Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou a pensar forrar os degraus de umas escadas (espelhos e cobertores) com madeira mas não queria ter rodapé nos degraus. Em conversa com o empreiteiro, disse que se não colocar rodapé pode dar problemas por causa da dilatação térmica. Falou na utilização de um "bite" (não sei o que é).

    Tenho visto imagens de escadas forradas a madeira (acho que algumas aqui no fórum) sem rodapé.

    A dilatação da madeira nos degraus de uma escada é mesmo um problema? Se sim, o que é que se pode fazer para não ter colocar rodapé?

    Ainda não sei qual a madeira que vou usar. O pavimento do resto da casa será cerâmico, em princípio em tons de cinzento. Alguma recomendação para a madeira a usar?

    Diferentes tipos de madeira têm diferentes dilatações térmicas? O que será melhor para dar menos problemas?
    • jrap
    • 29 dezembro 2021

     # 2

    O bite é uma tira muito estreita de madeira. É aquele pedacinho de madeira que segura os vidros nas portas interiores ou que se usava nas cozinhas mais tradicionais com portas aos quadrados em vidro. É basicamente um rodapé muito muito pequeno. O construtor está a falar bem. A madeira demora muitos anos a "estabilizar". Mesmo que a madeira não se dê o mais certo é a tinta entre a parede e os degraus estalar. Pode sempre colocar o degrau "dentro do reboco" e colocar massa acrílica a fazer a junta e depois pintar, mas tem esse risco de aquilo abrir e ficar com uma fissura em todo o comprimento entre madeira/reboco. Se não quer mesmo prescindir desse aspeto deveria optar por outros materiais que não "mexem" tanto, como pedra, cerâmica ou vinílico (neste último consegue um aspeto muito semelhante à madeira mas como é plastico não tem um risco tão acrescido de dilatar)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rigsy, Palmix
    • rigsy
    • 29 dezembro 2021 editado

     # 3

    Ah, ok, agora já sei o que é o bite :-). Obrigado pela pela excelente explicação!
    Queria mesmo usar madeira. Mesmo que seja um cerâmico ou vinílico a imitar madeira, por melhor que seja, não é a mesma coisa...

    Em pesquisas, "descobri" que é possível fazer rodapés invertidos, que também fica engraçado e deve resolver o problema. Algo semelhante à seguinte foto. Mas acho que o empreiteiro me vai chamar nomes se lhe mostrar isto :-D. E acho que a transição entre o rodapé da parede com as escadas é capaz de ficar estranho.

    Já agora, alguém consegue colocar o detalhe de um bite numa escada sem rodapé, para ter uma ideia de como fica?

  2.  # 4

    Colocado por: rigsyOlá,

    Estou a pensar forrar os degraus de umas escadas (espelhos e cobertores) com madeira mas não queria ter rodapé nos degraus. Em conversa com o empreiteiro, disse que se não colocar rodapé pode dar problemas por causa da dilatação térmica. Falou na utilização de um "bite" (não sei o que é).

    Tenho visto imagens de escadas forradas a madeira (acho que algumas aqui no fórum) sem rodapé.

    A dilatação da madeira nos degraus de uma escada é mesmo um problema? Se sim, o que é que se pode fazer para não ter colocar rodapé?

    Ainda não sei qual a madeira que vou usar. O pavimento do resto da casa será cerâmico, em princípio em tons de cinzento. Alguma recomendação para a madeira a usar?

    Diferentes tipos de madeira têm diferentes dilatações térmicas? O que será melhor para dar menos problemas?

    Isso é um não problema, a madeira tem variação dimensional ao longo do ano, mas não vai mexer nada por aí alem. Os degraus vão ser colados?
  3.  # 5

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Isso é um não problema, a madeira tem variação dimensional ao longo do ano, mas não vai mexer nada por aí alem. Os degraus vão ser colados?

    Não sei, mas imagino que sim. Ainda não falei com o empreiteiro sobre esse detalhe.
  4.  # 6

    Gostei desta solução. Foi deixado um espaço entre o degrau e a parede, mas no "buraco" vê-se madeira. Dá ideia que o degrau acaba um pouco antes da parede, mas está assente numa peça de madeira.

    detalhe escada

    A imagem completa está em https://archinect.com/neiltomlinsonarchitects/project/neil-tomlinson-architects-wins-residential-interiors-gold-at-london-design-awards-2019-for-princes-mews-project#&gid=1&pid=16
  5.  # 7

    Isso é tramado para ganhar sujidade...
    Concordam com este comentário: Palmix
  6.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasIsso é tramado para ganhar sujidade...

    Sim, é verdade. Mas fica bonito :-D

    Se quiser arriscar os degraus em madeira, sem usar rodapé ou esta solução que deixa um "buraco" entre o degrau e a parede, que precauções é que devem ser tomadas para minimizar futuros problemas?
  7.  # 9

    Eu deixava um buraco que desse para lá enfiar o bico do aspirador.
  8.  # 10

    Gostei
  9.  # 11

    É um mau exemplo de remate. Andaram uns gajos a pensar como resolver patologias na construção durante séculos para agora abdicarmos dos remates. Quando lavar o chão com uma esfregona vai pintar a casa… faça o que entender mas no primeiro ano faça o reporte da utilização. Bom Ano
  10.  # 12

    Colocado por: bettencourtÉ um mau exemplo de remate. Andaram uns gajos a pensar como resolver patologias na construção durante séculos para agora abdicarmos dos remates. Quando lavar o chão com uma esfregona vai pintar a casa… faça o que entender mas no primeiro ano faça o reporte da utilização. Bom Ano


    Tenho noção que não ter rodapé vou sujar as paredes quando lavar o chão com a esfregona. Mas só estou a planear não colocar rodapé mas escadas, por isso esse problema será minimizado.
  11.  # 13

    Que complicação.
    As paredes tem um acabamento liso, certo? Os degraus vão entrar de luva, certo? Serão colados, certo? Então, mete a cola, enfia os degraus até encostar à parede, e pumbas problema resolvido #canjalaranja
    A cola (especifica para o efeito) absorve os movimentos da madeira ao longo do ano sem stress. Não se vai chatear por ter uma mini/micro folga entre 2 materiais diferentes. "Problema" era se fosse um junta dinâmica entre duas superfícies com a mesma tonalidade e acabamento na minha opinião.
    Concordam com este comentário: Palmix
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rigsy
  12.  # 14

    Colocado por: Vítor MagalhãesQue complicação.
    As paredes tem um acabamento liso, certo? Os degraus vão entrar de luva, certo? Serão colados, certo? Então, mete a cola, enfia os degraus até encostar à parede, e pumbas problema resolvido #canjalaranja
    A cola (especifica para o efeito) absorve os movimentos da madeira ao longo do ano sem stress. Não se vai chatear por ter uma mini/micro folga entre 2 materiais diferentes. "Problema" era se fosse um junta dinâmica entre duas superfícies com a mesma tonalidade e acabamento na minha opinião.

    Sim, a parede vai ser lisa, rebocada.
    Penso que vão ser colados, pelo menos é o que me faz sentido. Se a cola for a apropriada, também me parece que absorva os movimentos da madeira. Para além disso, as escadas só têm parede de um lado, pelo que os degraus podem "mover-se livremente" para o outro lado.

    Desculpe a minha ignorância, o que significa "os degraus entrar de luva"?
  13.  # 15

    Colocado por: rigsy

    Desculpe a minha ignorância, o que significa "os degraus entrar de luva"?


    Entrar de luva é o movimento de colocação dos degraus, imagine uma luva e a forma como mete os dedos lá dentro. É uma forma de ver as coisas. Mas isso é indiferente que os degraus entrem de luva/cassete/gaveta ou seja pousados sobre o suporte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rigsy
  14.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasIsso é tramado para ganhar sujidade...

    A esfregona também gosta muito deste tipo de detalhes. A não ser que limpe sempre a escada com um paninho.
    Isso fica bonito nas fotos, no uso diário já questiono.

    Mas valia fazer um rodapé embutido com o acabamento da parede.
  15.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesQue complicação.
    As paredes tem um acabamento liso, certo? Os degraus vão entrar de luva, certo? Serão colados, certo? Então, mete a cola, enfia os degraus até encostar à parede, e pumbas problema resolvido #canjalaranja
    A cola (especifica para o efeito) absorve os movimentos da madeira ao longo do ano sem stress. Não se vai chatear por ter uma mini/micro folga entre 2 materiais diferentes. "Problema" era se fosse um junta dinâmica entre duas superfícies com a mesma tonalidade e acabamento na minha opinião.
    Concordam com este comentário:Palmix
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rigsy


    Foi precisamente isto que os diversos madeireiros me disseram, quando lhes coloquei semelhante questão.
    Aconselharam-me a utilizar uma cola da SIKA (passo a publicidade).
    Mesmo coladas, as tábuas vão mexer, para sempre...pelo que me têm dito...mas a cola dá-lhes alguma estabilidade.
    Não esquecendo uma série de detalhes antes e durante a aplicação, como o tempo de ambientação da madeira à casa, por exemplo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rigsy
 
0.0175 seg. NEW