Colocado por: Pereira82Ora viva,
Já cá moro no barraco, factura do mês de Agosto. 77 Paus.
Potencia contratada de 10.35. Tudo eléctrico. VMC 24h.
PRH a fazer frio sempre que lhe apetece.
Não fui de férias, 2 frigoríficos e 1 arca. Cozinhamos todos os dias. trabalho em casa (ao fresco).
2 portões. Estores eléctricos que andam para cima e para baixo várias vezes ao dia, conforme o feitiço que lhes ordenei.
Ora bem, eu pagava isto no apartamento (luz+gás). O instalador da climatização diz que gastou muito. A manter-se assim, isto é mesmo brutal, sem painéis.
Tenho a casa regulada para 23.6 graus. Menos que isso é muito frio para já, acho eu e a família.
Num dia de festa com mais portas abertas e mexidas, regulei no dia anterior para 23.2, já a prevenir, mesmo ambiente.
Piso flutuante na casa toda e cerâmica nos WCs.
Fica aqui o meu feedback para já.
Uma curiosidade, o meu arquitecto disse que nunca nenhuma obra dele funcionou o PRH em frio. Agora já não pode dizer isso :)
Powered by Jorge Alves :)
Colocado por: azwsedcrfv
quantos m2?
Colocado por: Pereira82Isto provavelmente faz muita diferença, tendo menores necessidades tudo muda
152 m2 de PRH. um só piso.
Uma nota relevante. A minha casa não é um "aquário". Tem palas, tem estores em todas as janelas. Os maiores vãos tem 2,5m. Tem telhado de telha com lajes maciças e 14cm de isolamentos, isolamentos cuidados, caixilharia a condizer, etc etc.
Felizmente alterei o projecto, pois com a versão 1, com fachadas todas corridas a vidro e só blackouts, era show nas revistas da moda, mas, se calhar tinha de espremer o PRH e se calhar podia precisar de ajudas extra.
Verdade seja dita, aqui no bairro, a malta das arquitecturas modernas e só blackouts, é AC 24h/7 no verão. Tive na casa do vizinho que até o chão levantou junto das janelas (vinil). A marca diz que é do calor excessivo, da arquitectura.
Só para salientar que o PRH funciona super bem, mas atenção ao resto.
Aproveito este tópico para alertar da dureza que passei, mas este fórum ajudou muito, especialmente aos donos de obra que gostam de olhar e acompanhar tudo.
Colocado por: SirruperEm climas temperados como p.e. perto da costa, o calor suporta-se desde que os vaos estejam protegidos. Mas no inverno quando nao ha sol e o frio aperta, nao ha milagres. Tem de haver fonte de aquecimento.
Colocado por: DR1982Isto provavelmente faz muita diferença, tendo menores necessidades tudo muda
Colocado por: SirruperA casa de vila do conde que tanto falam com certificacao PH tinha vaos pequenos, boa construcao em termos de ausencia de pontes termicas, boa qualidade de materiais e poucos m2 de area util. Isto com PRH deve ter custos muito baixos em termos de consumo.Não é só pela estetica, a luz natural numa casa também influencia muito o “conforto” que a casa proporciona.
A malta insiste em querer casas grandes com vaos grandes, nao ha milagres.
Colocado por: Pereira82Sim, mas convém sempre ter em atenção à localização de cada casa e à envolvente que é coisa que as vezes tendemos a esquecer, imaginando uma casa com grabdes vãos e com um predio uns metros à frente a sombrear nunca sera o mesmo que uma casa num descampado.
Eu digo que sim. é preciso ter noção das coisas. Havendo este conhecimento então depois o dono da obra já sabe que rumo tomar.
Foi o meu foco, quando alterei o projecto e sempre o quis, pensar bem nas coisas, fazer o esforço em alguns pormenores para a casa ser poupadinha nos consumos, ser fácil a segurar temperaturas, etc.
Coisas que escaldam, estores a RAL7016, caixilharia, portões...branco é branco, mas sabemos que não fica tão bem.
Os estores para baixo, metemos a mão por dentro escalda, imaginem por fora. Só que depois o espaço até à janela é largo, e a caixilharia faz o seu trabalho. Mas estores brancos melhorava isto a 100%. Um exemplo.
Colocado por: Pereira82
152 m2 de PRH. um só piso.
Uma nota relevante. A minha casa não é um "aquário". Tem palas, tem estores em todas as janelas. Os maiores vãos tem 2,5m. Tem telhado de telha com lajes maciças e 14cm de isolamentos, isolamentos cuidados, caixilharia a condizer, etc etc.
Felizmente alterei o projecto, pois com a versão 1, com fachadas todas corridas a vidro e só blackouts, era show nas revistas da moda, mas, se calhar tinha de espremer o PRH e se calhar podia precisar de ajudas extra.
Verdade seja dita, aqui no bairro, a malta das arquitecturas modernas e só blackouts, é AC 24h/7 no verão. Tive na casa do vizinho que até o chão levantou junto das janelas (vinil). A marca diz que é do calor excessivo, da arquitectura.
Só para salientar que o PRH funciona super bem, mas atenção ao resto.
Aproveito este tópico para alertar da dureza que passei, mas este fórum ajudou muito, especialmente aos donos de obra que gostam de olhar e acompanhar tudo.
Colocado por: André Pimenta
Tem 14 cm de ETICS? Ou tem outro tipo de isolamento?
Não tenho 14cm de ETICS. má interpretação e expliquei-me pouco talvez.
as paredes da habitação tem 8cm de EPS Grafite.
No telhado tem laje maçiça de 18cm (acho que era isto, menos que as do piso de 22). Depois por baixo da laje tem 6cm de lã mineral Knauf e tecto falso. Por cima da laje (exterior) tem o sistema da BMI Cobert Tectum Pro, onde foi escolhido 8cm de EPS.
Daí eu ter dito que falamos de 14cm de isolamentos.
Colocado por: André Pimenta
Sim voltei a ler e realmente foi má interpretação minha. Associei so à parte exterior.. My bad. E na laje por baixo do PRH colocou algum tipo de isolamento?
esse sistema da BMI é muito interessante. Eu actualmente tenho preconizado por baixo da sub telha e antes da laje Onduline Energy. Penso que é LM de alta densidade, e por cima do tecto falso também LM 100mm + papel Kraft.
Colocado por: Bragas VJá agora.. tubagem do PRH por baixo dos roupeiros e das bases de chuveiro ou não?
Colocado por: RUIOLIPlacas, tubos, caixas e coletores, é melhor DAIKIN ou Giacomini?
São materiais equivalentes em ambas as marcas.
Sim. eu tenho, ainda que com uma malha menos "densa" creio, nos roupeiros e parte da cozinha.