Iniciar sessão ou registar-se
    • Ruim
    • 30 dezembro 2021 editado

     # 1

    Boas pessoal.
    O meu prédio já tem pré instalação de termo-acumuladores com apoio solar em todos os apartamentos.
    Mas o meu agora todas as manhãs aparece com um ligeiro corrimento que não sei se será água com ferrugem ou algo da serpentina. Limpo com um pano e só volta aparecer no outro dia.

    Eu julgo que tenha a ver com a junta ou a rosca que não foi muito bem montada, em baixo está tudo certinho, mas no de cima parece que está meio levantado e tem uma espécie de crosta.

    Queria corrigir isto e aproveitava e trocava o anôdo que já tem uns anos, mas não tenho bem a certeza do funcionamento disto.
    Julgo que a ordem deva ser.
    1-Fechar as torneiras da serpentina
    2-Desligar o termo da corrente
    3-Fechar a torneira de entrada da água fria
    4-Abrir a torneira da cozinha para tirar alguma água e pressão do termo

    Agora não sei é se é só desenroscar o tubo de onde tem a fuga e depois desenroscar o "cotovelo" meter teflon e voltar a enroscar ou se aquilo é preciso fazer mais alguma coisa.

    Alguém pode dar uma dicas ou ajuda?






  1.  # 2

    Hoje finalmente tive tempo de desmontar isto, e a coisa está "preta" Aparentemente este termo já foi, certo? Isto deve ter acontecido por má montagem. Julgo que não deva ter reparação.

    Alguém sabe onde se compra este tipo de termos? nas grandes superfícies só vejo com os conectores de água quente e água fria.



  2.  # 3

    Isso ainda parece ter rosca. Não sei se é reaproveitável ou não. Se for, depois de limpa a rosca, outro joelho a 90° devidamente vedado poderá salvar a coisa. Não sei que composto vedante será o melhor, mas há pessoal por aqui que sabe.

    Penso que possa pesquisar por "deposito de acumulação solar" para obter o que pretende. De qualquer forma, precisará de um técnico para carregar e fazer manutenção ao sistema solar, pelo que até poderá ser o mesmo a fazer tudo, dependendo do preço. Se acha que não precisa do solar para nada, anule as saidas laterais e compre um termoacumulador normal, que ligará às torneiras de baixo que deverao ser as de água fria/ saída de agua quente.

    Só por curiosidade: que maquina é essa por baixo do depósito?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruim
  3.  # 4

    A máquina que está por baixo numa das fotos é um micro-ondas.

    Eu agora fiquei aqui com algumas duvidas para isto ter acontecido.
    -O técnico que fez a instalação dos termos nos apartamentos quando eram novos não enroscou bem a rosca da serpentina no meu e foi pingando para dentro do isolamento da cuba corroendo a mesma até ao ponto de criar uma fissura.

    ou

    -A rosca estava bem enroscada e a cuba do termo é que ou tinha defeito ou algo aconteceu para criar uma fissura.

    -A corrosão parece de fora para dentro da cuba, mas posso estar enganado.

    -A rosca não tem ferrugem, nem o cotovelo, julgo que seja cobre. A cuba à volta da rosca é que está toda corroída, assim como o isolamento externo.

    -O que estava a pingar julgo que não era liquido de serpentina e sim água com ferrugem. Neste últimos dia começou a pingar mais, com o calor que tem feito a pressão na cuba aumentou e deixou de vir ferrugem e só água.

    -Dei uma limpeza e voltei a montar tudo, um pouco na duvida porque vazar 150 litros de água é uma pinçel, aproveitei a maioria em garrafões e baldes e na banheira.

    Agora é ver se pinga quando ganhar pressão e ai já sei que a cuba tem buraco ou não.

    O que achei estranho foi dentro do tubo da serpentina estar água, pensei que seria um liquido especifico.
    • Ruim
    • 7 maio 2022 editado

     # 5

    O Solar não me queria desfazer dele porque na maior parte do ano, a resistência do termo está desligada e ainda se poupa algum em eletricidade.

    Encontrei um semelhante ao meu, mas os buracos para a parte solar são no lado inverso.
    https://www.celgarve.pt/pt/shop/0/1174/climatizacao-aquecimento-de-agua-sanitario-aqs-termoacumuladores-termoacumulador-150-litros-pro-r-evo-vts

    O ideal seria encontrar um representante da HeatSun para comprar um igual, mas na nova versão, assim era só tirar este e meter o novo.
    As paredes são em gesso cartonado e julgo que deva ter algum suporte por detrás para suportar o peso dos 150 Litros, não queria estar a fazer furações noutros sítios.
    Ver se arranjo algum técnico entendido nisto, reparei que a leroy e a worten tem um serviço de instalação de termos comprados lá por cerca de 80€ estou a achar barato...
    • SrR
    • 7 maio 2022

     # 6

    Isso n é de cobre de certeza
    • SrR
    • 7 maio 2022

     # 7

    Colocado por: CaravelleDe qualquer forma, precisará de um técnico para carregar
    n parece ser preciso, parece ser um sistema centralizado
    • Ruim
    • 7 maio 2022 editado

     # 8

    Colocado por: SrRIsso n é de cobre de certeza


    Estava a referir-me ao cotovelo, não é cobre?

    Entretanto voltou a pingar, vou manter a água fria fechada e desligado da corrente, deixo as serpentinas abertas. Abro a água fria para repor quando for tomar duche, depois volto a fechar.
    Só para desenrascar.

    Isto é numa casa de arrendamento com opção de compra que pertence ao Estado e está a ser gerido pelo IRHU, ainda tenho que ver se assumem a despesa.

    O ideal seria arranjar um semelhante, sacar este e meter outro sem necessidade de furos.
      1651930693215.jpg
      1651930693209.jpg
    • SrR
    • 7 maio 2022

     # 9

    O cotovelo é de latão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruim
 
0.0119 seg. NEW