Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, tenho andado aqui a tratar dumas obras numa casa que me foi doada, mas que já me está a dar dor de cabeça que chegue. Isto, porque o meu vizinho acha que a entrada (nº2) como se pode ver nesta foto, pertence-lhe, a meu ver não é esse o caso, pertence me a mim visto que ele tem outra entrada na lateral(nº3), mas a entrada central sempre foi partilhada pelos dois sem qualquer problema, ao longo dos anos que a casa que me foi doada, esteve fechada e ele foi se apoderando daquele espaço, e qual não é o meu espanto, deixou me um espaço ridículo, de passagem (nº1), que é um bocado de terra. Como poderei saber e ter provas do que me pertence ao certo? Isto porque quero construir um portão para conseguir entrar com o carro.

    A casa é anterior a 1951 por isso não tenho plantas.

    A minha casa fica atras da amarela, são casas geminadas.
      entradas.jpg
  2.  # 2

    .. se calhar o espaço / terreno até é comum a ambos.
    O que tem descrito na Certidão predial? e na caderneta das finanças.

    Também pode acontecer nada constar e terão de se entender.
    Convém também arranjar os mesmos documentos relativos ao seu vizinho. para verificar/ comparar. as areas existetnes, confrontações e descrições.
    Um arqutiecto em conjunto com um topografo conseugem ajudar nessa análise.

    Tentar chegar a um acordo amigável, se necessário actualizar a documentação de ambos.
    Senão, só em tribunal.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas.. se calhar o espaço / terreno até é comum a ambos.
    O que tem descrito na Certidão predial? e na caderneta das finanças.

    Tipo de Prédio: Prédio em Prop. Total sem Andares nem Div. Susc. de Utiliz. Independente
  4.  # 4

    As areas descritas nos documentos e confrontar com o existente.
    Não vai ser possivel ajudar muito mais. Se quer ver o assunto resolvido, ou pelo menos esclarecido, terá de contratar alguem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wally89
  5.  # 5

    Têm que fazer levantamento topográfico e bater as áreas a ver se batem certo.

    Por essa descrição você é dono de tudo
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoTêm que fazer levantamento topográfico e bater as áreas a ver se batem certo.

    Por essa descrição você é dono de tudo


    Como assim? Não me leve a mal mas não sei se está a ser irónico. Apesar de a minha vontade ser essa, aquilo ser tudo meu, mas infelizmente não é possível.
  7.  # 7

    Não estou. Essa caderneta diz que o prédio é propriedade total, não existem frações
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoNão estou. Essa caderneta diz que o prédio é propriedade total, não existem frações


    Se são "geminadas", cada lote é único, por isso "Prédio em Prop. Total sem Andares nem Div. Susc. de Utiliz. Independente".
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, paulo_pereira
  9.  # 9

    E cada um terá entrada direta da rua
    Concordam com este comentário: Varejote, Pedro Barradas
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoE cada um terá entrada direta da rua
    Concordam com este comentário:Varejote,Pedro Barradas


    Ou seja ele não pode me forçar a passar por aquela amostra de entrada que fez? a nº1.

    A passagem tem de ser igual para ambos.

    Eu sei que o mais certo é ter de fazer um levantamento topográfico e assim tiramos as duvidas.
  11.  # 11

    não sabemos....
    Isso tem de ser averiguado. Aqui ninguém sabe em concreto o que se passa. Até você não tem a certeza, não é verdade? Queria que assim fosse, mas também pode não ter razão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wally89
  12.  # 12

    Meta uma foto aérea do Google maps, com as entradas sinalizadas e os limites dos lotes.
  13.  # 13

    Colocado por: rjmsilvaMeta uma foto aérea do Google maps, com as entradas sinalizadas e os limites dos lotes.

    Não tenho muito jeito para isto, mas tentei o melhor, os triângulos vermelhos é para sinalizar a porta de casa de cada um, visto que o meu vizinho tem 2 entradas, não entendo a necessidade de ele se apoderar da passagem nº2.
    Vou tentar pela via do dialogo compararmos as cadernetas prediais de cada um, porque na minha pelo menos está a dizer que tenho logradouro, se a dele não tiver, terei mesmo de fazer um levantamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Zafa
      entradas2.jpg
  14.  # 14

    ... humm, ainda vai descobrir que a casa que o seu vizinho tem registada, somente contempla o corpo prependicular à rua... e que a parte que esta integrada no corpo da sua casa será dele, por algum motivo mais obscuro e antigo... e nem estará actualizada.

    Com calma e tentem descobrir o que se passa.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wally89
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas... humm, ainda vai descobrir que a casa que o seu vizinho tem registada, somente contempla o corpo prependicular à rua... e que a parte que esta integrada no corpo da sua casa será dele, por algum motivo mais obscuro e antigo... e nem estará actualizada.

    Com calma e tentem descobrir o que se passa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Wally89


    o meu sogro disse me exatamente a mesma coisa. por onde me recomendam começar para averiguar? por um topógrafo?
  16.  # 16

    Colocado por: Wally89por onde me recomendam começar para averiguar?

    Já respondi acima.
    Um arquitecto, ou um gabinete de projectos que esteja a habituado a lidar com estas questões de cadastros e etc... Essa gente depois contrata o serviço de topografia, caso necessário. Não separe as coisas.
    Poderá também dar-se o caso de arranjar um Eng. topografo com traquejo nesse tipo de situações e que saiba analisar a papelada, codigo civile e tc... Mas isso acho mais dificil.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  17.  # 17

    Ou pode começar pelo arquivo municipal se tiver tempo livre
  18.  # 18

    Muito de acordo com esta opinião.
    Fale com um gabinete da região.

    Obtenha as cadernetas prediais de cada um dos prédios, bem como as certidões prediais.
    Poderá consultar os processos na câmara/arquivo municipal, licenças caso existam... mas provavelmente o técnico que contratar quererá fazer directamente essa consulta.

    Colocado por: Pedro Barradas... humm, ainda vai descobrir que a casa que o seu vizinho tem registada, somente contempla o corpo prependicular à rua... e que a parte que esta integrada no corpo da sua casa será dele, por algum motivo mais obscuro e antigo... e nem estará actualizada.
    Com calma e tentem descobrir o que se passa.
    Concordam com este comentário:RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Wally89
    • imo
    • 27 dezembro 2021 editado

     # 19

    Um solicitador/advogado com experiencia em urbanismo também poderá ser uma mais valia
 
0.0193 seg. NEW