Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho 1 casa que está arrendada há quase 10 anos aos mesmos inquilinos (contrato de 5 anos renováveis por igual período).
    Há cerca de 2 anos avisaram que pretendiam sair ainda antes do término do contrato. Logicamente eu ia aproveitar para atualizar a renda uma vez que a que eles pagam está muito abaixo do valor atual do mercado.
    Devido a mudanças de planos profissionais por causa da COVID, acabaram por informar que afinal pretendiam ficar e que sairiam no final do contrato.
    Faltam cerca de 6 meses para terminar o contrato e já lhes comuniquei a oposição à renovação em maio passado.
    Acontece que há dias vieram falar comigo a pedir para continuar na casa, que por causa da pandemia todos os planos que tinham noutra região do país foram por água abaixo, etc.
    Honestamente eles são bons inquilinos e até gostaria que ficassem, mas a renda que pagam é de facto muito baixa para os dias de hoje, e sei que eles têm hoje capacidade para pagar mais.
    A lei permite que logo após o término de um contrato se faça um novo contrato com os mesmos inquilinos mas com condições diferentes, nomeadamente no valor das rendas e prazo do contrato e respetivas renovações?
    Caso seja possível, esse novo contrato poderia ser ao abrigo do programa de arrendamento acessível? Esta solução permitiria eles não terem um aumento brutal de renda e eu ganharia mais ou menos o mesmo no final de contas sabendo já os inquilinos que tenho, seria o ideal.
  2.  # 2

    Colocado por: tati_anaA lei permite que logo após o término de um contrato se faça um novo contrato com os mesmos inquilinos mas com condições diferentes, nomeadamente no valor das rendas e prazo do contrato e respetivas renovações?

    SIM.


    Colocado por: tati_anaCaso seja possível, esse novo contrato poderia ser ao abrigo do programa de arrendamento acessível?

    SIM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tati_ana
  3.  # 3

    Vai querer o Estado a determinar o valor da renda durante os próximos 10 a 20 anos?
  4.  # 4

    Um contrato com 10 anos, não beneficia já de uma taxa de IRS mais reduzida?
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaUm contrato com 10 anos, não beneficia já de uma taxa de IRS mais reduzida?

    Sim já tenho 1 redução mas ainda assim a renda está muito baixa e poderia ganhar mais não aumentando muito a renda para os inquilinos se optasse pelo arrendamento acessível. Eles até concordam com um aumento mas ainda não falámos em valores nem ainda abordei a possibilidade do arrendamento acessível porque não sabia se o poderia fazer.
  6.  # 6

    Colocado por: coelhinho78Vai querer o Estado a determinar o valor da renda durante os próximos 10 a 20 anos?

    Estou a pensar desta vez fazer 1 contrato de 5 anos mas depois renovável anualmente portanto daqui uns 4 anos logo veria se continuava a "compensar". Já fiz a simulação e a renda que posso pedir convém perfeitamente sobretudo tendo em conta que já conheço os inquilinos e que até hoje tem corrido sempre tudo bem. Claro que no futuro nada está garantido mas preferia assim.
  7.  # 7

    Colocado por: rjmsilvaUm contrato com 10 anos, não beneficia já de uma taxa de IRS mais reduzida?


    A isenção de irs ou irc é uma mais valia depende de caso para caso, mas nestes casos de inquilinos certos (Se é que existe...), a manter o valor ou a subir, são sempre pelo menos ~28% de encaixe a mais.
 
0.0106 seg. NEW