Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Temos uma moradia terrea nova construída o ano passado. Desde a uns dias temos sentido alguns barulhos no tecto falso (pela casa toda) mas não ao mesmo tempo. Durante a noite já conseguimos perseguir um barulho no tecto (em deslocação) e, por isso, pensamos ser ratos (não sabemos se muitos mas imaginamos que não porque não se ouvem ruídos ao mesmo tempo em vários pontos da casa e os ruídos são recentes - eu tenho um sono super leve e passo noites sem dormir desde a 5 meses e por causa de uma bebé). Amanhã vamos ligar ao construtor e vamos colocar ratoeiras nos focos LED's para apanhar os ratos, sabemos que há uns tubos por baixo da casa que estão abertos e vamos tapa los. Alguém já passou pelo mesmo? Devíamos chamar também uma empresa de desratização? Aconselham a fazer algo mais? O que me mete confusão é de que se estão alimentar os ratos, alimentos só tenho na dispensa e é impossível eles estarem a ir lá (armarios embutidos fechados sem qualquer vestígio). Obrigada a todos.
  2.  # 2

    Que ratoeiras e iscos vai instalar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DominguT
  3.  # 3

    Olá. Estava a pensar naquela cola que os ratos ficam lá sem se mexer (colocar num pedaço de cerâmico ou assim).mas aconselha algo diferente? Obrigada.
  4.  # 4

    Se não for muito complicado de o fazer, experimente o seguinte:
    Meta ratoeiras na saída desses tubos que permitem o acesso aos ratos. Isole o acesso a partir do exterior para que não atraia mais ratos vindo de fora. No interior, retire alguns focos estrategicamente pela casa e coloque uns saquinhos com areia de gato com urina (os ratos detestam o cheiro a urina de felino), deixe passar um dia e veja se consegue expulsar a bicharada de casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DominguT
  5.  # 5

    Eu tive uma coisa parecida na minha casa nova, mas apenas no teto falso da cave. Aconteceu porque deixaram um tubo com acesso aberto ao esgoto. O que acontecia era que as ratazanas vinham do esgoto, subiam o tubo e iam dormir para o teto falso da garagem onde até lã de rocha tinham disponível para o ninho :) Qual hotel de 5 estrelas!
    Chamei empresa de desratização. Colocaram veneno em saquinhos, mas o problema só se resolveu fechando o acesso. Isto porque se as ratazanas tiverem acesso ao exterior onde possam beber muita água, conseguem excretar parte do veneno e não morrem. Mas foi difícil porque tive que escolher entre tapar o acesso deixando-as dentro do teto falso, ou esperar que saíssem e depois tapar o acesso de entrada. Acontece que saíram todas menos 1, que morreu dentro do teto. Tive que abrir o teto falso para a retirar de lá ou então morria com o cheiro :)
    Finalmente pude betonar o acesso ao esgoto que ficou aberto por "acidente".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DominguT
  6.  # 6

    Brunoa obrigada pelo feedback mas agora assustou me imenso... Só espero que não sejam ratazanas e sejam uns ratinhos.. os únicos tubos de esgoto que não estão ligados são os da pré instalação do ar condicionado mas deveriam estar fechados (segundo o picheleiro). Mas agora até tremi ao ler o seu cometário porque no meu caso é no tecto da casa toda porque é uma moradia térrea.. nós pensamos que sejam ratos e que entrem por uns tubos abertos por baixo da casa (a casa teve de subir 1,5 m da cota da terra por isso tem como uma "cave" enorme em baixo em terra por onde passam os tubos da água e algumas ligações de electricidade.
  7.  # 7

    Para serem ratazanas num teto, só mesmo com acesso direto porque são animais que por norma não vão para telhados fazer ninho. Já os ratos sim. Por isso pode ser que sejam mesmo ratos pequenos. Em todo o caso tem que tratar disso o mais rapidamente possível para evitar que proliferem! Mas veja bem se não há mesmo por aí algum tubo com abertura direta. No meu caso tb se julgava que tinha sido tudo tapado, mas o picheleiro deixou uma autêntica autoestrada sem portagem disponível!
  8.  # 8

    Colocado por: brunoaEu tive uma coisa parecida na minha casa nova, mas apenas no teto falso da cave. Aconteceu porque deixaram um tubo com acesso aberto ao esgoto. O que acontecia era que as ratazanas vinham do esgoto, subiam o tubo e iam dormir para o teto falso da garagem onde até lã de rocha tinham disponível para o ninho :) Qual hotel de 5 estrelas!
    Chamei empresa de desratização. Colocaram veneno em saquinhos, mas o problema só se resolveu fechando o acesso. Isto porque se as ratazanas tiverem acesso ao exterior onde possam beber muita água, conseguem excretar parte do veneno e não morrem. Mas foi difícil porque tive que escolher entre tapar o acesso deixando-as dentro do teto falso, ou esperar que saíssem e depois tapar o acesso de entrada. Acontece que saíram todas menos 1, que morreu dentro do teto. Tive que abrir o teto falso para a retirar de lá ou então morria com o cheiro :)
    Finalmente pude betonar o acesso ao esgoto que ficou aberto por "acidente".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DominguT


    Boas,
    não venho ajudar a resolver, mas estou em fase de construção e estava a pensar nos tubos e fiquei com a dúvida, como é que as ratazanas vinham pelo esgoto e passavam para o tecto falso?
    Se elas vem dentro do tubo só podiam sair pela sanita?

    Vou rever os acessos todos, todo o cuidado é pouco, eheh. bichos malditos.

    Boa sorte na resolução DominguT!
  9.  # 9

    Durante a obra a fiscalização do saneamento por parte da câmara obrigou a refazer uma tubagem (se me recordo era para ter outro declive). O picheleiro inutilizou o tubo internamente na casa (tapou), mas nenhum iluminado se lembrou de colocar cimento a tapar o acesso vindo da caixa de esgoto. Esse bloqueio interno do tubo também não foi grande coisa porque não serviu para impedir a entrada das ratazanas. Passei horas a tentar perceber como é que ratazanas poderiam ter acesso ao teto falso, até que me lembrei que houve essa alteração da tubagem. Depois foi abrir a caixa de esgoto à entrada da garagem, e perceber qual dos buracos poderia ser o acesso. Foi simples porque passado uns minutos vi logo um fugitivo :)
    Hoje em dia só mesmo se aparecerem na sanita. E pode de facto acontecer a qualquer um, havendo relatos disso.
 
0.0146 seg. NEW