Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes, Agradecia algumas dicas por experiências pessoais;

    Tenho um CH, ainda com alguns anos 9 para liquidar, Gostaria de amortizar ou fazer um reembolso do mesmo, seria mais recomendável reduzir na mensalidade, ou nos anos...???

    A minha vontade seria reduzir a mensalidade, pois nao posso mexer nos seguros ainda... , devido a uma invalidez e como tenho em caso de falecimento a casa paga? e depois fazer um plano de tipo PPR e reduzir anualmente X.como

    Quando me refiro nao poder mexer nos seguros, e por me terem feito uma outra oferta mas so me garantiam 50% no caso de morte, que nao me interessa?

    Obrigado
  2.  # 2

    Julgo que o ideal seria no seu banco fazer a simulação de quanto ficaria a prestação depois de amortização. E então calcular qual a opção mais vantajosa, mas será certamente reduzir ao tempo do credito, uma vez que terminando o credito mais cedo também termina os seguros, logo a poupança é maior, além disso os juros agora estão mt baixos compensa pagar uma prestação mais alta
  3.  # 3

    Será que lhe compensa abater o CH?

    Já viu quanto está a pagar de juro mensalmente? Mais o seguro de vida?

    Ou é apenas por uma questão psicológica de não ter a divida?
  4.  # 4

    Pois a historia. e essa???...estou com uma fixa de 420.00 mais seguros fica me em 490,00 , de momento , nao esquecendo que o seguro de vida ira sempre aumentar como normalmente...se fizer uma amortização de 15.000.00 ficaria com 266,00 de prestação nos próximos 9 anos , mais os seguros...portanto nao sei o farei??? ou fazer um plano de PPR e amortizar X por ano, sim tenho uma aversão a créditos e dividas, nao e so psicológico, e poder me livrar de uma dor de cabeça???

    Ou seja tentar reduzir anualmente X....1200.00 ou um pouco mais....
  5.  # 5

    Colocado por: laranasTenho um CH, ainda com alguns anos 9 para liquidar, Gostaria de amortizar ou fazer um reembolso do mesmo, seria mais recomendável reduzir na mensalidade, ou nos anos...???


    se tem possibilidade reduza nos anos. mesmo que poupe pouco nos juros, acaba por poupar nos seguros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana1991
  6.  # 6

    Colocado por: laranasPois a historia. e essa???...estou com uma fixa de 420.00 mais seguros fica me em 490,00 , de momento , nao esquecendo que o seguro de vida ira sempre aumentar como normalmente...se fizer uma amortização de 15.000.00 ficaria com 266,00 de prestação nos próximos 9 anos , mais os seguros...portanto nao sei o farei??? ou fazer um plano de PPR e amortizar X por ano, sim tenho uma aversão a créditos e dividas, nao e so psicológico, e poder me livrar de uma dor de cabeça???

    Ou seja tentar reduzir anualmente X....1200.00 ou um pouco mais....


    Qual é o seu spread? Qual a euribor que está indexada?

    É tudo uma questão de contas, mas o fator psicológico conta muito para algumas pessoas, portanto...

    Faça as contas a quanto poupa em juros a fazer essa amortização de 15k€, e peça uma simulação à sua seguradora de quanto fica a pagar de seguro após esse abatimento ni CH.
  7.  # 7

    2,75%, Fixa, pois existe também essa questão, que nao mexe com os seguros, segundo o meu banco???? ou , a minha gestora, mas irei fazer a pergunta a seguradora também?
  8.  # 8

    Colocado por: laranas2,75%, Fixa, pois existe também essa questão, que nao mexe com os seguros, segundo o meu banco???? ou , a minha gestora, mas irei fazer a pergunta a seguradora também?


    Pois essa taxa para os tempos que correm não é nada de especial.

    Tenha em conta que, em virtude de ter tx fica, paga 2% sobre o valor amortizado.

    A sua gestora está mal informada, o seguro de vida é indexado à sua idade e ao capital em divida.
  9.  # 9

    Foi um CH feito ha 11 anos a fixa ,ate contra a minha vontade....actualmente e bastante elevado, Agora ja me informaram que sim, que se amortizar o seguro de vida deve juntamente baixar...mas a minha Gestora diz me nao mexe???Como sabemos o Seguro de vida ira sempre aumentar com a idade....a minha ideia e ver se fico a ganhar com uma evtl. amortização que possa incluir os seguros, senao terei de arranjar um plano tipo de PPR para anualmente reduzir, sao so 9 anos, mas Gostava de me ver livre ...Obrigado
  10.  # 10

    Eu no seu caso, se tivesse os 15000 euros para amortizar e face ao tipo de taxa que tem, renegociava o spread e passava o credito para taxa variável a 6 meses, e amortizava esses 15k na redução do prazo do credito. Desta forma ia poupar no valor da prestação devido a um spread mais baixo ( facilmente conseguia 1% ou menos dependendo do valor em divida/valor da casa) e desta forma o valor dos seguros ia reduzir drasticamente. Tenho a certeza que esta seria a melhor solução. Pode sempre procurar outro banco que lhe faça melhores condicões... Informe-se!!!
  11.  # 11

    Com o meu Banco ja nao terei hipótese, pois o Crédito ja foi renegociado 2 vezes , e reduzido, pois nunca quiseram aceitar mudar a taxa de fixa para variável.

    Tenho uma proposta de outro Banco mais pequeno(CA), para taxa variável , spread a 1,55% Eur12 TM com uma prestação de 422,65 com seguros incluídos.....Mas estou ha espera que me informem exactamente que tipo de seguro de vida?

    Aqui iria ter uma poupança de 70,00 em relação aos seguros...420,00 e o que pago actualmente de prestação mais seguros ando perto dos 490.00 mensais.

    Logicamente contando com as despesas a meu cargo de 800.00 picos euros, como se fosse uma nova escritura?
  12.  # 12

    Colocado por: laranasLogicamente contando com as despesas a meu cargo de 800.00 picos euros, como se fosse uma nova escritura?


    não se esqueça dos 2% de penalização por amortizar antecipadamente o crédito de taxa fixa.
  13.  # 13

    1) pondere bem se o melhor caminho é mesmo amortizar o CH. UM simples PPR, por exemplo, tem benefícios fiscais que devem ultrapassar o que paga de juros e poderá amortizar o CH passado um período.

    2) se amortizar, qual o objectivo? Se for reduzir taxa de esforço, mantenha a maturidade. Em qualquer outro caso contrário, reduza o prazo.
    Repare que em ambos os casos, o montante em dívida é reduzido. Quanto maior o período, maior o juro.
    Nesta altura, a esmagadora maioria da mensalidade deverá estar a amortizar capital, pelo que não faz grande sentido fazer uma amortização excepcional, e depois abrandar o ritmo de reembolsos mensais.

    Ainda neste tema, sobretudo nesta fase, talvez seja mais seguro reduzir o prazo do seu compromisso, do que ter mais dinheiro no bolso ao final do mês.

    3) Se já tem taxa fixa há tantos anos, acho que está a escolher a pior altura para mudar para variável. Muito provavelmente conseguirá uma prestação um pouco mais baixa, sobretudo com a amortização, e há bancos que oferecem a transferência. Mas quer mesmo expor-se nesta altura?

    4) O seguro de vida é uma chatice. Por um lado, o prémio reduz-se com o montante segurado (o seguro apenas liquida o crédito, isto é, amortiza 100% do capital em dívida no momento, pelo que o valor segurado está constantemente a ser reduzido). Por outro lado, o prémio aumenta com a idade dos segurados. Ao reduzir o prazo do CH, terá dupla vantagem nos seguros: menos meses/anos a pagar e o prémio até poderá diminuir (ou pelo menos não aumentar tanto).
    Concordam com este comentário: laranas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  14.  # 14

    Irei ver a melhor maneira com a minha Gestora, pois se houver um melhor beneficio em reduzir o tempo...

    ..ou também ja tinha ponderado essa opção de criar um Plano de PPR e anualmente amortizar X, mudar de Banco estou um pouco reticente....pois tenho um seguro de vida com morte e IAD cobertas, e devido a existir ja uma invalidez professional, muitos Bancos ou seguradoras nao me aceitam uma cobertura quase total....oferecendo so uma cobertura parcial com 50% em caso de uma fatalidade, e essa situcao nao me interessa.

    Nao existe nenhuma urgência, Mas irei de ponderar bem os pros e contras, e as vezes e melhor deixar como esta.....?Obrigado
  15.  # 15

    Os seguros podem ser feitos através do banco ou não. Até pode ser possível manter o seguro e mudar de banco.
    Mas sim, sendo um ponto frágil, merece especial consideração e, como disse, essas mudanças não me parecem ser, à 1ª vista, o caminho mais vantajoso.

    Os PPR permitem amortização de CH sem penalização, mas os benefícios fiscais (20% em sede de IRS) exigem 5 anos de subscrição.
    Esta opção pode ser muito vantajosa e sem dúvida merece ser explorada.
    Concordam com este comentário: laranas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  16.  # 16

    Mude é de banco e de gestora pois hoje em dia o spread está abaixo de 1% com seguros fora do banco e depois então amortiza e não paga nada por amortizar ao contrario da situação que tem neste momento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  17.  # 17

    Recebi uma proposta do CA com uma taxa de 1,1 % com uma prestação variável na ordem dos 420/422.00 mensais, mas claro com despesas de escritura ....Mas seria uma economia de 65/70 euros mensais, ja com seguros de vida bastante completos?....Mas continuo a pesquisar a melhor opção...se opto por mudar de banco de taxa fixa para variável, ou fazer um Plano PPR anual.....Mas irei ver essa situação de nao pagar nada por amortizar....Os Grandes Bancos nao dam nada a ninguém...mas e tudo relativo.....Ha sempre Planos B ou C.
  18.  # 18

    Boas já alguém beneficiou da utilização do PPR para amortizar crédito habitação com estas novas regras.
  19.  # 19

    Estou a tentar fazê-lo e só tenho entraves por parte do Banco Invest.
    O que me dizem é que não é para crédito á construção...
    Noutras instituições financeiras até o colocam no portal visível a todos.
    Estou mesmo a pensar em fazer queixa ao BdP
  20.  # 20

    Colocado por: pedrovilBoas já alguém beneficiou da utilização do PPR para amortizar crédito habitação com estas novas regras.

    Atenção que não é possível utilizar PPR para fazer amortizações! Só é possível pagar prestações de créditos! É diferente!
    E sim, terão de fazer um pedido ao banco todos os meses para pagar a prestação. Se o banco consegue automatizar isso, já é outra conversa...

    Colocado por: carlota74Estou a tentar fazê-lo e só tenho entraves por parte do Banco Invest.
    O que me dizem é que não é para crédito á construção...
    Noutras instituições financeiras até o colocam no portal visível a todos.
    Estou mesmo a pensar em fazer queixa ao BdP

    Se o objectivo é pagar prestações, e não fazer amortizações pode fazé-lo. (Como esta queixa é no seguimento da pergunta do @pedrovil...)
    Descarregue este documento do site do Banco de Portugal.
    Vá ao banco, mostre o documento e diga: "Artigo 4, número 11 alínea a)"

    Preto no branco:
    11 - Para efeitos da alínea g) do nº 1 são considerados:
    a) Os contratos de crédito à aquisição, construção e realização de obras de
    conservação ordinária, extraordinária e de beneficiação de habitação própria e
    permanente;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
 
0.0235 seg. NEW