Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,
    Após ler e reler as milhares de opiniões, ver vídeos e imagens, continuo reticente no que fazer e passo a explicar.
    Casa de construção em 2008, paredes duplas em que a parede virada a norte(perto do Mar zona da Lourinhã) tem isolamento no meio. Resumindo a casa parece bem isolada no entanto no andar superior os tetos junto da parede norte ganham imensa condensação.
    Estes dias de natal em que houve mais gente em casa e o recuperados de calor esteve sempre a “bombar” a quantidade de água que escorria pelas paredes dos quartos era enorme. Consigo perceber que a condensação se forma sempre nos mesmo sítios, mesmo com o aquecimento no quarto ligado com um temperatura de cerca de 20 graus. A casa e constaantemente ventilada, o aquecimento e maioritariamente feito por AC, a excepção do quarto do meu pequeno que não tem AC e que por sinal é o pior em termos de condensação.
    Pretendo isolar o teto do quarto dele, de forma a eliminar aquela “ponte térmica”, e instalar uma vmc simples para eliminar o ou renovar o ar quando necessário.
    Que materiais ou que tipo de isolamento me podem aconselhar ou que ideias para melhorar o ambiente desta divisão existem por aí?
    Chego ao ponto de ter bolor em diversos materiais derivado da humidade.
    Vou fazer a experiência de materiais e sobre como isolar no quarto do miudo pelo interior pois é o mais pequeno e se funcionar poderei aplicar nos restantes.
    Obrigado e cumprimentos.
  2.  # 2

    O ideal era conseguir fazer isso pelo exterior. Consegue colocar aqui imagens dos pormenores construtivos que foram usados na obra?
  3.  # 3

    Colocado por: nunogouveiaO ideal era conseguir fazer isso pelo exterior. Consegue colocar aqui imagens dos pormenores construtivos que foram usados na obra?

    Bom dia,
    Isso será impossível pois não faço a mínima ideia dos materiais usados.
    O que posso dizer è que todas as paredes são duplas, foi utilizado aquele “esferovite” azul entre paredes do lado norte da casa. As janelas são de vidro duplo simples e não noto passagem de ar. Todas elas escorrem água quando por sinal as paredes o fazem. O rés do chão nunca existe problema, e te. Exatamente os mesmos matérias, apesar de aqui as janelas também ficarem com bastante condensação. As paredes interiores são de tijolo e apenas foram cimentadas e alisadas não levando reboco por opção do meu sogro a quem a casa pertence. De qualquer das formas nenhuma parede está danificada, e onde existe condensação e mesmo no andar superior e nos tetos.
  4.  # 4

    Isolar a placa de tecto/ cobertura... é o 1º passo.
    Tem telhado de telhas? ou é cobertura plana?
  5.  # 5

    Colocado por: DiverSCPretendo isolar o teto do quarto dele, de forma a eliminar aquela “ponte térmica”

    Que tem por cima do seu quarto? Sotão? Acessivel?
    Se sim, comprar e estender rolos de lâ mineral no chão do sotão.
    Fácil, barato e eficaz.
  6.  # 6

    Colocado por: DiverSC
    Bom dia,
    Isso será impossível pois não faço a mínima ideia dos materiais usados.
    O que posso dizer è que todas as paredes são duplas, foi utilizado aquele “esferovite” azul entre paredes do lado norte da casa. As janelas são de vidro duplo simples e não noto passagem de ar. Todas elas escorrem água quando por sinal as paredes o fazem. O rés do chão nunca existe problema, e te. Exatamente os mesmos matérias, apesar de aqui as janelas também ficarem com bastante condensação. As paredes interiores são de tijolo e apenas foram cimentadas e alisadas não levando reboco por opção do meu sogro a quem a casa pertence. De qualquer das formas nenhuma parede está danificada, e onde existe condensação e mesmo no andar superior e nos tetos.


    Você têm esse problema só no andar de cima muito possívelmente porque o calor transporta grande parte da humidade com ele e quando chega ao andar de cima a zonas mais frias condensa. O que você precisa é de ventilação na casa!
    Agora também pode se dar o caso de falta de isolamento, mas isso terá de ver onde exactamente e pode ser barato como disse o outro user como pode ser mais caro caso o faça numa fachada ou parede.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Que tem por cima do seu quarto? Sotão? Acessivel?
    Se sim, comprar e estender rolos de lâ mineral no chão do sotão.
    Fácil, barato e eficaz.

    O telhado è em telha, sótão não é acessível, pois está todo fechado pelas telhas e isolado depois ainda tenho placa que faz a separação entre a zona habitável e a “caixa de ar” placa telhado.
    Acredito que ventilação daria resultado nos quartos, mas acredito também que não havendo pontes térmicas intercepção das paredes com o teto, não se daria condensação. Mas la está sou um leigo e não quero gastar dinheiro em opiniões de pessoal que apesar de certificado já la foi a cada e deu opiniões completamente distintas. Agradeço imenso as ideias que me estão a ser propostas e quem sabe não chego aqui a um meio termo.
    Isolar por fora apesar de ser o ideal está conpletamente fora de questão. Quero mesmo fazer o processo completo no quarto mais pequeno porque se houver algo a melhorar e a adaptar sai mais em conta do que me emergir numa obra e nao obter os resultados pretendidos.
  8.  # 8

    Se isolar pela parte superior da laje de tecto não é possivel por não ter sotão acessivel (não ficou nenhuma abertura em lado menhum da laje?), então deve isolar pelo interior, por exemplo com placas de gesso que já têm EPS colado e colar ao tecto, de forma a perder a menor altura possivel.
    A juntar ao isolamento, algum sistema de ventilação.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Azevedo78Se isolar pela parte superior da laje de tecto não é possivel por não ter sotão acessivel (não ficou nenhuma abertura em lado menhum da laje?), então deve isolar pelo interior, por exemplo com placas de gesso que já têm EPS colado e colar ao tecto, de forma a perder a menor altura possivel.
    A juntar ao isolamento, algum sistema de ventilação.

    Não ficou nenhuma abertura.
    A ideia era mesma essa isolar por dentro, perder altura não é problema pois tem bastante pé. Que material aconselha para o correto isolamento interior bem como de acabamento? EPA ou XPS colado ao teto com que material? Depois algum acabamento? Após o isolamento devo aplicar pladur? Pensei em após o isolamento colocar uma abertura no pladur para aplicar uma saída de ventilação.
    O meu objectivo com este tópico e mesmo obter ideias e ouvir experiências em casos semelhantes.
  10.  # 10

    Tem placas de gesso cartonado já com isolamento colado. Há diversas opções.
 
0.0169 seg. NEW