Iniciar sessão ou registar-se
    • hmota
    • 2 janeiro 2022 editado

# 1

Ola! Recentemente comprei uma casa com uma caldeira a gasoleo. De inicio estava tudo a funcionar como deve ser em termos de aquecimento central. A pressão a frio estava sempre nos 1,5 bar mas a dada altura reparei que a pressão baixou para 0 (a frio). Quando vi isto voltei a adicionar agua no circuito ate os 1.5 bar outra vez mas vi que quando começa a trabalhar a pressão passa os 3 bar. Achei que n era normal e cheguei á conclusão que o vaso de expansão estava roto pois saía agua pela válvula de acerto de pressão de ar. Assim procurei um vaso de expansão novo mas sem sucesso em arranjar um original. Em algumas lojas aconselharam-me a comprar um vaso novo sem ser original e assim o fiz. Abri um furo na parte de trás da caldeira e instalei um vaso genérico na parte de fora da caldeira.
    Depois deste trabalho feito não estou a conseguir acertar a pressão novamente. Se ponho a frio nos 1.5bar... quando aquece chega perto dos 4bar e liberta agua pela valvula de segurança que é de 3 bar. Se retiro agua... a frio fica quase nos 0bar e a quente chega perto dos 3bar. Não sei mais o que fazer? o que estarei a fazer de errado? alguma ideia? estes valores de pressão em bar a frio era o que tinha no vaso de expansão antigo e assim fiz com o novo. Já purguei todos os radiadores mas não me parecem ter ar.
      IMG_4420.jpeg
      IMG_4463.jpeg
      IMG_4472.jpeg
  1.  # 2

Qual é a pressão na válvula de ar, quando a pressão da água a frio está a 0? Não sei qual é o valor correcto, mas esse parâmetro está bem regulado?
  2.  # 3

Ola! A pressão de carga no vaso de expansão antigo era de 1.5bar. Já o vaso de expansão novo vinha com uma pre-carga de 2.5bar mas eu acertei para 1.5bar também.
  3.  # 4

E é esse o valor indicado? É que ele está a comportar-se como se estivesse sem pressão também, não é? Terá pressão a menos?
    • SrR
    • 3 janeiro 2022

# 5

Colocado por: hmotaOla! A pressão de carga no vaso de expansão antigo era de 1.5bar. Já o vaso de expansão novo vinha com uma pre-carga de 2.5bar mas eu acertei para 1.5bar também.
    como é que acertou?
  4.  # 6

Colocado por: SrRcomo é que acertou?

Acertei com o manómetro de encher pneus similar a este

Apenas tirei ar até os 1.5bar
    • SrR
    • 3 janeiro 2022

# 7

Antes ou depois de o instalar?
  5.  # 8

Colocado por: SrRAntes ou depois de o instalar?

Ja instalado mas com a pressão a 0 no manometro da caldeira.
    • SrR
    • 3 janeiro 2022

# 9

Tem k ser com o circuito aberto, senao vai dar erro ao colocar a pressão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  6.  # 10

Colocado por: SrRTem k ser com o circuito aberto, senao vai dar erro ao colocar a pressão

Ok vou experimentar! Depois dou novidades! Obrigado
  7.  # 11

Colocado por: hmota

Ok vou experimentar! Depois dou novidades! Obrigado

Ja voltei a medir com o Vaso de Expansão desmontado e esta correcta a pressão... estranho é que medi tambem com a caldeira a quente e a pressão é a mesma.... não devia mudar??. Ou seja, com a caldeira em pressão (quase 3 bar no manometro da caldeira) a pressão n devia ser superior no vaso também? Obrigado
  8.  # 12

Está explicado porque é que mudando o vaso continua a ter problemas... Não tem uma válvula fechada algures entre o vaso e o circuito? Não deve haver válvulas nesse "troço", mas nunca se sabe...
  9.  # 13

Colocado por: jorgemlflorencioEstá explicado porque é que mudando o vaso continua a ter problemas... Não tem uma válvula fechada algures entre o vaso e o circuito? Não deve haver válvulas nesse "troço", mas nunca se sabe...

Ola! Não existem valvulas entre o vaso e o circuito a não ser uma igual a esta . Também fui eu que a instalei... ha alguma coisa em especial com esta valvula que tenha de ter atenção? Quando desmontei o vaso novamente para acertar a pressão de ar (no propio) reparei que tinha agua dentro... muito pouca mas tinha... sera que esta valvula esta a obstruir o fluxo de agua indevidamente. Pelo que percebi esta valvula apenas é um ani-retorno? Estou certo?
    Poderá a caldeira não fazer pressão no vaso de expansão por algum outro motivo?
    Obrigado
  10.  # 14

Só sabendo que válvula é... Pode ser uma válvula de um sentido (e nesse caso não deveria estar aí), pode ser uma válvula para vedar quando se desenrosca o que aí estiver (nesse caso não há problema)...

Tem como montar sem a válvula? Eu tentaria... Vamos ver se aparece alguém com mais experiência (pode ser que o SrR volte a passar cá)...

EDIT: só agora li melhor... Se for um anti-retorno não pode de maneira nenhuma estar aí! Isso é como não ter vaso de expansão...
  11.  # 15

Esse elemento é uma válvula de corte duplo, para acertar a pressão tem que separar o vaso de expansão do suporte e depois desapertar a parte que fica agarrada ao vaso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  12.  # 16

Colocado por: jorgemlflorencioSó sabendo que válvula é... Pode ser uma válvula de um sentido (e nesse caso não deveria estar aí), pode ser uma válvula para vedar quando se desenrosca o que aí estiver (nesse caso não há problema)...

Tem como montar sem a válvula? Eu tentaria... Vamos ver se aparece alguém com mais experiência (pode ser que o SrR volte a passar cá)...

EDIT: só agora li melhor... Se for um anti-retorno não pode de maneira nenhuma estar aí! Isso é como não ter vaso de expansão...

Pois... nada de anti-retorno n faz sentido nenhum...
    Parece-me que a função é mesmo essa-> quando se desmonta o vaso ela veda e nem deixa a agua sair da caldeira e nem sair do vaso de expansão (se despertarmos no adaptador que liga no vaso).
    Boa sugestão, amanha vou experimentar ligar o vaso directamente ao tubo e dou novidades...

Obrigado
    • SrR
    • 10 janeiro 2022

# 17

Que tamanho era o vaso que tinha na caldeira?
  13.  # 18

Colocado por: SrRQue tamanho era o vaso que tinha na caldeira?

Era de 12litros e este novo também. Obrigado

0.0178 seg. NEW