A minha dúvida é a seguinte, tenho uma casa que herdei dos meus avós, mais os meus 2 irmãos. A casa está para passar toda para o meu nome, por doação, visto que os meus irmãos se encontram no estrangeiro, e depois avançar com pedido de empréstimo para obras de remodelação.
Em conversa com a notária, disse que me antes de avançarmos com a doação, para eu passar no banco porque era do conhecimento dela que os bancos não emprestavam dinheiro para obras em casas recebidas por doação.
Neste meu caso, só iria receber a parte dos meus irmãos por doação, parte da casa é minha. Alguém entendido na matéria me consegue dar uma resposta mais acertada? Os bancos agora só abrem segunda feira.
Convém sempre confirmar porque as regras podem ter mudado, mas posso dizer que em julho do ano passado fiz um empréstimo (no meu caso fiz hipotecário porque o banco me fez condições similares ao crédito para obras e não tive a chatice de andar a receber por tranches em função do trabalho), precisamente para proceder à remodelação de uma casa que me foi doada. O processo até decorreu ao mesmo tempo - a escritura de doação e do crédito hipotecário.
Seja doada dada comprada seja o que for qualquer banco empresta para obras sem problema nenhum desde que não existam usufrutos, outras hipotecas etc. Tem de estar livre de ónus e encargos