Colocado por: SirruperEu tenho interruptores dentro dos wc.
Sao todos dentro. Só 1 wc é que tem dentro e fora.
Colocado por: gil.alvesEm Portugal não é legal instalar interruptor da luz do lado de dentro da IS?
Colocado por: elfo106
É legal desde que respeite as RTIEBT. Consulte a parte 7 que é onde especificam as regras nos wc.
Colocado por: Bigmouse736 páginas de regras… minha nossa! :)
Colocado por: BigmouseNa melhor da situação pode utilizar IP21.
Colocado por: BigmouseO mais importante é a utilização de diferenciais de alta sensibilidade.Apenas permitido de o interruptor estiver no volume 3 (ou exterior).
Colocado por: elfo106Se a proteção for feita por meio de TRS
Colocado por: BigmouseNo volume 3 pode utilizar utilizar IP 21
Sem TRS?
"701.53.06 - No volume 3, com excepção do volume situado acima do volume 2 e até 3m, são permitidos as tomadas, os interruptores e outra aparelhagem desde que sejam:
a) Alimentados individualmente por meio de um transformador de separação (veja-se 413.5.1);
b) Alimentados a uma tensão reduzida de segurança (veja-se 411.1);
c) Protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada IΔn não superior a 30 mA."
A minha interpretação é que no volume 3 pode ter o interruptor desde que cumpra uma dessas 3 condições. No caso da b) o interruptor teria de ter um invólcro com IP mínimo de IP2X.
"701.411.1.4.3 - Quando a protecção contra os choques eléctricos for realizada por meio da tensão reduzida de segurança (TRS), a protecção contra os contactos directos deve ser garantida independente do valor da tensão nominal por meio de um dos métodos seguintes:
a) Utilização de barreiras ou de invólucros com um código IP mínimo IP2X.
b) Utilização de isolamentos que possam suportar uma tensão de ensaio à frequência industrial de 500 V (valor eficaz) durante 1 min."
Estou a interpretar mal?
Colocado por: BigmouseDestes que ”Protegidos por meio de um dispositivo diferencial de corrente diferencial estipulada IΔn não superior a 30 mA."
@gil.alves Acho que a forma mais simples para o poder fazer é colocar o interruptor no volume 3 com um disjuntor diferencial de 30mA max. Falta perceber se o local onde o quer por, é considerado volume 3 ou não. A sua casa de banho tem banheira ou chuveiro? O chuveiro tem base ou é estilo "italiano"? Existe alguma parede separadora lá dentro? A que distância e altura vai estar o interruptor da base/banheira?
Colocado por: gil.alvesA base de chuveiro é italiana e terá resguardo apenas (sem porta).
Do interruptor ao início da base de chuveiro são 3.45m.
Colocado por: VarejoteNas salas, quartos e cozinha, com exceção da divisão onde se instala a ZAP, é obrigatória a instalação de uma tomada mista (PC + CC). Em alternativa à tomada mista podem ser instaladas duas tomadas, uma de PC e outra de CC, desde que não distem mais de 20 cm uma da outra.
Nas divisões com área inferior a 6 m2 não é obrigatória a instalação de TT.
Nas kitchenettes, casas de banho, halls, arrecadações, varandas, marquises, salas de condomínio, ou divisão similar, não é obrigatória a instalação de TT.
Colocado por: gil.alves
PC = computador (rj45? certo)
CC = ?
TT = ?
ZAP = ?
Obrigado.