Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir uma moradia de 220 metros e vou colocar piso radiante hidráulico, estou na dúvida se devo de pôr só o isolamento das placas onde encaixa os tubos, ou se por de baixo devo de colocar xps de 4cm.
    As placas onde encaixa os tubos segundo as características do produto têm uma resistência térmica de 0.8, o que acho muito pouco.
    A moradia é térrea e tem caixa de ar de tijoleira de Leca.
  2.  # 2

    Você é que decide essas coisas?
  3.  # 3

    Bom dia. Eu sei, só queria uma opinião de alguém que perceba do assuntos.
    • SrR
    • 28 dezembro 2021

     # 4

    Se tiver altura suficiente coloque o xps nao perde nada.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  4.  # 5

    Colocado por: Marco alexandreuma opinião de alguém que perceba do assuntos.

    quem lhe fez os projectos, não percebe nada, é isso!?
    Afinal qual é a constituição dessa laje, espessuras e materiais, bem como qual é a placa para o PRH que está a considerar?

    Espero que não se esqueça de ventilar bem esse desvão
  5.  # 6

    Tratando-se de um desvão que deve ser fortemente ventilado, essa laje deve ter um Coef. Transmissão termica minimo a cumprir. tem de perguntar isso ao engenheiro da Termica
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    quem lhe fez os projectos, não percebe nada, é isso!?
    Afinal qual é a constituição dessa laje, espessuras e materiais, bem como qual é a placa para o PRH que está a considerar?

    Espero que não se esqueça de ventilar bem esse desvão
  7.  # 8

    Colocado por: SrRSe tiver altura suficiente coloque o xps nao perde nada.
    calma que nalgumas situações quanto menos isolamento tiver na base melhor comportamento terá no verão
    • SrR
    • 28 dezembro 2021

     # 9

    Com caixa de ar?
  8.  # 10

    Colocado por: SrRCom caixa de ar?
    sim, depende daquilo que a termica obrtigar
  9.  # 11

    Colocado por: jorgealvessim, depende daquilo que a termica obrtigar
  10.  # 12

    Sim tem caixa de ar.
    • SrR
    • 29 dezembro 2021

     # 13

    Colocado por: SrRSe tiver altura suficiente coloque o xps nao perde nada.
    Concordam com este comentário:RicardoPorto
  11.  # 14

    Olá,

    Qual o motivo para colocando xps por baixo das placas onde se coloca o tubo do piso radiante poderá prejudicar o rendimento da solução?
    O xps não deveria isolar e obrigar o calor/frio proveniente do PRH a ir na direção oposta ao xps?
    Ou como falamos em condutividade, poderá prejudicar, uma vez que o xps poderá "puxar" para si o calor/frio?

    Se conseguirem explorar um pouco este assunto agradecia.

    Cumprimentos
    • SrR
    • 26 setembro 2023

     # 15

    Colocado por: LAFerreiraQual o motivo para colocando xps por baixo das placas onde se coloca o tubo do piso radiante poderá prejudicar o rendimento da solução?
    nao prejudica



    Colocado por: LAFerreiraO xps não deveria isolar e obrigar o calor/frio proveniente do PRH a ir na direção oposta ao xps?
    o calor vai preferencialmente pelo caminho de menor resistência.



    Colocado por: LAFerreiracomo falamos em condutividade, poderá prejudicar, uma vez que o xps poderá "puxar" para si o calor/frio?
    o xps o que faz é criar uma barreira para dificultar a passagem desse calor
  12.  # 16

    Assumo que a resistência do XPS será sempre maior que tudo o que está acima das placas do PRH.

    Qual o motivo então para se dizer que na questão do arrefecimento poder não ser bem assim?
  13.  # 17

    Precisava da vossa opinião,

    Estão-me a propor em vez de colocar XPS por baixo das placas do PRH, colocar Leca argila expandida.
    Pelo que vejo de condutividade térmica, o XPS tem aprox 0,032 W/m.k enquanto que a solução que me estão a propor tem aprox 0,32 W/m.k
    Ou seja, uma diferença de 10x (sendo melhor o XPS).

    Que acham da solução proposta?
    Tem outros fatores que possam levar esta proposta a ser melhor que o XPS?

    Obrigado
  14.  # 18

    Opiniões?
    • SrR
    • 28 setembro 2023

     # 19

    Minha opinião, faça um chão ja nivelado de maneira a acomodar o xps e as placas d radiante
  15.  # 20

    Pareceu-me que o construtor use a Leca para fazer esse nivelamento e depois estava a propor colocar diretamente as placas do radiante por cima.
    Vou verificar melhor com ele fazer um misto (Leca para nivelar e depois XPS).
    Se não formos neste caminho vou propor então o que indica. Nivelar chão e depois XPS
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
 
0.0214 seg. NEW