Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Tenho noção que há aqui muitos construtores e vão responder já à defesa uns dos outros mas a minha questão é simples:
    Estou a construir uma moradia unifamiliar de 2 pisos de 190 m2 e com 11 janelas todas com estores.
    Para colocação de cantarias e caixas de estores com 5 homens em obra está previsto uma duração de 1 mês!
    É normal ou é muito tempo??

    Contextualizando: a casa está em construção há 10 meses e está nessa fase
  2.  # 2

    Colocado por: jvcaxPara colocação de cantarias e caixas de estores com 5 homens em obra está previsto uma duração de 1 mês!
    É normal ou é muito tempo??


    é um absurdo de tempo. mesmo 2 homens a fazer apenas uma janela por dia dava apenas 11 dias para fazer todo o serviço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jvcax
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantos

    é um absurdo de tempo. mesmo 2 homens a fazer apenas uma janela por dia dava apenas 11 dias para fazer todo o serviço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jvcax


    Isto é um desespero!
    Foram mais de 2 meses para fazer a canalização e parte eléctrica… agora será só cantarias e caixas de estores…
    E a previsão que o construtor dá neste momento de data de término de obra é junho do próximo ano!!
  4.  # 4

    Por esse andar em junho de 2023.

    Deve andar a atrasar a ver se tem a sorte dos custos com as janelas baixem.

    Colocado por: jvcaxjunho do próximo ano!!
  5.  # 5

    E quem é que paga a prorrogação do alvará da licença de construção?
  6.  # 6

    O dono de obra

    Colocado por: jvcaxE quem é que paga a prorrogação do alvará da licença de construção?
  7.  # 7

    Colocado por: BigmouseO dono de obra



    Mesmo quando existe um contrato com o construtor em que ele definiu para tempo de realização de obra 12 meses?
  8.  # 8

    Colocado por: jvcaxMesmo quando existe um contrato com o construtor em que ele definiu para tempo de realização de obra 12 meses?


    e quais as penalizações que estão no contrato para o empreiteiro?

    mas acho que o custo da prorrogação será o menor dos seus problemas.

    tem aí um empreiteiro pouco empenhado em acabar a casa
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantos

    e quais as penalizações que estão no contrato para o empreiteiro?

    mas acho que o custo da prorrogação será o menor dos seus problemas.

    tem aí um empreiteiro pouco empenhado em acabar a casa


    Não estão definidas penalizações mas está definido que a obra só pode parar por motivo inimputavel ao construtor e ele pára quando quer porque alega que tem que ter os homens noutras obras…

    Pelo que já percebi isto é o prato do dia… À minha obra só vão 2 ou 3 dias da semana. Mas a verdade é que não há nada que os impeça de aceitar mais obras.
    Os contratos valem apenas pela boa fé mas ser de palavra não é para todos
  10.  # 10

    Colocado por: jvcaxNão estão definidas penalizações mas está definido que a obra só pode parar por motivo inimputavel ao construtor e ele pára quando quer porque alega que tem que ter os homens noutras obras…

    Pelo que já percebi isto é o prato do dia… À minha obra só vão 2 ou 3 dias da semana. Mas a verdade é que não há nada que os impeça de aceitar mais obras.
    Os contratos valem apenas pela boa fé mas ser de palavra não é para todos


    bem ir 2 ou 3 dias por semana não é considerado abandono de obra. Para isso teria que estar 2 ou 3 meses sem por lá os pés.

    sem clausulas de penalização no contrato está nas mãos dele. Pode ser que quando chegar às especialidades as coisas comecem a acelerar. A maior parte dos construtores só trata da parte de pedreiro, e depois subcontratam tudo, eletricistas, canalizador, carpinteiros, estucadores, etc...

    ou rói a corda, ou muda de empreiteiro
  11.  # 11

    Mudar de empreiteiro? Ninguém gosta de mexer no trabalho dos outros. Estão todos cheios de trabalho, há mais obras do que pessoal disponível. É normal as obras andarem devagarinho.

    Penalizações no contrato? Nenhum empreiteiro está para isso. Ninguém hoje em dia assina contrato com esses termos.
  12.  # 12

    Sim ambos têm razão…

    Mas quanto ao contrato lá está vale o que vale, é baseado em boa fé e ninguém o obriga a cumprir.

    É verdade que há muitas obras e pouco pessoal par trabalhar mas então nesse caso afim de manter a palavra e o bom nome também fosse sensato o empreiteiro (que até é engenheiro civil) não assumir prazos que não consegue cumprir e ir aceitando cada vez mais obras com o mesmo número de trabalhadores que tem…

    Digo eu que sou leiga nisto mas profissional na minha área de trabalho!
    • smart
    • 29 dezembro 2021 editado

     # 13

    Hum..
    A prática actual é esta.
    O empreiteiro olha pela vida dele.
    Trabalha no número máximo de obras que consegue ter capacidade de resposta.
    Em 2014 qd não haviam obras os donos obra tb não se importavam se o orçamento dava para acabar a obra.
    Vá com calma.
    Existe quem tem atrasos de nem sequer a obra ter começado.
    Tem um contrato sem penalizações.
    Se agora pedisse a orçamento a outro, o valor que obteria para acabar a obra seria superior ao orçamentado.
    Tem que gerir o mind game e as emoções.
    Moralidade e carinho nas obras, isso é nos filmes ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jvcax
  13.  # 14

    Colocado por: smartHum..
    A prática actual é esta.
    O empreiteiro olha pela vida dele.
    Trabalha no número máximo de obras que consegue ter capacidade de resposta.
    Em 2014 qd não haviam obras os donos obra tb não se importavam se o orçamento dava para acabar a obra.
    Vá com calma.
    Existe quem tem atrasos de nem sequer a obra ter começado.
    Tem um contrato sem penalizações.
    Se agora pedisse a orçamento a outro, o valor que obteria para acabar a obra seria superior ao orçamentado.
    Tem que gerir o mind game e as emoções.
    Moralidade e carinho nas obras, isso é nos filmes ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jvcax


    Pois é essa conversa é toda muito bonita mas quem fica sempre prejudicado de qualquer forma é sempre o dono de obra.
    O empreiteiro olha pela vida dele e eu olho pela minha ora bolas
    O dono de obra só tem que pagar e andar à mercê…

    Em 2014 quando havia muito menos trabalho para os empreiteiros a classe era bem mais séria. Agora como sabem que trabalho não lhes falta fazem o que querem como querem e tornaram-se numa classe profissional muito menos séria e de desconfiança…

    Mas enfim não vamos estar aqui com opiniões nem a atribuir culpas … a minha questão quando abri o tópico era simples é só obtive uma resposta à questão, tudo o resto já foi cerrar presunto.
  14.  # 15

    Boa sorte na montagem, sinceramente pois eu só estou a ter dores de cabeça
  15.  # 16

    Colocado por: jvcaxContextualizando: a casa está em construção há 10 meses e está nessa fase

    Quando adjudicou a obra, junto com os documentos do empreiteiro não lhe foi entregue (ou a sua fiscalização não pediu) um cronograma dos trabalhos?
  16.  # 17

    Colocado por: zedasilva
    Quando adjudicou a obra, junto com os documentos do empreiteiro não lhe foi entregue (ou a sua fiscalização não pediu) um cronograma dos trabalhos?


    Não foi pedido nem temos
  17.  # 18

    Nesse caso o empreiteiro gere a obra como melhor lhe convém e o DO poderá fazer muito pouco
  18.  # 19

    Colocado por: zedasilvaNesse caso o empreiteiro gere a obra como melhor lhe convém e o DO poderá fazer muito pouco


    Pois parece que é sempre assim de qualquer das formas… só seria diferente se fosse uma obra pública…
 
0.0225 seg. NEW