Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a tentar decidir qual o termoacumulador a comprar e estou com imensas dúvidas. Alguem pode ajudar?

    - Cada vez mais leio recomendações para utilizar tarifa bi-horaria e apenas ter o aparelho ligado de noite.
    Segundo a proteste de dezembro de 2018 sobre termoacumuladores, uma utilização de 100% em horario em vazio para um aparelho de 80 litros, utilizado por duas pessoas, tem um custo de eletricidade de 226 euros por ano. Deixando-o sempre ligado seriam 468 euros por ano.
    mas o que acontece quando o aparelho está desligado e é usado para um banho por exemplo? entra água fria para o depósito, de modo a que este esteja cheio? é que se assim for, parece-me a temperatura nesse momento vai descer bastante.

    - quero evitar manutenções e substituições de anodo de magnesio.
    nestas condicoes, há os aparelhos da Videira em cobre mas mais caros, ou aqueles com anodo eletronico que dizem nao precisar de manutenção. (exemplo, ariston pro zen)
    sem manutenção, o que recomendam?

    - Cá em casa somos 4 pessoas com banhos diários, e sem qualquer padrão horário (mas raramente todos os banhos de seguida)
    Apesar de nos indicarem sempre a referencia dos 40 litros por pessoa para a capacidade do termoacumulador, parece-me ser um valor demasiado alto.
    Vendo a na nossa fatura da água temos uma média diária de 200 litros no total. De certeza que não são 200 litros de água quente...
    Um deposito de 100L nao seria suficiente?

    Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Tenho um conhecido com o mesmo agregado familiar e tem um termoacumulador de 80l. Óbvio que se tem de controlar com os consumo.

    Por que não pensa noutra solução que não um termoacumulador. Te tiver espaço para uma bomba de calor, podia reduzir os custos com o aquecimento.
  3.  # 3

    o problema da bomba de calor é que já tive dois orçamentos e pedem-me entre 700 e 800 euros pela instalação. somando isso ao custo do aparelho (à volta de 2000 euros), fica um valor muito alto e que não me parece assim tao fácil de rentabilizar.
  4.  # 4

    2000€?

    Por menos ficou a instalacao da minha de 300l.

    A nivel dos custos de instalação, irá depender se serão necessários trabalhos de construção cívil para a passagem das condutas de insuflação eextracao.

    Será para instalar em moradia ou apartamento?

    Colocado por: pccsoareso problema da bomba de calor é que já tive dois orçamentos e pedem-me entre 700 e 800 euros pela instalação. somando isso ao custo do aparelho (à volta de 2000 euros), fica um valor muito alto e que não me parece assim tao fácil de rentabilizar.
  5.  # 5

    Existem BC de menor capacidade 80, 100,110,...
  6.  # 6

    é para um apartamento em Lisboa.
    para uma bomba de calor monobloco acredito que o custo da instalação seja inferior. mas não quero ter mono devido ao ruído que gera em funcionamento e pelos requisitos de ter de abrir conduta para o exterior.
    estive a considerar uma bomba split, com unidade exterior (Ariston nuos split). mas para este tipo de instalação como disse acima pedem-me 700-800 euros.
  7.  # 7

    Não sei todas as condicionantes do local, mas acho caro. Eu pela instalação e arranque paguei 320€. Era uma empresa certificada pela marca do equipamento e Incluía tubos de refrigeração, tendo um comprimento de 7/8metros

    Colocado por: pccsoaresé para um apartamento em Lisboa.
    para uma bomba de calor monobloco acredito que o custo da instalação seja inferior. mas não quero ter mono devido ao ruído que gera em funcionamento e pelos requisitos de ter de abrir conduta para o exterior.
    estive a considerar uma bomba split, com unidade exterior (Ariston nuos split). mas para este tipo de instalação como disse acima pedem-me 700-800 euros.
  8.  # 8

    mas esse valor era também split com unidade exterior?
    não percebo como me podem pedir tanto... na pratica não vejo muita diferença para a instalação de um ar condicionado.
    do aparelho interior até à maquina exterior seriam uns 4/5 metros de tubos.

    um dos orçamentos:
    - Material (tubos de cobre, vasos de expansao) - 320 +IVA
    - serviço de instalação (inclui testes de funcionamento e arranque) 370 + IVA.
    total 848 euros
    Exclui-se trabalhos de pintura, águas, esgotos, exaustão/ventilação e electricidade, excepto o proposto.
    Exclui-se licenças e autorizações para a execução dos trabalhos propostos.
    Exclui-se todos os trabalhos de construção civil e abertura de roços.
    Exclui-se todos os demais trabalhos e materiais não propostos.
  9.  # 9

    É um termo-acumulador híbrido, como o ariston lydos hybrid? Já considerou?

    Uma BC compacta poderá também ser uma solução. E deverá ter uma instalação bem mais simples que uma com unidade exterior.
  10.  # 10

    No que consiste esse termocumulador hibrid?

    todas as bombas de calor tem integrado uma resistência elétrica, também podem ser considerados hybrid?

    Colocado por: hangasÉ um termo-acumulador híbrido, como o ariston lydos hybrid? Já considerou?
  11.  # 11

    A minha instalação consistia em uma bomba de calor de 300l de acumulação do tipo split.

    A bomba custou +/- 1500€

    acessórios: 130€

    Vaso de Expanção AQS 18 litros
    Suporte Universal c/ valvula anti retorno p/vaso expação
    Grupo Segurança 3/4''
    Misturador termoestatica
    Termometro 0-120ºc
    Manometro 0-10 Bar


    Instalação e Arranque (inclui tubagem de refrigeração): 310€

    a alimentação elétrica a unidade exterior foi por minha conta.
    não tem incluído calhas para instalação de tubagem.
    Não está incluída a instalação dos acessórios, sendo feita na empreitada da distribuição de aguas.

    todos os valores são com IVA incluído.
  12.  # 12

    Segundo as especificações dum ariston lydos hybrid são 49 dBA em funcionamento. é bem barulhento!
    Concordam com este comentário: Bigmouse
  13.  # 13

    Mas instalar um hybrid ou termoacumulador "normal" é igual? Ou seja, é preciso instalar mais alguma coisa? No site da Ariston fala numa poupança energética de 50% face a um termoacumulador classe B
 
0.0167 seg. NEW