Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Eu paguei o terreno sem recurso ao crédito, e ainda investi mais 26000 ja na construção e isto até ao dia em que recorro ao crédito. A confusão que me faz é, porque é que tenho 120000 a reinvestir como mais valia e quando recorro ao crédito tenho este valor mais o valor do empréstimo? Não podia ter fechado no segundo ano as contas das mais valias (mesmo não atingindo o valor de 120000) em vez de complicar as coisas juntando o valor do empréstimo? É porque no meu entendimento, eu nao cumpri, está certo, mas depois posso cumprir ja com dinheiro do credito? É verdade que tenho 36 meses para o fazer, mas chegando a este valor deixo de " respeitar" o que está indicado nos quadros 5008 a 5011 do anexo G que diz...sem recurso a crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fm2023
  2.  # 42

Colocado por: vmontalvao
    Segundo o OP as mais-valias foram de 112.000€.

Reinvestimento é uma coisa, mais valias é outra, tem de separar os conceitos e tratar cada um conforme a legislação.

Se fez empréstimo para CH, é como o contabilista lhe disse, tem de somar ao valor a reinvestir. Eventualmente até tinha os IRS anteriores bem, tinha realizado o reinvestimento (em parte) antes de recorrer ao crédito.

Isto de tentar ajudar sem conhecer todos os pormenores ...
  3.  # 43

Colocado por: zézécaNão podia ter fechado no segundo ano as contas das mais valias (mesmo não atingindo o valor de 120000) em vez de complicar as coisas juntando o valor do empréstimo?

Exato. Por isso referi que provavelmente ao corrigir os IRS de anos anteriores pode ter sido 1 erro.
  4.  # 44

Colocado por: NTORION
    Exato. Por isso referi que provavelmente ao corrigir os IRS de anos anteriores pode ter sido 1 erro.

Um erro bem grande, para pagar bem pela retificação do irs. Ainda nem sei bem quanto mas ja vi por ai entre 375 e 28000 euros de multa. Eu devia ter fechado em 2021 com faturas ate a data do empréstimo. Mas o Sr. agira diz que nao tinha sido avisado que que haveria um empréstimo associado, por isso alegou que tinha que refazer tudo para retirar do primeiro ano a intenção de reinvestir. Neste momento tenho os 3 irs, o 1° com anexo g sem intenção de reinvestir e os outros dois simples sem anexo g, parece mentira mas tudo isso feito por um contabilista.
  5.  # 45

A multa não deverá ser problema, se não teve nenhuma nos últimos 5 anos é perdoada, se tiver alguma,regularizando é pelo mínimo.

Mas tem bom remédio, é voltar a repor a situação inicial. E esperar que não considerem o empréstimo em 2022.
    Concordam com este comentário: fm2023
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zézéca
  6.  # 46

Muito obrigado a todos. Está a ser muito dificil passar por isso o pior é quando não nada sobre o assunto e não somos bem orientados. Aqui consegui um grande apoio. Muito obrigado
    Concordam com este comentário: RUIOLI, fm2023

0.0155 seg. NEW