Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia e bom ano,

    Tenho uma nespereira no terreno a qual pretendo cortar, gostava de saber depois de cortar o que meter no corte do tronco ou como proceder para que não rebente flor e volte a crescer.
    Vou escavar cerca de meio metro e cortar o tronco, estava a pensar colocar cimento e depois colocar novamente a terra... de salientar que desde esse corte que vou fazer até à raiz da nespereira devem estar aproximadamente 2 metros, uma vez que a raiz está bastante funda, pk o terreno foi subido e a nespereira foi podada de maneira a acompanhar a subida.
    Opiniões de como proceder após o corte são bem vindas
  2.  # 2

    Se a cortar dessa forma, ela morrerá e a raíz, com o tempo, apodrece.
  3.  # 3

    Colocado por: BelhinhoSe a cortar dessa forma, ela morrerá e a raíz, com o tempo, apodrece.


    uma oliveira acabaria por rebentar, mas numa nespereira é bem capaz de acontecer o que o Belhinho diz.
  4.  # 4

    Foi o que pensei.
    Obrigado
    • RMPG
    • 7 fevereiro 2022 editado

     # 5

    Aproveitando o tópico.. Procuro saber o inverso. Tenho uma velha nespereira que como não era tratada dava sempre fruto com bicho.. Mal ou bem.. N sei.. Acabei por lhe dar um valente corte e deixar praticamente apenas o tronco principal e dois ramos grossos... Será que ainda dali sairá alguma coisa? Ou o melhor será vir a cortar pela raiz e plantar outra coisa? Como se trata de um espaço bem pequeno e junto da parede da garagem preferia não estar a cortar e tentar que ela volte a dar alguns frutos...
  5.  # 6

    Colocado por: RMPGAproveitando o tópico.. Procuro saber o inverso. Tenho uma velha nespereira que como não era tratada dava sempre fruto com bicho.. Mal ou bem.. N sei.. Acabei por lhe dar um valente corte e deixar praticamente apenas o tronco principal e dois ramos grossos... Será que ainda dali sairá alguma coisa? Ou o melhor será vir a cortar pela raiz e plantar outra coisa? Como se trata de um espaço bem pequeno e junto da parede da garagem preferia não estar a cortar e tentar que ela volte a dar alguns frutos...


    As nespereiras são muito resistentes. Com uma poda dessas vai estar um ou dois anos sem dar fruto mas depois volta ao normal
  6.  # 7

    Colocado por: Paramonte

    As nespereiras são muito resistentes. Com uma poda dessas vai estar um ou dois anos sem dar fruto mas depois volta ao normal

    Também acho, esta minha que tinha, já esteve Também assim para crescer para cima e não em largura, então o meu pai podava os ramos que começavam a alargar a nespereira deixando apenas o tronco e mais um ou 2 que estivessem a ir para cima.
    As nespereiras são valentes! Pode é estar agora 1 ou 2 anos sem dar fruto
    • RMPG
    • 8 fevereiro 2022

     # 8

    Que seja 😊
 
0.0124 seg. NEW