Iniciar sessão ou registar-se
    • mafgod
    • 30 dezembro 2021 editado

     # 1

    Colocado por: rigsyostava de deixar uma "pré-instalação" de painéis fotovoltaicos para facilitar a sua instalação se no futuro os decidir instalar.
    Vai rebocar o sotão ou vai ficar em bruto?
    Atenção ao pó e ao calor/frio extremo que pode ter no sotão se este não estiver comodamente isolado.

    Colocado por: crossA ideia era mesmo colocar o inversor e baterias na garagem afastada da casa onde colocaria os painéis nas aguas do telhado a sul, isto pelo barulho do inverter e mais importante as baterias que ficariam fora de casa (com temp acima de 5º sempre).
    Tenho um inversor SAJ de 6kW num roupeiro no hall de entrada, por debaixo do quadro elétrico e nada oiço :-)
    Somente deixo a porta do roupeiro aberto durante o dia nos dias de mais calor... mesmo assim, ás vezes esqueço-me e a temperatura dentro do roupeiro é tipo morno :-)

    Este inversor tem saida de stanby que está ligado à tomada, e permite alimentar a iluminação e os estores elétricos/portões :-)

    Colocado por: crossSeria para carregar o carro principalmente e alguma injecção na rede etc.
    A primeira função é eliminar o consumo de casa enquanto há sol, se no verão, produção pode ser o dobro ou o triplo do inverno, aproveitarmos para carregar o VE durante o dia optimo.
    Nos restantes, mais vale carregar em vazio e usar a bateria para o consumo de casa depois do sol se por :-)
      SAJ.jpg
    • dom123
    • 30 dezembro 2021 editado

     # 2

    Colocado por: crossBoas,
    Estou a planear donde colocar um inversor e baterias (pré-instalação) para uma instalação solar deparei-me com este tópico. A ideia era mesmo colocar o inversor e baterias na garagem afastada da casa onde colocaria os painéis nas aguas do telhado a sul, isto pelo barulho do inverter e mais importante as baterias que ficariam fora de casa (com temp acima de 5º sempre).

    Não tenho duvidas sobre que o inversor "faz tudo" tem que ficar sim ao pé das baterias, mas não vejo porque será um problema ficar longe dos painéis como indicado (seria 40 metro de cabo mínimo). Qual seria a recomendação neste caso?
    Seria para carregar o carro principalmente e alguma injecção na rede etc.

    Para 40 metros de cabo DC no mínimo secção 6mm,mas acho muita distância.
    Não pode colocar o inversor e as baterias no sótão?
    Depois era só passar cabo AC, 4mm, até á garagem
    Um inversor normal quase não faz barulho, um hibrido não sei
    • rigsy
    • 30 dezembro 2021 editado

     # 3

    Colocado por: mafgodVai rebocar o sotão ou vai ficar em bruto?
    Atenção ao pó e ao calor/frio extremo que pode ter no sotão se este não estiver comodamente isolado.

    Vai ser rebocado e devidamente isolado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  1.  # 4

    Colocado por: mafgodTenho um inversor SAJ de 6kW num roupeiro no hall de entrada, por debaixo do quadro elétrico e nada oiço :-)
    Somente deixo a porta do roupeiro aberto durante o dia nos dias de mais calor... mesmo assim, ás vezes esqueço-me e a temperatura dentro do roupeiro é tipo morno :-)

    Este inversor tem saida de stanby que está ligado à tomada, e permite alimentar a iluminação e os estores elétricos/portões :-)


    Obrigado pelo feedback. Eu ouvi também um inversor híbrido de 5Kw e aquilo as ventoinhas eram muito barulhentas por isso o meu comentário. Depois ficaria muito nervoso por saber que tinha um inversor num ambiente pouco ventilado e sem falar nas baterias que mesmo sem pegarem fogo hoje em dia que possam explodir... mais psicológico que outra coisa. Ter tudo afastado, com espaço e a mão para uma manutenção fácil parece-me melhor.

    Colocado por: mafgodA primeira função é eliminar o consumo de casa enquanto há sol, se no verão, produção pode ser o dobro ou o triplo do inverno, aproveitarmos para carregaro VE durante o diaoptimo.
    Nos restantes, mais vale carregar em vazio e usar a bateria para o consumo de casa depois do sol se por :-)


    Sim de acordo que é a melhor solução neste momento. Mas pensando no futuro acho que poder carregar em DC, gerir excedentes... :)

    Colocado por: dom123Para 40 metros de cabo DC no mínimo secção 6mm,mas acho muita distância.
    Não pode colocar o inversor e as baterias no sótão?
    Depois era só passar cabo AC, 4mm, até á garagem
    Um inversor normal quase não faz barulho, um hibrido não sei


    Existirá algum mais ou menos barulhentos mas todos vão fazer barulho se tiverem a "puxar" bem.
    Tenho uma sala técnica que poderia colocar mas pelas razões que mencionei preferia que não.

    Mas se tiver um sistema de 360-400VDC nos painéis não será problema, os cabos serão igualmente de 4mm2, aliás melhor que cabos AC com 220VAC, para distancias maiores em DC tem menos perdas que neste caso não têm qualquer relevância qualquer seja AC ou DC. Com DC porque tem mais tensão transporta mais/mesma potência como menos corrente no cabo logo pode ser mais fino.
  2.  # 5

    Colocado por: crossMas pensando no futuro acho que poder carregar em DC, gerir excedentes... :)
    eh... carregamento em corrente continua? eh.... pois.... esqueça :-)
  3.  # 6

    Qual a vantagem de injectar AC directamente no quadro principal? Segurança? Existência de um ponto único para cortar a electricidade da casa?
  4.  # 7

    menor transito de potência, menor cascata de proteções, menor interferência na queda de tensão.

    Colocado por: rigsyQual a vantagem de injectar AC directamente no quadro principal? Segurança? Existência de um ponto único para cortar a electricidade da casa?
  5.  # 8

    terá sempre um único ponto de corte geral de energia, que será o interruptor de corte geral da chegada da rede.

    quando efetua o corte de energia, o sistema deteta e o inversor desliga a injeção de energia.

    Colocado por: rigsyExistência de um ponto único para cortar a electricidade da casa?
  6.  # 9

    Colocado por: Bigmousemenor transito de potência, menor cascata de proteções, menor interferência na queda de tensão.

    Depende da potência que estejas a injetar.... para potências abaixo de 1kW (ou mesmo um pouco mais), diria que basta uma ligação a uma qualquer tomadita.
  7.  # 10

    poder pode. mas se fica um serviço bem feito, não

    Colocado por: mafgodDepende da potência que estejas a injetar.... para potências abaixo de 1kW (ou mesmo um pouco mais), diria que basta uma ligação a uma qualquer tomadita.
    Concordam com este comentário: jorgealves, RicardoPorto
    • rigsy
    • 1 janeiro 2022 editado

     # 11

    Bom Ano Novo para todos!!!!

    Acham que um tubo de 32mm(diametro exterior) é suficiente para passar os cabos dos painéis do telhado para o sótão?
    Qual a diâmetro dos cabos que vêm do telhado? Quantos são precisos?

    Imagino que dependa do nº de painéis a instalar, mas queria deixar o tubo de forma a que desse para passar os cabos no pior caso possível. Tive a experimentar o simulador disponível em www.sunnydesignweb.com e maximizando o espaço do telhado, diz-me que posso instalar 19 painéis. Diria que esse seria o pior caso possível.
    • dom123
    • 1 janeiro 2022 editado

     # 12

    Colocado por: rigsyBom Ano Novo para todos!!!!

    Acham que um tubo de 32mm(diametro exterior) é suficiente para passar os cabos dos painéis do telhado para o sótão?
    Qual a diâmetro dos cabos que vêm do telhado? Quantos são precisos?

    Imagino que dependa do nº de painéis a instalar, mas queria deixar o tubo de forma a que desse para passar os cabos no pior caso possível. Tive a experimentar o simulador disponível em www.sunnydesignweb.com e maximizando o espaço do telhado, diz-me que posso instalar 19 painéis. Diria que esse seria o pior caso possível.

    Respondeu à sua pergunta.
    Mas sim, um tubo de 32 é mais que suficiente
    Por norma vêm 2 tubos DC mais o fio de aterramento dos painéis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rigsy
  8.  # 13

    Referia-me ao nº de cabos que vêm dos painéis e não ao nº de painéis ;-)
    Mas já percebi que são 2 + 1.
  9.  # 14

    Colocado por: rigsyReferia-me ao nº de cabos que vêm dos painéis e não ao nº de painéis ;-)
    Mas já percebi que são 2 + 1.

    Quis dizer 2 cabos DC e não dois tubos
  10.  # 15

    É melhor considerar 4 cabos solares mais terra, para o caso de vir a ter 2 MPPTs (por exemplo dois grupos com orientações diferentes)
  11.  # 16

    E se tiver micro inversores? Ou cá não se usa disso?
  12.  # 17

    Colocado por: hangasÉ melhor considerar 4 cabos solares mais terra, para o caso de vir a ter 2 MPPTs (por exemplo dois grupos com orientações diferentes)

    Um tubo de 32mm chega?
 
0.0214 seg. NEW