Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas Noites.

Uma dúvida que me surgiu que apenas encontrei online comentários e não informação oficial.

Em Portugal não é legal instalar interruptor da luz do lado de dentro da IS?
    É daquelas coisas que sempre me fez muito espécie e em conversa dizem-me que não é ilegal.
    Não consegui encontrar as regras e se é alguma coisa assim tão inflexível (ou não).

Obrigado por toda e qualquer ajuda.
    Abr.
  2.  # 2

Eu tenho interruptores dentro dos wc.
    Sao todos dentro. Só 1 wc é que tem dentro e fora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  3.  # 3

Colocado por: SirruperEu tenho interruptores dentro dos wc.
    Sao todos dentro. Só 1 wc é que tem dentro e fora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gil.alves

Construção nova?
    Tudo legal sem problemas com iteds?
  4.  # 4

Tem 6 anos.
  5.  # 5

Colocado por: gil.alvesEm Portugal não é legal instalar interruptor da luz do lado de dentro da IS?

É legal desde que respeite as RTIEBT. Consulte a parte 7 que é onde especificam as regras nos wc.
  6.  # 6

Colocado por: elfo106

É legal desde que respeite as RTIEBT. Consulte a parte 7 que é onde especificam as regras nos wc.

736 páginas de regras… minha nossa! :)
    Ora bem do que percebo (que é limitado) pode-se desde que sejam interruptores IP54 ou superior.
    Certo?
  7.  # 7

Pode colocar o que quiser dentro do WC, decide que cumpra as regras nomeadamente no que diz respeito aos volumes de utilização dos WC.

Na melhor da situação pode utilizar IP21.

O mais importante é a utilização de diferenciais de alta sensibilidade.
      IMG_20211226_211227.jpg
  8.  # 8

Colocado por: Bigmouse736 páginas de regras… minha nossa! :)

Eu não sou assim tão mauzinnho :D a secção 701 devem ser "meia dúzia" de páginas.

Colocado por: BigmouseNa melhor da situação pode utilizar IP21.

Se a proteção for feita por meio de TRS.

Colocado por: BigmouseO mais importante é a utilização de diferenciais de alta sensibilidade.
    Apenas permitido de o interruptor estiver no volume 3 (ou exterior).

@gil.alves Acho que a forma mais simples para o poder fazer é colocar o interruptor no volume 3 com um disjuntor diferencial de 30mA max. Falta perceber se o local onde o quer por, é considerado volume 3 ou não. A sua casa de banho tem banheira ou chuveiro? O chuveiro tem base ou é estilo "italiano"? Existe alguma parede separadora lá dentro? A que distância e altura vai estar o interruptor da base/banheira?
  9.  # 9

No volume 3 pode utilizar utilizar IP 21

Colocado por: elfo106Se a proteção for feita por meio de TRS
  10.  # 10

Colocado por: BigmouseNo volume 3 pode utilizar utilizar IP 21

Sem TRS?

"701.53.06 - No volume 3, com excepção do volume situado acima do volume 2 e até 3m, são permitidos as tomadas, os interruptores e outra aparelhagem desde que sejam:

a) Alimentados individualmente por meio de um transformador de separação (veja-se 413.5.1);
    b) Alimentados a uma tensão reduzida de segurança (veja-se 411.1);
    c) Protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada IΔn não superior a 30 mA."

A minha interpretação é que no volume 3 pode ter o interruptor desde que cumpra uma dessas 3 condições. No caso da b) o interruptor teria de ter um invólcro com IP mínimo de IP2X.

"701.411.1.4.3 - Quando a protecção contra os choques eléctricos for realizada por meio da tensão reduzida de segurança (TRS), a protecção contra os contactos directos deve ser garantida independente do valor da tensão nominal por meio de um dos métodos seguintes:

a) Utilização de barreiras ou de invólucros com um código IP mínimo IP2X.
    b) Utilização de isolamentos que possam suportar uma tensão de ensaio à frequência industrial de 500 V (valor eficaz) durante 1 min."

Estou a interpretar mal?
  11.  # 11

Destes que ”Protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada IΔn não superior a 30 mA."

Sem TRS?

"701.53.06 - No volume 3, com excepção do volume situado acima do volume 2 e até 3m, são permitidos as tomadas, os interruptores e outra aparelhagem desde que sejam:

a) Alimentados individualmente por meio de um transformador de separação (veja-se 413.5.1);
    b) Alimentados a uma tensão reduzida de segurança (veja-se 411.1);
    c) Protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada IΔn não superior a 30 mA."

A minha interpretação é que no volume 3 pode ter o interruptor desde que cumpra uma dessas 3 condições. No caso da b) o interruptor teria de ter um invólcro com IP mínimo de IP2X.

"701.411.1.4.3 - Quando a protecção contra os choques eléctricos for realizada por meio da tensão reduzida de segurança (TRS), a protecção contra os contactos directos deve ser garantida independente do valor da tensão nominal por meio de um dos métodos seguintes:

a) Utilização de barreiras ou de invólucros com um código IP mínimo IP2X.
    b) Utilização de isolamentos que possam suportar uma tensão de ensaio à frequência industrial de 500 V (valor eficaz) durante 1 min."

Estou a interpretar mal?
      IMG_20211226_231545.jpg
      IMG_20211226_231216.jpg
  12.  # 12

.
      Screenshot_2021-12-26-23-18-24-679_com.google.android.apps.docs.jpg
  13.  # 13

Colocado por: BigmouseDestes que ”Protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada IΔn não superior a 30 mA."

Estamos alinhados então :)
  14.  # 14

@gil.alves Acho que a forma mais simples para o poder fazer é colocar o interruptor no volume 3 com um disjuntor diferencial de 30mA max. Falta perceber se o local onde o quer por, é considerado volume 3 ou não. A sua casa de banho tem banheira ou chuveiro? O chuveiro tem base ou é estilo "italiano"? Existe alguma parede separadora lá dentro? A que distância e altura vai estar o interruptor da base/banheira?

Boas.
    Obrigado.

A IS é como na imagem.
    A vermelho o interruptor e a azul dois pontos eléctricos dentro de um espelho embutido.
    A base de chuveiro é italiana e terá resguardo apenas (sem porta).

Do interruptor ao início da base de chuveiro são 3.45m.

Mais uma vez obrigado
      B348095E-66F1-4F5D-8E80-8F97E1FC9FEC.jpeg
  15.  # 15

Aproveito para deixar mais uma questão…

Tomadas rj45 e televisão.
    São obrigatórias em todos os compartimentos?
    Abr.
  16.  # 16

Nas salas, quartos e cozinha, com exceção da divisão onde se instala a ZAP, é obrigatória a instalação de uma tomada mista (PC + CC). Em alternativa à tomada mista podem ser instaladas duas tomadas, uma de PC e outra de CC, desde que não distem mais de 20 cm uma da outra.

Nas divisões com área inferior a 6 m2 não é obrigatória a instalação de TT.

Nas kitchenettes, casas de banho, halls, arrecadações, varandas, marquises, salas de condomínio, ou divisão similar, não é obrigatória a instalação de TT.
  17.  # 17

Tenho interruptores do lado de dentro, do WC, contrução com 3-4 anos.
    Acho que deveria haver tomada de rede na casa das máquinas e lavandaria.
  18.  # 18

Colocado por: gil.alvesA base de chuveiro é italiana e terá resguardo apenas (sem porta).

Do interruptor ao início da base de chuveiro são 3.45m.

Nessa configuração o volume 3 começa a 1.20m de distância a contar do centro do chuveiro, portanto sim o interruptor ao ser colocado aí estaria pelo menos no volume 3. Pode até estar no volume exterior se estiver a mais de 3,6m desde o chuveiro.
  19.  # 19

Colocado por: VarejoteNas salas, quartos e cozinha, com exceção da divisão onde se instala a ZAP, é obrigatória a instalação de uma tomada mista (PC + CC). Em alternativa à tomada mista podem ser instaladas duas tomadas, uma de PC e outra de CC, desde que não distem mais de 20 cm uma da outra.

Nas divisões com área inferior a 6 m2 não é obrigatória a instalação de TT.

Nas kitchenettes, casas de banho, halls, arrecadações, varandas, marquises, salas de condomínio, ou divisão similar, não é obrigatória a instalação de TT.

PC = computador (rj45? certo)
    CC = ?
    TT = ?
    ZAP = ?

Obrigado.
  20.  # 20

PC = pares de cobre
    CC = cabo coaxial
    TT = tomada terminal
    ZAP = zona de acesso privilegiado

FO = fibra óptica