Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a pensar em adquirir um terreno que tem uma casa pequena em ruína. Já vi uns fóruns e falei com a câmara municipal onde o terreno se encontra e já sei que posso construir a casa na zona da ruína e também se quiser posso também expandir um pouco. A minha pergunta é, se a ruína abater, ou seja, as paredes e teto cairem, posso construir a minha casa noutro lugar do terreno?
  2.  # 2

Mas para lhe aprovarem a construção na ruína ou ampliar, tem de ter um projecto metido e aprovado na Câmara para esse local específico...como é que depois constrói noutro sítio do terreno?
    Todos os projectos têm de ser feitos novamente...
  3.  # 3

Colocado por: Tomas4444posso construir a minha casa noutro lugar do terreno?

Ao abrigo do processo de reconstrução e ampliação da ruina, não!
    Para que isso seja possível terá que ser analisado e autorizado como uma construção nova
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, antonylemos, nunogouveia
  4.  # 4

o que tem que perguntar na câmara é se é possível um projeto de demolição da ruina e de uma construção nova. e terá ainda averiguar se a construção nova for possível, se é possível na zona do terreno onde pretende.
  5.  # 5

.. Mas isso o arquitecto que contratar vai discutir consigo as opções possíveis.
  6.  # 6

se a CM autoriza reconstruir uma 'ruina' é porque a construção no terreno é permitido. tem de ver junto a um arqº é onde e com que restrições.

normalmente construir em 'ruinas' é igual a construir novo pois não conta como reabilitação devido a ser 'ruina'
    Concordam com este comentário: rubengr
  7.  # 7

se for ruina em zona fora do PDM acho que não
  8.  # 8

Colocado por: tviegasse for ruina em zona fora do PDM acho que não

Como assim, ruína fora do PDM? Então o PDM não é municipal, não apanha ou cobre o município todo?
  9.  # 9

Colocado por: econom.pedroComo assim, ruína fora do PDM? Então o PDM não é municipal, não apanha ou cobre o município todo?

obviamente que o pdm abrange todo o munícipio, mas define zonas, zonas onde se pode construir habitaçáo, zonas onde se pode construir industria e zonas onde não se pode construir, que ficam reservadas a agricultura ou floresta.
  10.  # 10

Colocado por: tviegasse for ruina em zona fora do PDM acho que não

Está sempre dentro do PDM....
    Concordam com este comentário: nunogouveia, econom.pedro
  11.  # 11

Colocado por: Pedro Barradas
    Está sempre dentro do PDM....
    Concordam com este comentário:nunogouveia,econom.pedro

sim existe o regulamento do PDM, mas existem areas sem plano de urbanizacao definido ou loteamento
  12.  # 12

Colocado por: tviegasmas existem areas sem plano de urbanizacao definido ou loteamento

A haver, estarão sempre "dentro" do PDM. São instrumentos de gestão territorial subservientes.

Colocado por: tviegassim existe o regulamento do PDM,

O regulamento e a cartografia do Plano.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  13.  # 13

Ou seja se a ruina não tiver paredes telhado... etc, é possível pedir á CM para construir uma casa noutro local do terreno, visto que na ruina não existe nada de pé.
    Muito obrigado pelos comentários.
  14.  # 14

Colocado por: Tomas4444Ou seja se a ruina não tiver paredes telhado... etc, é possível pedir á CM para construir uma casa noutro local do terreno, visto que na ruina não existe nada de pé.

Faça um pedido de informação prévia (PIP) ao município em questão, basta que seja bem fundamentado e terá resposta num curto espaço de tempo, isto claro antes de dar qualquer passo.
  15.  # 15

Colocado por: Tomas4444Ou seja se a ruina não tiver paredes telhado... etc, é possível pedir á CM para construir uma casa noutro local do terreno, visto que na ruina não existe nada de pé.

acho que ninguem lhe disse isso
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  16.  # 16

Colocado por: Tomas4444Ou seja se a ruina não tiver paredes telhado... etc, é possível pedir á CM para construir uma casa noutro local do terreno, visto que na ruina não existe nada de pé

Pode perguntar... Se isso tem viabilidade.

Tomas, depende de diversos factores. cada caso é um caso. Se estiver em REN, por exemplo, não pode.
  17.  # 17

Colocado por: Tomas4444e já sei que posso construir a casa na zona da ruína e também se quiser posso também expandir um pouco

Onde obteve a informação?
    Não acredite no que diz o vendedor! Ou agente imobiliário!

Quem define as regras é o departamento de urbanismo da câmara municipal respectiva.
    Também não se for nos documentos que lhe mostrarem.
    A Câmara é que dá a palavra final e outras entidades se estiver em parque natural ou zona agrícola.
  18.  # 18

Colocado por: TroinoFaça um pedido de informação prévia (PIP)

Nesta fase julgo que deve é pedir um "direito à informação".
    PIP é um projecto de arquitectura e engenharia!
  19.  # 19

Colocado por: Entrecampos

Nesta fase julgo que deve é pedir um "direito à informação".
    PIP é um projecto de arquitectura e engenharia!

O homem quer construir uma casa.
    •  
      NTORION
    • 7 janeiro 2022 editado

# 20

Colocado por: Pedro BarradasSe estiver em REN, por exemplo, não pode

Pedro, há muitos tipos de REN.

Quando estava a estudar a compra de 1 terreno solicitei uma reunião na CCDR-LVT, e explicaram-me que depende da tipologia REN de cada zona, no meu caso "AEIPRA Áreas estratégicas de infiltração e de proteção e recarga de aquíferos", que se enquadrava em:
    b) Habitação, turismo, indústria, agro-indústria e pecuária com área de implantação superior a
    40 m2 e inferior a 250 m2
    A pretensão pode ser admitida desde que a área de implantação não exceda 2% da área total do
    prédio, até ao limite de 250 m2.

http://www.ccdr-lvt.pt/files/c386c609dc0c58cf4cf7dbb5422ce2ce1511ced0.pdf
    http://www.ccdr-lvt.pt/files/e9ede2df70c93b878751cd6679f6345d31beef03.pdf
    http://www.ccdr-lvt.pt/content/index.php?action=detailfo&rec=1912&t=Regime-das-areas-integradas-na-REN
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0221 seg. NEW