Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos, tem-me surgido uma dúvida no que toca à estruturas das paredes, nomeadamente com a força para sustentar bancadas suspensas, prateleiras, etc.

    Tenho colocado esta questão a alguns empreiteiros e dizem-me que é de fácil resolução, mas nunca saio convencido com as soluções.

    No local onde trabalho as paredes são revestidas pelo interior com uma pequena caixa de ar e placas de gesso (pladur). Acontece que sempre que precisamos de furar para fixar prateleiras ou outro tipo de mobiliário é um filme.
    Se for muito pesado, temos que saber onde estão as barras de suporte do gesso, para alinhar aí as buchas.

    Na construção da minha casa, nunca equacionei este tipo de revestimento interior, tendo tido esta experiência no trabalho.
    Como vamos ter vários moveis suspensos, presos às paredes, coloquei esta questão ao empreiteiro. Por exemplo, para fixar um móvel de WC, com lavatório duplo, gavetas, portas, com 2,50m de comprimento e 0,80m de altura (um peso considerável), a solução seria encher o vazio/interior destes blocos com massa, para que as fixações sejam feitas num suporte maciço.

    As paredes estão previstas ser com bloco de betão com 20cm de espessura. Ora, o bloco é totalmente oco por dentro. Terá força/estabilidade suficiente para aguentar furos e suporte de pesos?

    O engenheiro da obra diz que se eu quiser pode alterar para blocos de 25, que já existem com um interior reforçado, sendo necessário engrossar os pilares de 20 para 25. Contudo, não me pareceu muito contente com este meu pedido.
  2.  # 2

    Se souber onde massa aplicar isso, coloca 2 ou 3 fiadas se blocos maciça 20 ou 30cm com massa e continua os blocos para cima
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoSe souber onde massa aplicar isso, coloca 2 ou 3 fiadas se blocos maciça 20 ou 30cm com massa e continua os blocos para cima
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palmix


    Agora sei, porque será tudo devidamente planeado. A minha questão levanta-se num futuro, se pretender prender alguma coisa pesada numa parede, ou até mudar os móveis suspensos de sítio...
  4.  # 4

    Existem peças próprias que ficam entre montantes onde se prevê a instalação de mobiliário suspenso (WCs por exemplo). Tenha em mente que a força exercida por um móvel suspenso estático (moveis de cozinha por exemplo) não é igual à força exercida por um móvel suspenso de WC onde o peso de uma pessoa sentada fará uma força alavancada. Isto para dizer que na maioria das vezes a solução adotada passa por fixar placas de OSB entre os montantes e a placa de gesso. Convém também reforçar a estrutura metálica (montantes) pelo menos em reduzir o espaço (400-400mm em vez de 600-600mm) e/ou utilizar montantes duplos encostados um ao outro a cada 600mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  5.  # 5

    Faça as divisórias todas em tijolo de 11cm e depois use buchas adequadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  6.  # 6

    Colocado por: Vítor MagalhãesExistem peças próprias que ficam entre montantes onde se prevê a instalação de mobiliário suspenso (WCs por exemplo). Tenha em mente que a força exercida por um móvel suspenso estático (moveis de cozinha por exemplo) não é igual à força exercida por um móvel suspenso de WC onde o peso de uma pessoa sentada fará uma força alavancada. Isto para dizer que na maioria das vezes a solução adotada passa por fixar placas de OSB entre os montantes e a placa de gesso. Convém também reforçar a estrutura metálica (montantes) pelo menos em reduzir o espaço (400-400mm em vez de 600-600mm) e/ou utilizar montantes duplos encostados um ao outro a cada 600mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palmix


    Para os sanitários suspensos iremos utilizar as estruturas metálicas que se costumam ver. No caso, optei por estruturas com apoio ao chão, pois há umas sem suporte de chão, apenas na parede.
    Refiro-me mesmo a um movel de cozinha ou de WC.
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoFaça as divisórias todas em tijolo de 11cm e depois use buchas adequadas.


    Obrigado!
    A minha questão é mesmo aferir o suporte da parede par aguentar essas buchas e peso.
    Claro que ninguém estará a prever colocar grandes pesos (500kgs), que isso exigirá outro tipo de suporte, mas levantou-se a questão quando comecei a pensar em colocar peças suspensas presas às paredes.
  8.  # 8

    Se for numa construção nova e com os locais onde esses móveis suspensos tiverem definidos existem fixações pode colocar antes da execução do pladur ficando já tipo embutido! Mas nestes casos fica sem margem para erro nas medições e orientação dos tais móveis!
  9.  # 9

    Colocado por: DjdasaSe for numa construção nova e com os locais onde esses móveis suspensos tiverem definidos existem fixações pode colocar antes da execução do pladur ficando já tipo embutido! Mas nestes casos fica sem margem para erro nas medições e orientação dos tais móv


    As paredes serão em blocos, sem pladur.
  10.  # 10

    Colocado por: Palmix

    As paredes serão em blocos, sem pladur.

    Depende muito da qualidade dos blocos em questão! Peça 2/3 blocos como amostra ao seu empreiteiro e faça umas experiências! Abre um furos com o berbequim, coloque buchas e parafusos, até pode tentar atar um arame e colocar o bloco suspenso no ar e exercer pressão (peso) sobre o mesmo! Claro que não é nenhum estudo científica mas dá para perceber um pouco como se comporta o bloco
  11.  # 11

    Colocado por: PalmixAs paredes serão em blocos, sem pladur.

    então qual o problema?

    se for alguma coisa mesmo pesada, resolve com bucha quimica
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  12.  # 12

    Também tem as buchas kap toggle mas tem é de apanhar a parte oca do bloco
 
0.0174 seg. NEW