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  1.  # 21

    Guarde os 50 % que já recebeu e siga em frente.

    Veja o episódio como uma repartição de prejuízos: o cliente pagou 50 % de um projeto que não lhe serviu de nada e você recebeu menos 50 % pelo seu trabalho.
  2.  # 22

    Colocado por: EngZTPedi sim, disse que era "pessoa séria", vamos ver se é.

    É isso. Já enviou o projecto com a factura (e assim solicitou o pagamento), agora é aguardar um pouco.
    Pode ser que se resolva. Tem alguma indicação do contrário? O cliente disse que não iria pagar?

    Por curiosidade, o pulo orçamental de 70% esteve de alguma forma (efectivamente ou apenas aos olhos do cliente) relacionado com o seu trabalho? Perceber isto, pode ajudar a antever alguma dificuldade.

    Colocado por: DuarteMpara quem vai gastar 1 milhão não é mais 5 ou 6k que lhe fazem comichão se ele for pessoa séria.

    De forma *nenhuma* coloque a situação nestes termos.
  3.  # 23

    Colocado por: marteloescoproVeja o episódio como uma repartição de prejuízos: o cliente pagou 50 % de um projeto que não lhe serviu de nada e você recebeu menos 50 % pelo seu trabalho.

    Em termos práticos pode ser um bom conselho. Qual o custo e, especialmente, o tempo que irá gastar a perseguir o assunto? Pode não ser vantajoso.
    Assim, mais tarde o cliente até pode querer voltar a pegar no assunto.

    Moralmente, se houvesse alguma estimativa orçamental que saiu furada em 70%, também me parece um conselho equilibrado.

    Posteriormente, pode sempre adoptar uma postura mais draconiana como alguns dizem por aqui que fazem, e passar a cobrar 100% do projecto à cabeça 😂
  4.  # 24

    Colocado por: pguilhermepassar a cobrar 100% do projecto à cabeça 😂


    Louco
    Quem paga adiantado...
  5.  # 25

    Ou um pagamento mais faseado, 25% de cada vez... se calhar neste momento já poderia ter 75% e a perda não seria tão grande.
    É que logo 50% à cabeça, sem fazer nada, também assusta.
  6.  # 26

    Colocado por: IronManSousa
    É que logo 50% à cabeça, sem fazer nada, também assusta.

    Verdade mas não é o primeiro técnico que fica a arder com situaçoes idênticas.
    Nós últimos tempos então começa a ser muito frequente.
    O pessoal manda fazer projetos a pensar que continua a construir ao preço de outros tempos.
    Quando tem a arquitectura começam a pedir orçamentos e a ficha cai lhes.
    Por normas os técnicos das especialidades já têm algum trabalho iniciado e acabam por ficar a ver navios
    Concordam com este comentário: Palmix
  7.  # 27

    Colocado por: IronManSousaOu um pagamento mais faseado, 25% de cada vez... se calhar neste momento já poderia ter 75% e a perda não seria tão grande.
    É que logo 50% à cabeça, sem fazer nada, também assusta.


    Olá,
    Concordo, acho que é a posição mais sensata e correcta para ambas as partes:

    25 no dia do lev. topográfico
    25 quando o DO valida o estudo prévio
    25 ao meter Arq. na CM
    25 ao meter Esp. na CM

    ... ou algo dentro deste gênero em função do projecto, tipo 5x 20%, ou em 3 partes.
  8.  # 28

    Colocado por: marteloescoproVeja o episódio como uma repartição de prejuízos: o cliente pagou 50 % de um projeto que não lhe serviu de nada e você recebeu menos 50 % pelo seu trabalho.


    ...com a diferença que foi uma das partes que roeu a corda, não foi por mútuo acordo...
  9.  # 29

    Colocado por: N Miguel Oliveira25 ao meter Esp. na CM


    O EngZT não fez projeto de arquitetura, só especialidades de engenharia.
  10.  # 30

    Colocado por: ricardo.rodriguesO EngZT não fez projeto de arquitetura, só especialidades de engenharia.

    Eu sei, nem lev topográfico imagino, nem estudo prévio etc...
    O que importa reter são as 4 partes...
    No âmbito dos projectos, grosso modo, acho o mais sensato.
  11.  # 31

    Presumo que a dívida que o cliente lhe tem rondará os 6.000€+IVA.

    Se quer mesmo receber o valor, não quer dizer que o venha a receber, talvez o melhor é recorrer aos tribunais. Começa pelo Julgado de Paz, menos oneroso e mais simples.

    Como o valor da ação é superior a 5.000€, pode sempre recorrer da decisão para o Tribunal de 1ª Instância, sendo que aí já terá que ter apoio de advogado e as custas aumentam.

    Só mesmo conhecendo todos os detalhes do caso é que se pode dizer quem tem razão. Repare, para exigir o pagamento tem que entregar o trabalho combinado ao cliente. Nem que para isso tenha que enviar por correio registado todos os trabalhos contratados.
  12.  # 32

    Colocado por: EngZTBom dia,
    Trabalho há 5 anos como projetista de especialidades, tendo no fim de outubro fechado o projeto de uma unidade industrial por sensivelmente 12 mil eur + IVA. (todas as especialidades).
    Resumindo, proposta de honorários 50% adjudicação+50% entrega dos projetos.
    O cliente cumpre a primeira parte, e pede máxima urgência no projeto, a uma semana da entrega de todos os projetos, liga a dizer para "cancelar tudo", porque já chegou a conclusão que não vai ter dinheiro para fazer a obra que quer.
    Não vou abdicar dos 50% finais, pois adjudiquei por minha conta algumas especialidades a outros colegas.
    O que posso fazer para garantir que recebo o trabalho já totalmente executado?
    Cps,

    Tente acordar com ele o pagamento dos seus custos efectivos e parta para outra.
    Concordam com este comentário: Palmix
  13.  # 33

    importa tambem ter um elemento na equação, será que já entregou algo ao cliente?

    isto são coisas que devem estar escritas na proposta de honorários, o facto de por razões alheias ao projetista não se passar para a fase seguinte não anula por parte do cliente o pagamento integral da fase em questão,
    portanto a sua proposta foi mal apresentada e sem as fazes de pagamento mais "normais" regra geral que neste seu caso podia ser:
    - adjudicação x%
    - projetos feitos e entregues ( validados) ao cliente y%
    - entrega na camara f%
    -deferimento camarário z %
    enfim qualquer coisa mais ou menos isto, agora quanto muito pode é negociar e tentar receber uma parte desses 50% em falta
    pode tambem tentar pela justiça levar o assunto e ver o que dá.
    -
 
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