Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: DR1982Por isso mesmo é que nao conseguem investir mais em projetos e fiscalização alguns, outros nao encontram valor pura e simplesmente

Tem bom remédio, não faz a casa.

O que todos os que pretendem construir a sua casa têm a obrigação de saber, é que o valor acordado que vão pagar ao empreiteiro pela construção é apenas uma das parcelas do custo da casa. É preciso pagar projetos, licenças, fiscalização, ligações às redes públicas, etc., etc.
    Tipicamente estamos a falar de uma percentagem dos custos totais que poderá ser de 12% a 15%.
  2.  # 62

Colocado por: DR1982Mas não quer dizer que tenha de ser assim.
    Eu pessoalmente nao me chateia nada viver uns anos numa casa sem arranjos exteriores,
    Portões ou ate algumas divisões interiores por acabar.
    Outros poderão não pensar da mesma forma, vai de cada um

Nao foi isso que disse atrás.
    Arranjos exteriores e portões não é ficar a meio.
  3.  # 63

Colocado por: J.FernandesTem bom remédio, não faz a casa.
    Ou seja quem nao puder pagar uns projetos xpto ou fiscalização, mais vale nao fazer casa é isso?
    Não exageremos.
  4.  # 64

Colocado por: Sirruper
    Nao foi isso que disse atrás.
    Arranjos exteriores e portões não é ficar a meio.
    Aos olhos da lei é, nao fazer os arranjos exteriores ou nao acabar uma wc é pelos vistos motivo para não ser passada a licença de utilização.

Tambem parece que cai o carmo e a trindade se isso acontecer, e o do a quem isso aconteça mais valia nao ter começado sequer não é?
    Nao é isso que estão a querer dizer?
  5.  # 65

Colocado por: DR1982Ou seja quem nao puder pagar uns projetos xpto ou fiscalização, mais vale nao fazer casa é isso?

Não!
    Creio que o que se pretende dizer é que quem não tem dinheiro para projetos e fiscalização XPTO deve ter consciência disso mesmo e agir em conformidade ou seja, deve adequar o seu projeto ao orçamento.
    O que vemos muitas vezes é exatamente o contrário. DO com orçamentos limitados mas com desejo de realizar projetos megalómanos. O que interessa é o tamanho, o número de divisões e as mariquices estéticas no exterior para fazer inveja ao vizinho.
    A qualidade construtiva, o conforto e o retorno do investimento não interessa para nada.
    Interessa sim o show off, o fogo de vista e a cag onice. Para isso arrepiam-se caminhos porque eu sou um iluminado e todos os outros são uns tansos. Eu consigo aquilo que mais ninguém consegue porque comigo as coisas são diferentes.
    Por norma são os primeiros a ser comidos de cebolada mas o orgulho impede-os de reconhecer e mais grave ainda, muitas vezes de terem consciência de que estão ou foram comidos.
    Por vezes lá aparece por aqui um ou outro relatando isso mesmo mas acreditem que no mundo fora do fórum são aos milhares os casos idênticos. Nos próximos tempos serão ainda muito mais.
    Esta não é uma crítica a ninguém em particular, é apenas um desabafo de alguém que vive estes dramas com regularidade.
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv
  6.  # 66

Colocado por: zedasilva
    Não!
    Creio que o que se pretende dizer é que quem não tem dinheiro para projetos e fiscalização XPTO deve ter consciência disso mesmo e agir em conformidade ou seja, deve adequar o seu projeto ao orçamento.
    O que vemos muitas vezes é exatamente o contrário. DO com orçamentos limitados mas com desejo de realizar projetos megalómanos. O que interessa é o tamanho, o número de divisões e as mariquices estéticas no exterior para fazer inveja ao vizinho.
    A qualidade construtiva, o conforto e o retorno do investimento não interessa para nada.
    Interessa sim o show off, o fogo de vista e a cag onice. Para isso arrepiam-se caminhos porque eu sou um iluminado e todos os outros são uns tansos. Eu consigo aquilo que mais ninguém consegue porque comigo as coisas são diferentes.
    Por norma são os primeiros a ser comidos de cebolada mas o orgulho impede-os de reconhecer e mais grave ainda, muitas vezes de terem consciência de que estão ou foram comidos.
    Por vezes lá aparece por aqui um ou outro relatando isso mesmo mas acreditem que no mundo fora do fórum são aos milhares os casos idênticos. Nos próximos tempos serão ainda muito mais.
    Esta não é uma crítica a ninguém em particular, é apenas um desabafo de alguém que vive estes dramas com regularidade.
    Nao foi isso que entendi, porque com isso ate concordo.
    Quando Nao ha dinheiro para para fiscalização e projetos xpto, projeta-se um quadrado algo simples, com técnicas/materias correntes e pronto.
    Mas mais uma vez nao foi assim que entendi que queriam dizer
  7.  # 67

Colocado por: DR1982Quando Nao ha dinheiro para para fiscalização e projetos xpto, projeta-se um quadrado algo simples, com técnicas/materias correntes e pronto.
    Mas mais uma vez nao foi assim que entendi que queriam dizer

Mas era isso que se estava a afirmar.
    A carteira do DO tem de suportar tudo: terreno, projectos, taxas, obra, fiscalização, tudo.
    Não pode dizer que só para os projectos é que não tem dinheiro (ou só para a fiscalização ou só para as taxas).
    Se o dinheiro está curto, tem de encurtar tudo, em equilibro e harmonia.
    Não deve é alocar o capital todo para a obra e querer cortar só nos projectos e fiscalização.

Talvez agora perceba melhor o que estava a dizer aqui:

Colocado por: pguilhermeSe tem 150k€, não gaste 150k€ na construção. Construa uma casa de 130k€ porque 20k€ estão alocados para projectos e fiscalização.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  8.  # 68

Colocado por: DR1982Ou seja quem nao puder pagar uns projetos xpto ou fiscalização, mais vale nao fazer casa é isso?

Não sei que é isso de xpto. O que acho é que quem planeia construir uma casa mas não prevê os custos de projeto, fiscalização e outros, nomeadamente, uma certa quantia para os quase certos imprevistos, não deve iniciar a empreitada, pelo menos não nesse momento.
  9.  # 69

Colocado por: pguilherme
    Mas era isso que se estava a afirmar.
    A carteira do DO tem de suportar tudo: terreno, projectos, taxas, obra, fiscalização, tudo.
    Não pode dizer que só para os projectos é que não tem dinheiro (ou só para a fiscalização ou só para as taxas).
    Se o dinheiro está curto, tem de encurtar tudo, em equilibro e harmonia.
    Não deve é alocar o capital todo para a obra e querer cortar só nos projectos e fiscalização.

Talvez agora perceba melhor o que estava a dizer aqui:

Certo, duvido é que quem tenha 150k para construir “aceite” gastar 20k em projetos e fiscalização
  10.  # 70

Colocado por: J.Fernandes
    Não sei que é isso de xpto. O que acho é que quem planeia construir uma casa mas não prevê os custos de projeto, fiscalização e outros, nomeadamente, uma certa quantia para os quase certos imprevistos, não deve iniciar a empreitada, pelo menos não nesse momento.
    Resumindo daquilo que eu vou vendo o pessoal pensa da seguinte forma, o banco empresta 150k, pode construir uma casa ate 150k projetos, terreno e fiscalização é o DO qie tem de ter capital logo que se gaste o menos possível nesses items.
    Nao estou a dizer que isso é certo, mas é o que vejo e isso justifica o facto de muitos terem pouco para projetos e fiscalização
  11.  # 71

Colocado por: DR1982daquilo que eu vou vendo o pessoal pensa da seguinte forma, o banco empresta 150k, pode construir uma casa ate 150k projetos, terreno e fiscalização é o DO qie tem de ter capital logo que se gaste o menos possível nesses items.

Este é o pensamento mais errado que pode haver.
    Se tenho um orçamento limitado devo investir naquilo que me pode fazer poupar dinheiro.
    Um bom projeto e uma boa assessoria para a gestão da obra.
    Se tenho 150k tenho que pensar que no final de ter a casa pronta ela tem que valar no mínimo 170k ou 180k
    O que muita vezes vemos é pessoal gastar 150k do banco mais 15k ou 20k que tinha amealhado e as casa não valerem 120k
  12.  # 72

Sim, percebo o que está a dizer.

Normalmente esse é dinheiro que a pessoa já tem que ter e toda a gente quer gastar o mínimo possível.
    Mas poupar em demasia no projecto e na fiscalização pode ser um autêntico tiro no pé, pois estes ajudarão a garantir que a coisa está alinhada com o orçamento, que não tem problemas, derrapanços, etc.

Dei 20k€ mas foi um valor inventado, calma.

A malta por aqui diz que um projecto normal e simples são 5k€. Com os "aumentos de materiais" vamos dizer que subiu para 7500€ :)
    Uma fiscalização perto da obra, como disseram 400€/mês (será que já inclui segurança?), durante 18 meses? 7200€

Se assim for, são 15k€ para projecto e fiscalização. Parece um valor mais em linha com uma obra simples de 150k€?
    Serão estes valores realistas? Os profissionais que digam de sua justiça :)
  13.  # 73

Colocado por: DR1982Resumindo daquilo que eu vou vendo o pessoal pensa da seguinte forma, o banco empresta 150k, pode construir uma casa ate 150k projetos, terreno e fiscalização é o DO qie tem de ter capital logo que se gaste o menos possível nesses items.

O que o "pessoal" pensa não sei. O que eu penso é que quando o banco avalia um projeto para construção, avalia-o com todas as despesas inerentes. Isto é, se uma casa é avaliada em 200 mil euros isso já inclui o dinheiro que vai ser necessário gastar em projetos, fiscalização, custos financeiros, administrativos, etc., etc.

Em consequência, se eu tenho esse crédito aprovado pelo banco em 200 mil euros, tenho de saber que o custo direto da construção, isto é, o valor que tenho de pagar ao empreiteiro, deverá ser no máximo 170 mil euros (200 mil - 15%).
  14.  # 74

Colocado por: zedasilvaO que muita vezes vemos é pessoal gastar 150k do banco mais 15k ou 20k que tinha amealhado e as casa não valerem 120k
    maior problema das casas que se fazem é mesmo este
  15.  # 75

Colocado por: pguilhermeSim, percebo o que está a dizer.

Normalmente esse é dinheiro que a pessoa já tem que ter e toda a gente quer gastar o mínimo possível.
    Mas poupar em demasia no projecto e na fiscalização pode ser um autêntico tiro no pé, pois estes ajudarão a garantir que a coisa está alinhada com o orçamento, que não tem problemas, derrapanços, etc.

Dei 20k€ mas foi um valor inventado, calma.

A malta por aqui diz que um projecto normal e simples são 5k€. Com os "aumentos de materiais" vamos dizer que subiu para 7500€ :)
    Uma fiscalização perto da obra, como disseram 400€/mês (será que já inclui segurança?), durante 18 meses? 7200€

Se assim for, são 15k€ para projecto e fiscalização. Parece um valor mais em linha com uma obra simples de 150k€?
    Serão estes valores realistas? Os profissionais que digam de sua justiça :)
    O problema é que tem de ter o conjunto todo, se nao tiver bons projetos, bons projetos de execução, bons mapas de quantidades , bons cadernos de encargos , bons contratos não deve servir de muito ter boa fiscalização.
    E esse conjunto todo nao fica por 15 nem provavelmente pelos 20k que falou acima.
    Claro que eu sou de acordo que essa é a forma certa de salvaguardar o grande investimento que é a construção de uma casa, mas percebo que ha muita gente que nao tem possibilidades para isso e nao acho que seja por isso que nao pode construir.

Alias até arrisco que uma casa com projeto e fiscalização as tres pancadas nao fica pior que a maioria das casas que andam por ai que foram feitas para ser vendidas.
    Pelo menosnas que visitei ha uns anos e nao foram poucas valiam muito pouco.
  16.  # 76

Colocado por: J.Fernandes
    O que o "pessoal" pensa não sei. O que eu penso é que quando o banco avalia um projeto para construção, avalia-o com todas as despesas inerentes. Isto é, se uma casa é avaliada em 200 mil euros isso já inclui o dinheiro que vai ser necessário gastar em projetos, fiscalização, custos financeiros, administrativos, etc., etc.

Em consequência, se eu tenho esse crédito aprovado pelo banco em 200 mil euros, tenho de saber que o custo direto da construção, isto é, o valor que tenho de pagar ao empreiteiro, deverá ser no máximo 170 mil euros (200 mil - 15%).
    Mas tem de chegar ao banco com um credito aprovado para este lhe conceder o crédito.
    Para ter o credito aprovado tem de pagar ao arquiteto,
    Por isso o que gastar com o arquiteto tem de ser do bolso do DO antes de ter o dinheiro do banco.
    Ou seja tem de o ter, se nao tiver 10 ou 15 k para gastar em projetos como é
    Que faz? Ja sei, nao constrói.

A meu ver a maior dificuldade em construir uma casa é mesmo conseguir juntar o dinheiro que é necessário ao início, depois, se for um crédito ajustado as possibilidades é facil de manter a coisa.
  17.  # 77

Colocado por: DR1982Por isso o que gastar com o arquiteto tem de ser do bolso do DO antes de ter o dinheiro do banco.
    Ou seja tem de o ter, se nao tiver 10 ou 15 k para gastar em projetos como é
    Que faz? Ja sei, nao constrói.

Sim, é preciso ter uma parte do dinheiro para poder avançar com a construção, qual é a novidade?!

Isto não é drama nenhum, pior era há uns anos quando os bancos emprestavam 100% e às vezes mais que isso.

Quem não pode tem de procurar alternativas que tenha capacidade de pagar.
  18.  # 78

Colocado por: J.FernandesQuem não pode tem de procurar alternativas que tenha capacidade de pagar.
    A alternativa é precisamente projetos de 2 ou 3 mil euros e fiscalização de 500€ obra toda
  19.  # 79

Colocado por: DR1982e fiscalização de 500€ obra toda

Isso é para passar o Termo no final da obra. com uma visita somente no fim.
  20.  # 80

Colocado por: Pedro Barradas
    Isso é para passar o Termo no final da obra. com uma visita somente no fim.
    Pois mas pelo menos ha uns anos era o pão nosso de cada dia.

0.0322 seg. NEW