m2 de PRH. um só piso.

    Uma nota relevante. A minha casa não é um "aquário". Tem palas, tem estores em todas as janelas. Os maiores vãos tem 2,5m. Tem telhado de telha com lajes maciças e 14cm de isolamentos, isolamentos cuidados, caixilharia a condizer, etc etc.

    Felizmente alterei o projecto, pois com a versão 1, com fachadas todas corridas a vidro e só blackouts, era show nas revistas da moda, mas, se calhar tinha de espremer o PRH e se calhar podia precisar de ajudas extra.


    Verdade seja dita, aqui no bairro, a malta das arquitecturas modernas e só blackouts, é AC 24h/7 no verão. Tive na casa do vizinho que até o chão levantou junto das janelas (vinil). A marca diz que é do calor excessivo, da arquitectura.
    Só para salientar que o PRH funciona super bem, mas atenção ao resto.


    Aproveito este tópico para alertar da dureza que passei, mas este fórum ajudou muito, especialmente aos donos de obra que gostam de olhar e acompanhar tudo.
  3.  # 3

    O valor pago não corresponde a realidade pois ainda é contrato de obra e foi no arranque da instalação ainda em fase de acabamentos com constantes portas abertas isto com temperaturas completamente anormalmente elevadas para a zona e sem o típico vento norte de final de dia.

    Mas deu bem para ver que sem o PRH ligado o ambiente interior estava muito desagradável com o calor.
    Concordam com este comentário: Pereira82
  4.  # 4

    Colocado por: Pereira82

    152 m2 de PRH. um só piso.

    Uma nota relevante. A minha casa não é um "aquário". Tem palas, tem estores em todas as janelas. Os maiores vãos tem 2,5m. Tem telhado de telha com lajes maciças e 14cm de isolamentos, isolamentos cuidados, caixilharia a condizer, etc etc.

    Felizmente alterei o projecto, pois com a versão 1, com fachadas todas corridas a vidro e só blackouts, era show nas revistas da moda, mas, se calhar tinha de espremer o PRH e se calhar podia precisar de ajudas extra.


    Verdade seja dita, aqui no bairro, a malta das arquitecturas modernas e só blackouts, é AC 24h/7 no verão. Tive na casa do vizinho que até o chão levantou junto das janelas (vinil). A marca diz que é do calor excessivo, da arquitectura.
    Só para salientar que o PRH funciona super bem, mas atenção ao resto.


    Aproveito este tópico para alertar da dureza que passei, mas este fórum ajudou muito, especialmente aos donos de obra que gostam de olhar e acompanhar tudo.
    Isto provavelmente faz muita diferença, tendo menores necessidades tudo muda
  5.  # 5

    Em climas temperados como p.e. perto da costa, o calor suporta-se desde que os vaos estejam protegidos. Mas no inverno quando nao ha sol e o frio aperta, nao ha milagres. Tem de haver fonte de aquecimento.
  6.  # 6

    Colocado por: SirruperEm climas temperados como p.e. perto da costa, o calor suporta-se desde que os vaos estejam protegidos. Mas no inverno quando nao ha sol e o frio aperta, nao ha milagres. Tem de haver fonte de aquecimento.



    Na minha opinião, depende. Porque sem estores e grandes vãos de vidro (mesmo com vidro bomzinho) o calor vai entrando, vai aquecendo.
    As casas estã bem isoladas, boa caixilharia, seguram muito o calor. De noite a malta não tem VMC e o calor vai lá ficando, no dia seguinte igual. Depois fica mesmo complicado a casa baixar a temperatura.

    Sempre o disse, vidro não é parede. Tenho Guardian-sun e nota-se bem que vai aquecendo. O vidro segura bem, por fora está a escaldar, por dentro quase nada, mas muitos dias a coisa vai entrando. Com estores isto já é bem diferente.


    Também para dizer que a VMC baixa-me a casa durante a noite talvez entre 0,7 a 1,5 graus, conforme a frescura lá fora. A temperatura conforto (para o bipass) é de 20 graus de fábrica, já subi para 22 também.


    Sirruper, falamos de zona Oeste, não na costa, mas perto. Em situações normais (fora as vagas loucas) o VMC ajuda muito a nivelar de noite, mas é preciso estores, porque senão muito tempo seguido o calor vai ficando.

    No inverno veremos o comportamento. Mas acho que a casa vai ser fixe de inverno, só um cheirinho para aquele conforto do andar descalço provavelmente.
  7.  # 7

    Colocado por: DR1982Isto provavelmente faz muita diferença, tendo menores necessidades tudo muda


    Eu digo que sim. é preciso ter noção das coisas. Havendo este conhecimento então depois o dono da obra já sabe que rumo tomar.
    Foi o meu foco, quando alterei o projecto e sempre o quis, pensar bem nas coisas, fazer o esforço em alguns pormenores para a casa ser poupadinha nos consumos, ser fácil a segurar temperaturas, etc.

    Coisas que escaldam, estores a RAL7016, caixilharia, portões...branco é branco, mas sabemos que não fica tão bem.
    Os estores para baixo, metemos a mão por dentro escalda, imaginem por fora. Só que depois o espaço até à janela é largo, e a caixilharia faz o seu trabalho. Mas estores brancos melhorava isto a 100%. Um exemplo.
  8.  # 8

    A casa de vila do conde que tanto falam com certificacao PH tinha vaos pequenos, boa construcao em termos de ausencia de pontes termicas, boa qualidade de materiais e poucos m2 de area util. Isto com PRH deve ter custos muito baixos em termos de consumo.
    A malta insiste em querer casas grandes com vaos grandes, nao ha milagres.
    Concordam com este comentário: Pereira82
  9.  # 9

    Colocado por: SirruperA casa de vila do conde que tanto falam com certificacao PH tinha vaos pequenos, boa construcao em termos de ausencia de pontes termicas, boa qualidade de materiais e poucos m2 de area util. Isto com PRH deve ter custos muito baixos em termos de consumo.
    A malta insiste em querer casas grandes com vaos grandes, nao ha milagres.
    Não é só pela estetica, a luz natural numa casa também influencia muito o “conforto” que a casa proporciona.
    Nao estou a a dizer que é preciso ser “aquários” comono que quero construir, mas também não se pode assumir que os vãos grandes são apenas uma questão de estética.
    Concordam com este comentário: Pereira82
  10.  # 10

    Colocado por: Pereira82

    Eu digo que sim. é preciso ter noção das coisas. Havendo este conhecimento então depois o dono da obra já sabe que rumo tomar.
    Foi o meu foco, quando alterei o projecto e sempre o quis, pensar bem nas coisas, fazer o esforço em alguns pormenores para a casa ser poupadinha nos consumos, ser fácil a segurar temperaturas, etc.

    Coisas que escaldam, estores a RAL7016, caixilharia, portões...branco é branco, mas sabemos que não fica tão bem.
    Os estores para baixo, metemos a mão por dentro escalda, imaginem por fora. Só que depois o espaço até à janela é largo, e a caixilharia faz o seu trabalho. Mas estores brancos melhorava isto a 100%. Um exemplo.
    Sim, mas convém sempre ter em atenção à localização de cada casa e à envolvente que é coisa que as vezes tendemos a esquecer, imaginando uma casa com grabdes vãos e com um predio uns metros à frente a sombrear nunca sera o mesmo que uma casa num descampado.
    Quem diz um prédio diz um monte, um pinhal etc etc
  11.  # 11

    Boas, tudo dito.

    Concordo com tudo. No entanto a minha sala em cozinha em open space tem cerca de 60m2. Tenho 2 vãos com 2,5metros, outro com 1,40m e ainda uma janela por cima do lava-loiça com 1,8m.

    Com o sol poente e tudo aberto é luz demais. Mas como tenho 4 opções, vou jogando com isso. Está perfeito assim, e tudo aberto entra imensa luz, dias nublados é espectacular.

    Isto para dizer que, no projecto anterior eu tinha 10 metros de vidro no lugar de estes 2 vãos de 2,5. E tinha mais 6 metros no lugar do outro com 1,40m. Eu acho que, apesar de não o ter feito, que além da quebra de privacidade, seria exagerado em termos luminoso para ver TV por exemplo.


    Quando falei nos aquários são moradias com arquitectura moderna, completos cubos, com janelas à face e sem estores, tenho aqui várias em linha de vista. é para esquecer, saunas. Bem pensadas, com palas, com outros truques a coisa aligeira obviamente. Mas o que venho criticar é mais os arquitectos, que pensam muito (alguns) no desenho "louco" para marcar a paisagem e esquecem o resto, ou, AC 24h acham normal.

    Muitos arquitectos em vez de passear no pinterest, fazia-lhes bem passar mais tempo no fórum e ver a realidade, ehehe.
  12.  # 12

    Colocado por: Pereira82

    152 m2 de PRH. um só piso.

    Uma nota relevante. A minha casa não é um "aquário". Tem palas, tem estores em todas as janelas. Os maiores vãos tem 2,5m. Tem telhado de telha com lajes maciças e 14cm de isolamentos, isolamentos cuidados, caixilharia a condizer, etc etc.

    Felizmente alterei o projecto, pois com a versão 1, com fachadas todas corridas a vidro e só blackouts, era show nas revistas da moda, mas, se calhar tinha de espremer o PRH e se calhar podia precisar de ajudas extra.


    Verdade seja dita, aqui no bairro, a malta das arquitecturas modernas e só blackouts, é AC 24h/7 no verão. Tive na casa do vizinho que até o chão levantou junto das janelas (vinil). A marca diz que é do calor excessivo, da arquitectura.
    Só para salientar que o PRH funciona super bem, mas atenção ao resto.


    Aproveito este tópico para alertar da dureza que passei, mas este fórum ajudou muito, especialmente aos donos de obra que gostam de olhar e acompanhar tudo.


    Tem 14 cm de ETICS? Ou tem outro tipo de isolamento?
  13.  # 13

    Colocado por: André Pimenta

    Tem 14 cm de ETICS? Ou tem outro tipo de isolamento?


    Não tenho 14cm de ETICS. má interpretação e expliquei-me pouco talvez.

    as paredes da habitação tem 8cm de EPS Grafite.
    No telhado tem laje maçiça de 18cm (acho que era isto, menos que as do piso de 22). Depois por baixo da laje tem 6cm de lã mineral Knauf e tecto falso. Por cima da laje (exterior) tem o sistema da BMI Cobert Tectum Pro, onde foi escolhido 8cm de EPS.
    Daí eu ter dito que falamos de 14cm de isolamentos.
  14.  # 14

    Colocado por: Pereira82

    Não tenho 14cm de ETICS. má interpretação e expliquei-me pouco talvez.

    as paredes da habitação tem 8cm de EPS Grafite.
    No telhado tem laje maçiça de 18cm (acho que era isto, menos que as do piso de 22). Depois por baixo da laje tem 6cm de lã mineral Knauf e tecto falso. Por cima da laje (exterior) tem o sistema da BMI Cobert Tectum Pro, onde foi escolhido 8cm de EPS.
    Daí eu ter dito que falamos de 14cm de isolamentos.

    Sim voltei a ler e realmente foi má interpretação minha. Associei so à parte exterior.. My bad. E na laje por baixo do PRH colocou algum tipo de isolamento?
    esse sistema da BMI é muito interessante. Eu actualmente tenho preconizado por baixo da sub telha e antes da laje Onduline Energy. Penso que é LM de alta densidade, e por cima do tecto falso também LM 100mm + papel Kraft.
  15.  # 15

    Colocado por: André Pimenta
    Sim voltei a ler e realmente foi má interpretação minha. Associei so à parte exterior.. My bad. E na laje por baixo do PRH colocou algum tipo de isolamento?
    esse sistema da BMI é muito interessante. Eu actualmente tenho preconizado por baixo da sub telha e antes da laje Onduline Energy. Penso que é LM de alta densidade, e por cima do tecto falso também LM 100mm + papel Kraft.


    Sim, de baixo para cima

    Laje maciça 22cm
    11 cm de betão leve - produto Unileve da Secil
    6 cm de XPS
    Placas de PRH que tem uns 2cm de isolamento, as da shlutter bekotec de EPS
    tubos
    10mm de betonilha acima do piton
    2mm de tela Evaflex para PRH
    10mm de piso flutuante Tarket Woodstock XL

    Telhado: Esse sistema foi sugestão do empreiteiro, gostei logo à cabeça. Gostei por serem na zona e especialmente pelo apoio dado constante pelo vendedor e técnicos da marca, antes, durante e após. Nada a apontar. Recomendo, cliente satisfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  16.  # 16

    Já agora.. tubagem do PRH por baixo dos roupeiros e das bases de chuveiro ou não?
  17.  # 17

    Placas, tubos, caixas e coletores, é melhor DAIKIN ou Giacomini?

    São materiais equivalentes em ambas as marcas.
  18.  # 18

    Colocado por: Bragas VJá agora.. tubagem do PRH por baixo dos roupeiros e das bases de chuveiro ou não?


    Sim. eu tenho, ainda que com uma malha menos "densa creio", nos roupeiros e parte da cozinha.
  19.  # 19

    Colocado por: RUIOLIPlacas, tubos, caixas e coletores, é melhor DAIKIN ou Giacomini?

    São materiais equivalentes em ambas as marcas.


    O melhor são mesmo da marca que o instalador trabalhar, pelo menos eu penso dessa forma.
  20.  # 20

    Colocado por: Pereira82

    Sim. eu tenho, ainda que com uma malha menos "densa" creio, nos roupeiros e parte da cozinha.
 
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