Iniciar sessão ou registar-se
    • Wkk
    • 29 dezembro 2021

     # 1

    Bom dia,

    Tive um termoacumulador Ariston Blue Eco durante 7 anos na minha habitação sem qualquer problema.
    Este modelo:
    http://www.junis.pt/?id=9&pid=9662

    Entretanto a resistência avariou por isso comprei a "evolução" do que tinha anteriormente.
    Este modelo: https://www.worten.pt/grandes-eletrodomesticos/aquecimento-de-agua/termoacumuladores/termoacumulador-ariston-lydos-eco-80-80-l-8-bar-6891951

    Qual não é o meu espanto que quando cá chegam para instalar o termoacumulador precisam de uma válvula redutora de pressão na entrada do contador caso contrário iria pingar. Andei 15 dias sem água quente e hoje quando finalmente instalaram ambos, passado 2h o termoacumulador começa a pingar...

    A pressão na válvula está a 3 BARs e antes disto mesmo sem válvula nunca pingou. O que se passa?

    Obrigado.
    • Wkk
    • 30 dezembro 2021 editado

     # 2

    Aparentemente só acontece na altura do aquecimento da água. Após estar estabilizado nos 80º não volta a pingar. No entanto se tomarmos 2 banhos e a água reaquecer começa novamente a pingar...
    • Wkk
    • 31 dezembro 2021 editado

     # 3

    Boa noite e bom ano!

    Ontem contactei o técnico da Leroy Merlin que fez a instalação e ele disse-me para só aquecer a água até 60º que os pingos deveriam parar. Tentei mas não funcionou, entretanto ele também disse que teria de me reduzir ainda mais a pressão (o que não é do meu agrado visto praticamente não ter força numa das torneiras da casa de banho).

    Voltei a contactá-lo esta manhã porque a válvula redutora de pressão começou a pingar. Acordei esta manhã com água no contador no local onde foi instalada a válvula redutora de pressão, imediatamente a seguir ao contador.

    O técnico da Leroy Merlin que fez a instalação nem sequer se dignou a responder (tem sido um mau hábito dele infelizmente em várias interações). Pelo que tive de tentar solucionar eu o tema antes dos meus vizinhos ficarem com água nas salas deles devido ao meu contador...

    Assim, voltei a colocar a pressão nos 6 BARs (que era +- como estava antes de ter a válvula) e os pingos pararam nos dois locais.

    Ora eu não percebo nada de canalização nem de pressão mas algum perito veja se isto faz sentido.

    Como me reduziram a pressão da entrada da minha casa para 3 BARs a pressão não estava equalizada dentro do termoacumulador o que fazia o termoacumulador pingar. Neste momento como a pressão está equalizada o termoacumulador já não tem necessidade de pingar porque expande/dilui (não sei que termo usar) a pressão com o resto da da pressão da habitação.

    Faz sentido?

    Posto isto, esta válvula era mesmo obrigatória para me fazerem a instalação? Sinto que me roubaram em 110€ por uma instalação sem sentido. Agora tenho uma válvula regulada para 6BARs que é +- o mesmo do exterior, ou seja não está a fazer nada. Só ajudaria se eventualmente houvesse um pico de pressão da rede... e nesse caso o termoacumulador já ia pingar de qualquer forma...certo?
  1.  # 4

    Precisa é de um vaso de expansão.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, RicardoPorto
    • Wkk
    • 1 janeiro 2022 editado

     # 5

    Colocado por: jorgealvesPrecisa é de um vaso de expansão.
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues


    Obrigado pela resposta, mas se nunca foi necessário em 7 anos porque é que o facto de mudar de termoacumulador, faz passar a ser necessário?

    Já estive a pesquisar sobre a sua sugestão mas essa vaso é um "mono", não tenho espaço para isso, o termoacumulador mal cabe no sitio que lhe é destinado, é impossível adicionar isso sem renovar a cozinha por completo :(
  2.  # 6

    3bar dentro de um apartamento chega e sobra, não sei porque tem isso a 6bar.

    Isso pinga porque a água expande ao aquecer e aumenta a pressão.

    A válvula de segurança do termo acumulador foi nova ou usou a antiga?
    • Wkk
    • 1 janeiro 2022 editado

     # 7

    Colocado por: RicardoPorto3bar dentro de um apartamento chega e sobra, não sei porque tem isso a 6bar.

    Isso pinga porque a água expande ao aquecer e aumenta a pressão.

    A válvula de segurança do termo acumulador foi nova ou usou a antiga?


    A válvula de segurança é a mesma.

    A única diferença na instalação foi que me intalaram está válvula redutora de pressão após o contador que antes não estava cá. Ou seja antes dentro de casa tinha a mesma pressão da rede que são +- 6 BARs tal como todos os meus vizinhos e nunca houve qualquer problema. Ninguém tem está válvula redutora nos contadores apesar de também terem termoacumuladores.

    Entendo que chegue e sobre numa situação normal. Estou a tentar perceber a "magia" que está a acontecer aqui. Coloquei a 6 BARs porque antes a válvula redutora não estava lá e nunca pingou!

    Procurei muito antes de escrever este tópico e toda a gente fala em reduzir a pressão incluindo o técnico da Leroy que aqui esteve, no entanto só deixa de pingar quando a aumento!

    PS: Não tenho ligação ao esgoto no local senão não havia tema em pingar da válvula de segurança do termoacumulador. No entanto também tinha pingos na zona da válvula redutora que ficaram resolvidos após o aumento de pressão também....
  3.  # 8

    Colocado por: WkkSinto que me roubaram em 110€ por uma instalação sem sentido.


    Bem, há aí algo estranho, de facto. Mas também é facto que essa válvula resolveu o pingar, quando regulada para 6 bar.
    • Wkk
    • 1 janeiro 2022

     # 9

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Bem, há aí algo estranho, de facto. Mas também é facto que essa válvula resolveu o pingar, quando regulada para 6 bar.


    Não, ao contrário! Só começou a pingar quando puseram a 3 BARs na válvula redutora. Quando eu coloquei a 6 deixou de pingar tanto do termoacumulador como do contador,mas o que me preocupa é o termoacumulador neste momento.
  4.  # 10

    Colocado por: WkkQuando eu coloquei a 6 deixou de pingar


    Pois, foi o que eu escrevi.

    Agora está resolvido. Siga para bingo.
    • Wkk
    • 1 janeiro 2022

     # 11

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Pois, foi o que eu escrevi.

    Agora está resolvido. Siga para bingo.


    Desculpe li "resolveu pingar" e não "resolveu o pingar".

    Também me apetece dizer siga para bingo mas quero perceber o que está a acontecer aqui para não ter problemas no futuro.
  5.  # 12

    Encontro-me numa situação idêntica. Um termoacumulador comprado no Leroy merlin, pinga pela valvula de segurança, que tem o limite de 8 bares. Queixe-me aos serviços municipalizados,os quais verificaram que no exterior do prédio media 5,5 bares de pressão, pelo o que podia ser defeito da válvula de segurança. Mas esta só pinga após utilização da água quente, possivelmente devido ao aumentonda pressao por aquecimento. O contador não tem espaço para colocar uma valvula redutora de pressao, pelo que aconselharam-me a colocar a válvula redutora de pressao à entrada do termoacumulador. Será que irá resultar?
    • size
    • 16 abril 2023

     # 13

    Tenho ideia que o recurso a uma válvula de redutora é aplicável quando a pressão da rede é exagerada, que não é o seu caso.

    A que temperatura máxima tem no termoacumulador ?
  6.  # 14

    Se colocar um vaso expansão deixa de pingar
  7.  # 15

    A temperatura deve estar baixa porque não chega muito quente ao chuveiro
  8.  # 16

    Eu tenho outros termoacumuladores e nunca tiveram este problemas
    • size
    • 16 abril 2023

     # 17

    Colocado por: Kazuza148
    Eu tenho outros termoacumuladores e nunca tiveram este problemas


    Normal. Cada caso tem as devidas justificações.
    Partindo do principio que a pressão da rede está estabilizada nos 5,5 bares:
    - Válvula de segurança deficiente
    - Temperatura interna no termoacululador regulada para valor excessivo.
  9.  # 18

    Hoje coloquei uma valvula redutora de pressao à entrada do cilindro e continuou a pingar após utilização da agua quente. Deve acumular 1/2 litro a cada dois dias
 
0.0210 seg. NEW